Buscar

Simulado Fundamentos Filosóficos

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto: 
“Sócrates, Platão e Aristóteles se tornaram inimigos mortais da sofística devido exatamente aos seus ensinamentos em torno da verdade. Tendo virado a pergunta filosófica para a questão do ser do homem, a filosofia socrática trata de problemas comunitários da cidade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: BATISTA, William José. O devir da verdade: fundações da filosofia. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2002. p. 40. 
De acordo com o conteúdo abordado nas aulas e no livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do pensamento de Sócrates, leia as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) A noção de bem e de mal, no pensamento socrático, esvaziou-se de sentido, pois não há verdade posta sobre tais conceitos.
II. ( ) A verdade nem sempre pode ser facilmente vista, pois o discurso humano, segundo Sócrates, é carregado de ambiguidades e contradições.
III. ( ) O pensamento de Sócrates somente pode ser conhecido de forma indireta, visto que esse filósofo não nos deixou registros escritos.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	F, V, V
	
	B
	V, V, F.
	
	C
	F, F, V.
	
	D
	V, F, V.
	
	E
	V, F, F.
0:00:41
Questão 2/2 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o extrato de texto a seguir:
“Descrever a filosofia medieval é descrever um fenômeno complexo. Primeiramente porque não podemos pensar que a única filosofia produzida durante a Idade Média seja a cristã. [...] Mas a filosofia medieval é um fenômeno complexo ainda por uma segunda razão: estudiosos discutem para saber se de fato houve filosofia nesse período, ou se tudo o que se fez foi teologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: STORCK, Alfredo Carlos. Filosofia medieval. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p. 8,9.
De acordo com o fragmento de texto acima e com o conteúdo do livro-base da disciplina Fundamentos filosóficos da educação, leia as afirmativas a seguir e assinale V, para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas:
I. ( ) Filosofia e religião tornaram-se, na Idade Média, aspectos completamente diferentes entre si, sendo impossível relacioná-las.
II. ( ) A religião cristã tornou-se, em muitos aspectos, um empecilho para o desenvolver do pensamento filosófico.
III. ( ) Alguns pensadores gregos foram rejeitados, e seus pensamentos eram tidos como contrários à fé cristã.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – V – F.
	
	B
	V – V – F.
	
	C
	V – F – F.
	
	D
	F – F – V.
	
	E
	F – V – V.
0:00:22
Questão 1/2 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Considere a seguinte citação: 
“É conhecido como a época das luzes (Aufklärung), movimento cultural europeu que marca todo o século XVIII, sem uma filosofia própria, mas influenciado pelas filosofias de Descartes, Bacon, Locke, Leibiniz, empiristas e racionalistas anteriores”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível no livro: THUMS, Jorge. Ética na educação: filosofia e valores na escola. Canoas: ULBRA, 2003. p. 248.
De acordo com a citação acima, com as aulas e o livro-base da disciplina Fundamentos filosóficos da educação, o movimento que melhor representa a ruptura com as tradições herdadas do período medieval, valorizando o ser humano e sua capacidade racional, chama-se:
	
	A
	ultramontanismo.
	
	B
	iluminismo.
	
	C
	darwinismo.
	
	D
	parlamentarismo.
	
	E
	neologismo.
0:00:35
Questão 2/2 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Considere a seguinte afirmação: 
“A educação é ela própria uma tarefa impossível. Ela é, segundo Rousseau, uma arte – não uma ciência! – cujo êxito é improvável porque jamais seremos capazes de controlar o concurso de todos os mestres. Mas isso não a torna menos relevante. O ser humano nasce fraco, carente de tudo, e só a educação faz com que ele desenvolva meios para a sobrevivência. ‘Tudo o que não temos ao nascer e de que precisamos quando grandes nos é dado pela educação’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: STRECK, Danilo R. Rousseau & a educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p.30. 
Tendo por base o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Fundamentos filosóficos da educação sobre Rousseau e a educação, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas: 
I - ( ) A criança, por viver um mundo de espontaneidade, desconhece o significado do conceito de disciplina, então o castigo e a punição física são um problema para ela.
II - ( ) A sua obra intitulada O Cândido retoma os ideais burgueses, propondo uma discussão sobre o currículo da educação das crianças.
III - ( ) A sua proposta de educação prevê que a criança passe a maior parte do tempo possível afastada da civilização em contato com a natureza. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – V – V.
	
	B
	V –F– F.
	
	C
	V – F – V.
	
	D
	F – F – V.
	
	E
	V – V – F.
0:00:17
Questão 1/2 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Certeza se opõe a indecisão. A certeza indica, afirma Comte, a eliminação das dúvidas, dos problemas insolúveis da antiga metafísica: não existem problemas que não possam ser resolvidos com os resultados da ciência - nem o homem deve pôr-se outros problemas, estes seriam, na linguagem moderna, pseudoproblemas”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: ROVINGHI, Sofia Vanni. Filosofia contemporânea: do século XIX à neoescolástica. 3ª ed. São Paulo: Loyola, 2004. p. 120. 
De acordo com a afirmação acima e com o conteúdo do livro-base da disciplina Fundamentos filosóficos da educação, qual motivo faz com que a metafísica seja, segundo Comte, substituída pelo método positivo da ciência?
	
	A
	Segundo Comte, a metafísica, enquanto método, não chega a explicar, de fato, 
coisa alguma.
	
	B
	Segundo Comte, a metafísica explica apenas mistérios da natureza, baseados em 
elementos sobrenaturais.
	
	C
	Segundo Comte, a metafísica busca apenas uma reinterpretação das ideias de Marx 
e Engels.
	
	D
	Segundo Comte, a metafísica inspirava o fortalecimento do clero e a valorização dos 
ideais burgueses.
	
	E
	Segundo Comte, a metafísica, enquanto método, postula um retorno à verdadeira essência 
humana.
0:00:52
Questão 2/2 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“As representações coletivas são uma das expressões do fato social. Elas compreendem os modos ‘como a sociedade vê a si mesma e ao mundo que a rodeia’ como, por exemplo, a massa de indivíduos que a compõem, as coisas de que se utilizam e o solo que ocupam, representando-os através de suas lendas, mitos, concepções religiosas, ideais de bondade ou de beleza, crenças morais etc.".
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p. 71.
Considerando a afirmação acima e os conteúdos do livro-base da disciplina Fundamentos filosóficos da educação, leia as afirmativas a seguir, que tratam do pensamento de Durkheim relativo à sociedade, e assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as afirmativas falsas.
I. ( ) A partir da compreensão científica da sociedade é possível, segundo Durkheim, produzir transformações que a melhorem.
II. ( ) Do mesmo modo que Karl Marx, Durkheim ressalta o papel positivo que existe nos conflitos para a transformação da sociedade.
III. ( ) As ideias de Durkheim sobre a sociedade influenciaram outros sociólogos, por diversas gerações.
Agora, assinale a sequência correta:A
	V – V – F.
	
	B
	V – F – F.
	
	C
	F – V –F.
	
	D
	F – V – V.
	
	E
	V – F – V.
0:00:18
Questão 1/2 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Mesmo sendo uma atividade eminentemente intelectual, isto é, uma atividade que engendra um saber, a filosofia em Gramsci torna-se um guia para a ação, ou seja, ela não é concebida como ‘um desenvolvimento de pensamento a pensamento, mas como pensamento da realidade histórica’ [...]. Todavia, para ser orientadora dos comportamentos dos indivíduos em uma realidade concreta, ela exige o exercício de ensino-aprendizagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: LOMBARDI, Claudinei; SAVIANI, Dermeval. Marxismo e educação: debates contemporâneos 2ª ed. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 153.
A respeito da educação para Gramsci, conforme a citação acima e o livro-base da disciplina Fundamentos filosóficos da educação, classifique as sentenças a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
I. ( ) Uma das preocupações de Gramsci era a questão da cultura, principalmente na questão da produção de valores ideológicos.
II. ( ) Gramsci acredita ser válida a divisão da educação em profissionalizante, para as classes populares; e acadêmica, para as elites.
III. ( ) Enquanto militante do marxismo, Gramsci pode ser considerado um dos precursores da pedagogia histórico-crítica.
Agora, assinale a sequência correta: 
	
	A
	F – V – F.
	
	B
	V – F – V.
	
	C
	V – F – F.
	
	D
	F – F – V.
	
	E
	V – V – F.
0:00:30
Questão 2/2 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Em meados do século 19 XIX, Karl Marx (1818-1883), afastando-se da filosofia idealista alemã, concentrava seus esforços em compreender ‘os homens de carne e osso’, movidos por suas necessidades materiais e inseridos no rio da História. Embora sua obra não possa ser considerada extremamente sociológica, ela lançou as bases para explicar a vida social a partir do modo como os homens produzem socialmente sua existência por meio do trabalho, e de seu papel enquanto agentes transformadores da sociedade. Isto trouxe de volta ao centro do debate político e intelectual o tema da desigualdade social, vinculando-o a processos histórico-sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p. 19.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre a teoria proposta por Marx e Engels, leia as afirmativas a seguir:
I. Segundo Marx e Engels, a contínua exploração do trabalho assalariado levaria a sociedade a vivenciar o que chamaram de crise do capital.
II. A alienação pode, para Marx e Engels, ser facilmente superada, desde que os donos dos meios de produção se comprometam a pagar salários mais justos.
III. Em suas proposições teóricas Marx e Engels trabalham com conceitos antagônicos como produção e consumo, entre outros.
IV. Para Marx e Engels, as diferenças entre as classes são sutis, sendo difícil identificar quem pensa e quem executa as tarefas no mercado de trabalho.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I e III apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I e IV apenas.
	
	E
	I e II apenas.
 
0:00:17
Questão 1/2 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A resposta à questão do ser somente poderá ser buscada a partir da análise do ente ao qual, por sua própria essência, compete a compreensão do ser. Esse ente entre todos privilegiado é o homem, ‘pastor do ser’, ‘clareira’ onde o ser se manifesta. A abordagem da questão ontológica só é possível, com efeito, a partir da consideração do ente que indaga sobre o ser”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: ZUBEN, Newton Aquiles Von. A fenomenologia como retorno à ontologia em Martin Heidegger. Trans/form/ação. Marilia (UNESP)  vol. 34, n. 2. p. 85-102, 2011, p. 88.
Disponível também em: <http://www.scielo.br/pdf/trans/v34n2/a06v34n2.pdf>. Acesso em 28 dez. 2014. 
A partir do fragmento de texto acima e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito de Martin Heidegger e suas proposições teóricas, classifique as afirmativas a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
I. ( ) A principal preocupação de Heidegger, em suas proposições, estava fundada na metafísica e não na fenomenologia.
II. ( ) A proposição de Heidegger sobre o ser humano pode ser considerada inspiração para a concepção filosóficas existencialista.
III. ( ) Os escritos de Heidegger sobre o Dasein são  fundamentados  nos preceitos de uma psicologia filosófica.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	F – F – V.
	
	B
	V – F – F.
	
	C
	F – V – F.
	
	D
	V – V – F.
	
	E
	V – F –V.
0:00:27
Questão 2/2 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Considere a citação a seguir: 
“A intencionalidade tornou-se uma das ideias-chave do ambiente fenomenológico. Desta maneira, torna-se claro que o objeto só pode ser definido em relação à consciência. O objeto é sempre objeto-para-um-sujeito. A consciência e o objeto são, portanto, correlatos e, de certo modo, cooriginais. Husserl chama esta correlação de ‘noema-noesis’”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Admardo Serafim de et. al. Introdução ao pensamento filosófico. 8ª ed. São Paulo, Loyola, 2005. p. 69. 
Baseado no extrato de texto acima e nos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, Husserl critica o psicologismo dizendo que este confunde o ato mental e o objeto do conhecimento. Nesse caso, enumere as explicações que se relacionam aos elementos a seguir: 
1. Noema
2. Noésis 
( ) Diz respeito ao objeto do conhecimento.
( ) Caracteriza-se como individual e subjetivo.
( ) Diz respeito ao ato mental.
( ) Caracteriza-se como universal e objetivo.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2.
	
	B
	2 – 1 – 1 – 2.
	
	C
	1 – 2 – 2 – 1.
	
	D
	1 – 2 – 1 – 2.
	
	E
	2 – 1 – 2 – 1.
 
0:00:19
Questão 1/2 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Para começar, consideremos o pensamento de que as explicações como amostras preenchem uma lacuna entre a linguagem, de um lado, e o mundo, do outro. Esse tipo de imagem da conexão entre linguagem e mundo teria algo em comum com a encontrada nos primeiros escritos de Wittgenstein, embora a ênfase esteja na explicação. No Tractatus, simples nomes se ligam a partículas mundanas enquanto combinações de simples nomes representam fatos em virtude de uma forma pictórica compartilhada”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: Thorton, Tim. Wittgenstein: sobre linguagem e pensamento. São Paulo: Loyola, 2007. p. 200. 
De acordo com o texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, no que se refere a Wittgenstein e às suas proposições teóricas, classifique as afirmativas a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
I. ( ) Foi somente depois de escrever o Tratactus que Wittgenstein elaborou o maior número de suas produções escritas.
II. ( ) Um dos importantes conceitos discutidos na obra de Wittgenstein é o de jogos de linguagem.
III. ( ) As proposições de Wittgenstein são fortemente influenciadas pela filosofia de Bertrand Russel.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F.
	
	B
	F – V – V.
	
	C
	F – V – F.
	
	D
	V – F – F.
	
	E
	V – F – V.
0:00:32
Questão 2/2 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Ludwig Wittgenstein foi, inquestionavelmente, um gênio. Ele elaborou duas filosofiasdistintas, e ambas tiveram, e ainda têm, considerável influência. [Na obra Tractatus lógico-philosophicus,] apoia-se no entendimento de que a estrutura de realidade determina a estrutura de linguagem. No entanto, a produção filosófica posterior de Wittgenstein rejeita esta visão e explora, pelo contrário, a ideia de que nossa linguagem é que fornece a nossa concepção de realidade; de que não há uma estrutura uniforme para a linguagem, que ela possui formas variadas que exibem somente interconexões livres”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: COLLINSON, Diané. 50 grandes filósofos. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2009, p. 251. 
Considerando os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre a teoria linguística de Wittgenstein, avalie as assertivas e seguir e a relação estabelecida entre elas:
I. Segundo a teoria linguística de Wittgenstein, os fatos e os anunciados que os figuram podem ser considerados atômicos ou complexos. Nessa situação, um enunciado é considerado atômico...
Porque...
II. une um sujeito e um predicado, representando assim uma unidade mínima de sentido, podendo ser considerado tanto verdadeiro quanto falso.
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A assertiva I é uma proposição falsa, e a II é verdadeira.
	
	B
	As assertivas I e II são verdadeiras, mas a I contraria a ideia expressa na II.
	
	C
	As assertivas I e II são falsas.
	
	D
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	E
	As duas assertivas são verdadeiras, sendo que a assertiva II complementa a I.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes