Buscar

Pintura Impressionista e Pós-Impressionista

Prévia do material em texto

1.
		Em 1886 realizou-se a última exposição coletiva do grupo de artistas impressionistas. Dessa exposição participaram Georges Seurat (1859-1891) e Paul Signac (1863-1935), dois pintores que dariam uma nova direção ao movimento impressionista. Qual o nome desta nova tendência?
		
	
	
	
	 
	A nova tendência foi chamada de Pontilhismo e integrava o Pós-Impressionismo.
	
	 
	A nova tendência foi chamada de Surrealismo, e integrava o Pós-Impressionismo.
	
	
	A nova tendência foi chamada de Realismo, e integrava o Pós-Impressionismo.
	
	
	Nenhuma resposta está correta.
	
	
	A nova tendência foi chamada de Expressionismo, e integrava o Pós-Impressionismo.
	
	
	
		2.
		Eliseu Visconti é considerado o maior artista impressionista brasileiro. Marque a opção que apresenta uma característica pictórica do movimento impressionista, presente nas telas de Visconti, e em todas as outras obras impressionistas.
		
	
	
	
	 
	As sombras não são escuras ou pretas, tal como é a impressão visual que nos causam na natureza, mas fundamentadas na Teoria das Cores Complementares, ou seja, as cores do objeto e sua sombra são complementares.
	
	 
	As sombras sempre são escuras ou pretas, tal como é a impressão visual que nos causam na natureza, isto é, as sombras são sempre pintadas com tinta preta.
	
	
	As cores e tons não são misturadas na paleta do pintor, mas aplicadas delicadamente na tela, preenchendo áreas delimitadas por linhas.
	
	
	As imagens nas telas impressionistas têm as linhas como elementos estruturais fundamentais.
	
	
	As cores e tons são sempre misturadas na paleta do pintor, e aplicadas delicadamente na tela.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		
A imagem mostra uma pintura de Georges Seurat, e tem como título Tarde de domingo na Ilha de Grand Jatte. A tela é classificada como pós impressionista, pois foi pintada num momento em que os artistas buscavam superar o Impressionismo, ou seja, encontrar outros caminhos possíveis para o desenvolvimento da arte, após a compreensão e aceitação do Impressionismo. Nessa pintura, especificamente, foi utilizada uma técnica chamada de:
		
	
	
	
	
	Simbolismo
	
	
	Dinamismo
	
	 
	Pontilhismo
	
	
	Expressionismo
	
	
	Primitivismo
	
	
	
	
		4.
		"A arte impressionista apresenta como uma de suas principais características a ausência da linha como elemento de contorno da imagem, pois não existem contornos nítidos, já que a linha é uma abstração do olho humano."
Considerando que o surgimento da fotografia levantou a questão se a pintura era superior à ela, em relação à captação e representação da realidade, e que o Impressionismo, mesmo estando estreitamente vinculado à divulgação social da fotografia, tendeu a competir com ela, assinale a alternativa que apresenta de que forma os artistas impressionistas foram influenciados pela estética da fotografia.
		
	
	
	
	
	Os impressionistas passaram a formar suas imagens sem a aplicação de cores, por que descobriu-se que a fotografia, que era mais exata na reprodução da imagem, não utilizava a cor, naquela época.
	
	
	Os impressionistas recusaram qualquer relação com a fotografia, pois não reconheciam que esta superava a pintura quanto à apreensão e representação das aparências da realidade.
	
	
	Os impressionistas, inspirados pelas técnicas fotográficas, buscavam estrutura e forma, de modo a representarem o objeto, realisticamente, desconsiderando os efeitos da luz sobre ele.
	
	 
	Os impressionistas passaram a formar suas imagens através de manchas de tintas sobre as telas, por que descobriu-se que a fotografia, que era mais exata na reprodução da imagem, não utilizava a linha, base de toda a arte desde o Renascimento.
	
	 
	Os impressionistas, assim como os simbolistas, recusaram qualquer relação com a fotografia, reconhecendo que esta superava a pintura quanto à apreensão e representação das aparências da realidade.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Surgida na segunda metade do século XIX a técnica do Pontilhismo foi utilizada por pintores franceses neoimpressionistas (o Neoimpressionismo foi um estilo de pintura pós-impressionista). Assinalar a única opção que não está correta:
		
	
	
	
	 
	o Pontilhismo foi ignorado por muitos artistas pós-impressionistas, Paul Signac por exemplo.
	
	
	A técnica, também conhecida como Pintura de Pontos, consiste na justaposição de pontos de cor, criando o efeito desejado pelo pintor nos olhos do observador.
	
	 
	nos trabalhos de Toulouse-Lautrec pode também ser identificada a influência do Neoimpressionismo.
	
	
	as influências do Neoimpressionismo podem ser observadas nas obras de Van Gogh ,Gauguin e Matisse.
	
	
	os artistas George Seurat e Paul Signac impulsionaram o Pontilhismo como técnica.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Com o surgimento da fotografia no século XIX, esta exerceu grande influência nos rumos tomados pela pintura, influência marcante no movimento impressionista, isto porque:
		
	
	
	
	 
	provocou um acelerado progresso técnico que resultou na redução dos tempos de exposição das imagens e na maior precisão de captação da imagem, logo a pintura estava livre de seu compromisso de representação da realidade.
	
	
	as obras impressionistas se mantinham fiéis aos princípios da pintura acadêmica, princípios reforçados com as técnicas fotográficas.
	
	
	os artistas impressionistas não conseguiam registrar as tonalidades que os objetos adquiriam com os reflexos da luz solar em momentos diferentes do dia, isto foi resolvido com as técnicas fotográficas.
	
	 
	no Impressionismo o problema das sombras foi resolvido com técnicas fotográficas, passaram a ser escuras ou pretas e não luminosas e coloridas como os pintores costumavam representá-las no passado.
	
	
	os impressionistas não utilizavam as cores puras e dissociadas, daí a importância dos conhecimentos gerados pela fotografia .
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		O impressionismo foi um dos movimentos inaugurais da arte moderna. Surgiu na França na segunda metade do século XIX, tendo como protagonistas os pintores Monet, Manet, Renoir, Degas, Sisley e Pissaro. Distintamente da arte dos períodos anteriores, o Impressionismo buscava:
		
	
	
	
	
	representar a intensidade dos sentimentos com cores fortes e contrastantes e gestos exagerados;
	
	
	construir os quadros apenas em preto e branco, com base na gradação tonal e em seus componentes elementares.
	
	 
	retratar a realidade de modo fiel e tradicional, com uma técnica apurada que dava atenção maior aos detalhes representados;
	
	 
	captar as impressões visuais, ou seja, o que o olho do pintor vê, diante da luz do sol em determinado instante, mais do que copiar fielmente os objetos da realidade;
	
	
	representar a realidade segundo as figuras geométricas: o cubo, a esfera, o cilindro;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes