Buscar

Av 1 Gestão de Desempenho 2016.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação GESTÃO DE DESEMPENHO
	Tipo de Avaliação: AV
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 22/11/2016 
	
	 1a Questão (Ref.: 201408159014)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O atendimento às necessidades do ambiente externo, denominado como mercado, tem se verificado como o grande desafio das organizações. O que torna esse atendimento complexo e dinâmico?
		
	
Resposta: As organizações são como sistemas abertos e sofrem influências do mercado externo de novos entrantes como concorrentes, mudanças na legislação, novas tecnologias etc.. Dessa forma as empresas necessitam se adequar a essas necessidades superar os desafios paraqua possam se tornar competitivas no mercado.
	
Gabarito: A quantidade de ofertas (concorrentes) e as demandas (expectativas e necessidades dos clientes) cada vez mais exigentes e com alternativas para adquirir o que realmente querem.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407544619)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Como se caracteriza um modelo de avaliação democrático?
		
	
Resposta: È a avaliação 360 graus.
	
Gabarito: É um modelo de múltiplas fontes, em que pessoas que podem contribuir para avaliar a performance do funcionário e da própria organização são convocadas a participar do processo e manifestar suas percepções.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408004092)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na época de Ford (Henry Ford) os clientes podiam adquirir qualquer carro, desde que fosse Ford, da cor preta e modelo T. O que mudou de lá para cá e o que as organizações precisam fazer na atualidade?
		
	
	Na época de Ford o cliente não se importava com a cor do carro. Na atualidade, as organizações que ofertarem um maior número de cores de seus produtos, tendem a se diferenciar e ganhar mercado
	 
	Na época de Ford o cliente não tinha opções. Na atualidade, a concorrência é maior e existem mais opções para os consumidores. As organizações da atualidade devem ter produtos bem elaborados, que atendam às diferentes necessidades dos clientes e por um preço atraente.
	
	Na época de Ford, quase ninguém queria ter carro. Na atualidade, todos tem necessidade de possuir carro e as empresas que conseguirem praticar o menor preço vão ganhar mercado.
	
	Na época do Ford carro era novidade e não importava o modelo e a cor. Na atualidade, é importante ter pelo menos dois modelos de de produtos e quatro opções de cores para satisfazer os clientes e ganhar mercado.
	
	Na época de Ford o cliente não se importava com o modelo de carro. Na atualidade, as organizações precisam ofertar modelos variados de produtos e de cores. Isso garante maior participação mo mercado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407983799)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Avaliação de Desempenho não pode restringir-se a um simples julgamento do chefe ou dos colegas a respeito do comportamento funcional de um colaborador, mas deve descer a um nível maior de profundidade. Assim, deve buscar atender a vários objetivos. Os itens abaixo são considerados objetivos da Avaliação de Desempenho, EXCETO:
		
	
	Adequar a pessoa ao cargo ocupado
	
	Melhorar as relações entre chefe e subordinado
	
	Indicar possibilidades de promoções
	 
	Levantar necessidades de treinamento
	 
	Fortalecer a imagem do chefe junto aos funcionários
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407634237)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após a realização de uma avaliação de desempenho, os gestores da empresa SUCESSO S.A. analisaram os resultados da avaliação e constataram alguns pontos que geraram um desempenho não esperado, agindo imediatamente para que não venham a ocorrer novamente. Isso caracteriza uma:
		
	 
	Lições aprendidas
	
	Avaliação de resultados
	
	Adequação à demanda interna
	
	Auditoria interna
	
	Auditoria externa
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407627149)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As estruturas organizacionais podem ser divididas em três níveis. O nível responsável por identificar no ambiente externo as oportunidades de novos negócios e, ao mesmo tempo, verificar internamente a capacidade da organização em absorver e atender essas oportunidades é:
		
	
	Nível Execução
	 
	Alta Administração
	
	Nivel Tático
	
	Nível Gerencial
	
	Nivel Operacional
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407966238)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Acerca da estrutura organizacional, como elemento para gestão de desempenho, é correto afirmar:
		
	
	A estrutura por processos obedece ao principio da unidade de comando preconizada por Fayol
	
	A estrutura por funções agrega especialistas de varias áreas em torno de um processo e facilita a abordagem horizontal da organização
	
	A estrutura por processos congrega os especialistas de uma mesma área em um mesmo departamento.
	
	A estrutura por projetos contra especialistas da mesma área
	 
	A estrutura por processos inova ao inserir uma perspectiva horizontal na abordagem das atividades, integrando as ações de diversas áreas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408082432)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Escolha entre as opções apresentadas, aquela(s) que está(ão) associada(s) aos indicadores de eficiência/produtividade 1 - A quantidade de madeira consumida na confecção de uma mesa 2 - Uma mesa construída dentro das especificações e características definidas 3 - A quantidade de cola utilizada na confecção de uma mesa 4 - O tempo levado para montar uma mesa
		
	
	As opções 1, 2 e 3 estão associadas a indicadores de eficiência/produtividade
	
	As opções 2, 3 e 4 estão associadas a indicadores de eficiência/produtividade
	
	Somente as opções 1 e 4 estão associadas a indicadores de eficiência/produtividade
	
	Somente as opções 1 e 2 estão associadas a indicadores de eficiência/produtividade
	 
	As opções 1, 3 e 4 estão associadas a indicadores de eficiência/produtividade
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407460516)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A avaliação 360º é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e pessoal com foco predominantemente gerencial e comportamental. Baseia-se na utilização de formulários via internet ou papel e que geram relatórios individuais que proporcionam ações futuras e planos de melhoria individual. Assim sendo, podemos entender que esse tipo de avaliação se caracteriza por:
		
	
	envolver dois avaliadores, o superior imediato e os clientes internos
	
	envolver uma combinação de avaliadores aleatórios
	
	envolver um único avaliador, ou seja, o superior imediato do avaliado
	
	envolver três avaliadores, o superior imediato, os pares, os clientes externos
	 
	envolver vários avaliadores, o superior imediato, os pares, os clientes, fornecedores, subordinados
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407543456)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Escolha, entre as opções apresentadas, a resposta correta sobre as empresas deverem ou não rever, a cada novo ciclo de avaliação, os parâmetros de medição de desempenho.
		
	
	Não se deve mudar os parâmetros de avaliação a cada ciclo de avaliação. As empresas precisam de estabilidade e não devem promover mudanças para não deixar seus empregados inseguros.
	
	Para não ficar repetitivo e monótono o processo de avaliação. Mudando os indicadores a cada ciclo o processo fica mais dinâmico. Cada chefe deve dizer, de forma independente, como sua equipe vai ser avaliada em cada ciclo.
	 
	Porque as organizações como sistemas abertos, sofrem influências do meio ambiente com reflexos nos produtos, processos e competências profissionais. As mudanças ambientais influenciam as estratégias e modificam as estruturas da organização. Novos produtos, novos processos, novas funções e novas competências passam a ser demandadas e, por conseguinte, os parâmetros de avaliação devem ser revistos e ajustados à nova realidade empresarial.
	
	Porqueas empresas precisam melhorar seus resultados e tendem a tornar os objetivos mais ambiciosos. Se assim não o fizer, as pessoas podem se acomodar num patamar de desempenho e a empresa não progride.
	
	Na verdade, os parâmetros de avaliação não devem ser mudados a cada ciclo, sob pena das pessoas ficarem perdidas e receosas devido às constantes mudanças. A empresa deve manter seus parâmetros estáveis por pelo menos 5 anos (prazo de visão de futuro)

Outros materiais