Buscar

DISCURSIVA EDUCAÇAO ESPECIAL.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Leio o trecho a seguir:
“Um aluno que troca fonemas na fala ou letras na escrita necessita de estratégias que lhe permitam perceber a diferença sonora e gráfica das unidades para superar essa dificuldade; uma criança cega desde o nascimento necessitará aprender um conteúdo diferente das demais para que possa aprender a ler e a escrever a escrita braile, mas isso requer material próprio e apoio especializado; um aluno com deficiência física necessita de cadeira de rodas ou muletas para locomover-se; uma criança que perde seus pais tragicamente em um acidente pode ter problemas emocionais, os quais interferem momentaneamente em sua aprendizagem, necessitando uma atenção individualizada e assim por diante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 138.
Utilizando partes do trecho acima e com base nos conceitos apresentados no livro-base Fundamentos para Educação Especial, diferencie uma necessidade especial educativa permanente de uma temporária.
Nota: 20.0
	Necessidades especiais educacionais temporárias: supridas em determinado período de tempo. Um aluno que troca fonemas na fala ou nas letras da escrita necessita de estratégias que lhe permitam perceber a diferença sonora e gráfica das unidades para superar essa dificuldade; uma criança que perde seus pais tragicamente em um acidente pode ter problemas emocionais (p. 139).
Necessidades especiais educacionais permanente: acompanha o aluno em toda sua vida inclusive no contexto escolar (p. 139).
Uma criança cega desde o nascimento necessitará aprender um conteúdo diferente das demais para que possa aprender a ler e a escrever a escrita braile, mas isso requer material próprio e apoio especializado; um aluno com deficiência física necessita de cadeira de rodas ou muletas para locomover-se.
Resposta:Necessidade especial permanente o aluno leva por toda vida escolar, como por exemplo pessoas com deficiência ou distúrbios. Necessidade especial educativa temporária é uma fase que passa, como por exemplo quando os pais se separam, a criança pode ter um desequilíbrio emocional passageiro.
Questão 2/5
Leia a citação a seguir:
“A organização da produção, a estrutura da família, a estrutura das instituições que expressam ou governam as relações sociais, as formas características pelas quais os membros da sociedade se comunicam”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WILLIANS, R. The Long Revolution. Londres, 1961. In EAGLETON. T. A Ideia de Cultura. São Paulo, Editora UNESP. 2005. p. 57.
De acordo com o livro-base Ética empresarial na prática, as coletividades humanas dão origem ao que comumente se denomina cultura. Com relação a essa afirmação, responda à seguinte questão: como podemos definir cultura?
Nota: 20.0
	cultura é a totalidade dos produtos desenvolvidos pela atividade humana, sejam materiais ou simbólicos. A cultura engloba todo o conhecimento que uma sociedade tem de si mesma, sobre outras sociedades, sobre o meio material em que vive e sobre a sua própria existência. Isso inclui suas expressões artísticas, práticas religiosas, modos de produção e organização política (p. 29).
 
Resposta:Cultura se dá a costumes coletivos de uma determinada sociedade, são os hábitos a forma de se relacionar. Na aula foi citado a cultura de uma tribo que me chamou muita atenção, onde quando morre uma pessoa, o corpo é deixado no meio da mata e depois de alguns dias pegam esse corpo fazem uma sopa, onde os habitantes dessa tribo tomam a sopa para que de alguma forma a pessoa morta continue viva, é uma cultura que no Brasil parece absurda, mais que aos olhos dessa tribo não é, e podemos ter costumes no Brasil que aos olhos deles também pudessem ser absurdos é tudo questão do ponto de vista da sociedade, ou seja da cultura local.
Questão 3/5
Leia o depoimento de uma professora sobre sua experiência no processo de inclusão de alunos com deficiência:
“Eu olho assim e digo: meu Deus do céu eu vou conseguir? Vou desistir. Eu não vou querer entrar mais nesse barco furado não. Cadê a ajuda? Cadê o direcionamento? [...]. Assim é tá indo muito bem, mas foi muito difícil. Eu esperei que chegasse alguém pra me orientar. Eu tava a deriva. Aí eu disse: eu não vou ficar esperando não. Ai apareceu um curso de extensão em educação especial, ai eu fui fazer”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.fundaj.gov.br/geral/educacao_foco/inclusaoednealaeda.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2016.
A autora do livro-base Fundamentos para Educação Especial também aponta quatro dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de inclusão. Quais são elas?
Nota: 16.0
	Despreparo dos professores para se relacionar e ensinar alunos com deficiência. Desconhecimento de conteúdos e metodologias de ensino específicas.
Insegurança no estabelecimento de interações cotidianas mais elementares: aproximação, comunicação.
Ausência ou inexistência de critérios para avaliar o aproveitamento escolar desses alunos (p. 196).
Resposta:Despreparo do professor para se relacionar e ensinar alunos com deficiência. Falta de conhecimento dos conteúdos específicos. Insegurança na interação diária, por exemplo como se aproximar desse aluno. Falta de critério para avaliar como esse aluno está se desenvolvendo. 
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Não existem fenômenos morais, apenas uma interpretação moral dos fenômenos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NIETZSCHE, F. Para Além do Bem e do Mal. São Paulo: Martin Claret, 2003. p. 92.
Tendo como base o livro Ética empresarial na prática, analise a citação acima, explicando a ideia de como a moralidade é assimilada pelos indivíduos
Nota: 20.0
	A moralidade é assumida pela consciência individual (autônoma), ou seja, as normas morais são incorporadas pelos indivíduos por adesão íntima, conforme os padrões da sociedade em que vive e foi educado. Assim, os fenômenos morais são interpretados conforme a realidade cultural de cada indivíduo (ALENCASTRO, p. 46).
Resposta:A norma moral nos diz como agir, mais podemos escolher não agir de determinada forma, o que nos leva a agir de forma moral é nossa apropriação dos valores sociais do que é certo ou errado o que acaba sendo assimilado e interpretado pela razão. 
Questão 5/5
Leia a citação abaixo:
“O bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://novaescola.org.br/formacao/formacao-continuada/vygotsky-conceito-zona-desenvolvimento-proximal-629243.shtml?page=3>. Acesso em: 03 ago. 2016.
Com base na teoria de Vygotsky apresentada no livro-base Fundamentos para Educação Especial, conceitue Zona de Desenvolvimento Proximal.
Nota: 10.0
	: “Zona de Desenvolvimento Proximal refere-se à distância entre o nível de desenvolvimento real, o que se sabe, determinado pela capacidade de resolver independente um problema, e o nível de desenvolvimento próximo, o que se pode chegar a saber, determinado por meio da resolução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outra criança mais capaz” (p. 171).
Resposta:Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o que é real ,o que se sabe, determinado pela capacidade de resolver um problema sem dependência.

Outros materiais