Buscar

Fundamentos de politicas públicas - AV 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
	Disciplina:  FUNDAMENTOS DE POLÍTICA PÚBLICA
	Avaliação:  GST0597_AV_201503234932      Data: 19/11/2015 14:39:14 (A)      Critério: AV
	Aluno: 201503234932 - LUCIANA CHALHOUB CAMPOS
	Nota da Prova: 6,0      Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.: 1,5
	
	 1a Questão (Ref.: 200460)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Segundo Thomas Marshall, quais são os direitos reconhecidos em virtude das mudanças ocorridas na concepção de cidadania, em especial aos direitos dos cidadãos, do século XVIII ao século XX?
		
	
Resposta: Direito civil direito politico direito social
	
Gabarito: Século XVIII: Direito Civis; Século XIX: Direitos Políticos; Século XX: Direitos Sociais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 152886)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Conceitue Politicas públicas distributivas:
		
	
Resposta: São politicas que visam igualitar as sociedades, culturalmente, socialmente, economicamente. São politicas imprementadas para que todos tenham as mesmas condiçoes de vida, onde o governante distribui rendas para uma melhor qualidade de vida . Exemplo: Programa minha casa minha vida, Bolsa familia
	
Gabarito: O primeiro tipo ¿ as políticas distributivas ¿ é conformado por aquelas que beneficiam um grande número de pessoas, em escala relativamente pequena e com reduzido grau de conflito.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200168)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O papel do estado como indutor do desenvolvimento econômico, tendo como propósito a promoção do bem comum, determina o planejamento de forma a possibilitar a formulação de programas para prever, e em consequência, para atender as futuras necessidades do país. Planejar, portanto, significa dar mais transparência e consistência à própria ação, fixando metas e prazos para orientação e prevendo os meios necessários para alcança-las. Nas alternativas a seguir, indique a única que está relacionada a esta ideia de planejamento:
		
	
	A Organização das Nações Unidas, ONU, coordena uma ação de combate à Aids que envolve mais de 600 mil agências dos Correios em todo o mundo com a meta de eliminar a transmissão do vírus HIV. Disponível no site: http://conteudo.ebcservicos.com.br/programas/a-voz-do-brasil/transcricoes/a-voz-do-brasil-30-04-2013
	 
	O programa Enfrentamento ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial prevê iniciativas em diversas políticas públicas voltadas para as comunidades quilombolas. Ações direcionadas a essa parcela da população aparecem de forma explícita em mais 14 programas temáticos do Plano Plurianual (PPA 2012-2015), documento que orienta a atuação do governo federal nos próximos anos. Disponivel no site: http://www.seppir.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2012/04/quilombolas-tem-acoes-em-16-programas-do-ppa-2012-2015
	
	12 cidades do estado de São Paulo aderiram essa semana ao Programa Crack, é possível vencer. Disponível no site: http://conteudo.ebcservicos.com.br/programas/a-voz-do-brasil/transcricoes/a-voz-do-brasil-25-07-2013
	
	O total de trabalhadores nas indústrias brasileiras aumentou de fevereiro para março deste ano. Disponivel no site: http://conteudo.ebcservicos.com.br/programas/a-voz-do-brasil/transcricoes/a-voz-do-brasil-10-05-2013
	
	O Relatório Mundial da Saúde 2013 apontou que o programa brasileiro Bolsa Família ajudou a reduzir o número de mortes de crianças menores de 5 anos. O documento, organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como foco, este ano, a cobertura universal de saúde. Disponível no site: http://odia.ig.com.br/noticia/brasil/2013-08-17/bolsa-familia-reduz-numero-de-mortes-de-criancas-menores-de-5-anos.html
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 706306)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre as perspectivas teóricas sobre escolha e decisão, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	A importância da escolha e decisão é recíproca entre cidadãos e governantes. O papel do cidadão ao fazer a escolha e a decisão de eleger um governo, e por outro lado as escolhas e as decisões de um governo que tem como função precípua de governar com impessoalidade.
	 
	Os indivíduos são egoístas: cuidam essencialmente dos seus interesses pessoais.
	
	No processo de escolher e decidir, qualquer indivíduo estará envolvido por um grande número de interrogações, antes de viabilizar seus objetivos.
	 
	O governo deve agir não só a serviço do povo, mas também a vontade de Deus; é o povo, juntamente com a vontade divina quem escolhe as políticas públicas.
	
	Escolher, decidir e agir são as principais atividades do dia a dia de qualquer pessoa.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 238571)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao estudar as mudanças ocorridas na concepção de cidadania, Thomas Marshall vai apresentar uma evolução histórica dos direitos dos cidadãos a partir do século XVIII. Assinale a opção que representa a teoria de Marshall:
		
	
	Século XVIII ¿ Direitos Constitucionais; Século XIX ¿ Direitos Políticos; e Século XX ¿ Direitos Sociais
	 
	Século XVIII ¿ Direitos Civis; Século XIX ¿ Direitos Políticos; e Século XX ¿ Direitos Sociais
	
	Século XVIII ¿ Direitos Civis; Século XIX ¿ Direitos Financeiros; e Século XX ¿ Direitos Sociais
	
	Século XVIII ¿ Direitos Civis; Século XIX ¿ Direitos Políticos; e Século XX ¿ Direitos Ambientais
	
	Século XVIII ¿ Direitos Igualitários; Século XIX ¿ Direitos Políticos; e Século XX ¿ Direitos Sociais
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 136124)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O conceito: "Qualquer mecanismo que possibilite ao homem executar suas tarefas fazendo uso de algo exterior ao seu corpo, ou seja, tudo aquilo que se caracteriza como extensão do organismo humano." refere-se à:
		
	 
	Linguagem
	
	Comunicação
	 
	Grupo social
	
	Tecnologia
	
	Cultura
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 152914)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma decisão judicial interrompeu o fornecimento da merenda escolar em um município. O juiz entendeu que a forma como o governo formulou a política municipal de merenda não era ¿bem elaborada¿ e que a qualidade da política era precária, apesar de não haver na decisão nenhuma indicação de violação legal ou a direitos. Quanto a relação entre judiciário e política pública é certo afirmar:
		
	
	O judiciário é um defensor de legalidade e não de direitos, especialmente os difusos. Todas decisões devem estar amparadas apenas no princípio da legalidade.
	
	O judiciário é um defensor da legalidade apenas. Excluem-se, portanto os juízos acerca da qualidade ou da adequação, em si, de opções ou caminhos políticos ou administrativos do governo, consubstanciados na política pública.
	
	O judiciário é um defensor de direito apenas. Excluem-se, portanto os juízos acerca da legalidade dos atos administrativos do governo, consubstanciados na política pública de caráter social.
	
	O judiciário é um censor dos governos. Os juízos acerca da qualidade ou da adequação, em si, de opções ou caminhos políticos ou administrativos do governo, consubstanciados na política pública, podem ser realizados livremente.
	 
	O judiciário é um defensor de direito e da legalidade. Excluem-se, portanto os juízos acerca da qualidade ou da adequação, em si, de opções ou caminhos políticos ou administrativos do governo, consubstanciados na política pública.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 692101)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre os Poderes Republicanos e as Políticas Públicas, seguem as seguintes afirmativas:
I. A República é um regime político em que o chefe do Estado é eleito, direta ou indiretamente. O poder pode ser concentrado em sua pessoa, ou caber a uma Assembléia o papel preponderante.
II. A República é uma estrutura política de Estado ou forma de Governo em que são necessárias três condições fundamentais para caracterizá-la:um número razoável de pessoas; uma comunidade de interesses e de fins; e um consenso do direito.
III. Na República, a eleição do chefe de Estado é normalmente realizada através do voto livre e secreto. Dependendo do sistema de governo, o presidente da república pode ou não acumular o poder executivo.
A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é:
		
	
	I.
	
	III.
	 
	I, II e III.
	
	I e III.
	
	II.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 692109)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre a análise de políticas públicas, seguem as seguintes afirmativas:
I. A ação política é uma ação de alocação de recursos escassos para alcançar uma finalidade. Assim, a política pública possui essencialmente uma natureza econômica.
II. Uma não-decisão é a ausência de decisão sobre uma questão que foi incluída na agenda política, tendo como resultado a aceleração do processo decisório.
III. Várias das atividades e projetos do setor público são investimentos cujos retornos podem ser medidos ou estimados e portanto podem ser calculados os benefícios reais obtidos (numa avaliação posterior de um projeto) ou prováveis de serem obtidos (numa proposta ainda não implementada).
A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é:
		
	
	II
	
	I
	
	I, II e III
	 
	III
	 
	I e III
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 692128)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a execução e a avaliação de políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	A implementação e execução da política pública ocorrem articulando múltiplos contextos: o político, o fiscal, o legal, o orçamentário, o gerencial, entre vários, nos quais o gestor público precisa estar atento para poder entregar à sociedade aquilo que atenda com eficiência, eficácia, efetividade e equidade os bens ou serviços que a sociedade demanda.
	
	O crescimento da importância do uso de processos de avaliação das políticas públicas em todas as suas fases, e especialmente durante sua execução, é também, no caso brasileiro, fruto do processo de reforma do aparelho de Estado.
	
	A política pública como atividade prática constitui-se na articulação de um conjunto seletivo de recursos e ações, que visam à resolução de um problema público ou ao atendimento de demandas de setor ou segmento representativo da sociedade, que possua capacidade de interferência nas agendas pública, política e governamental.
	
	Avaliar, no campo da gestão, significa realizar um juízo de fato sobre atos, fatos, produtos ou processos, que leva à uma ação de continuidade, correção ou interrupção sobre tudo o que não corresponda ao planejado na proposta de ação ou ao esperado pelos beneficiários ou planejadores.
	 
	A avaliação de políticas públicas, por possuir essencialidade para o permanente aprimoramento da gestão pública, é uma das atividades cujo desenvolvimento não sofre nenhuma limitação.
		
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Outros materiais