Buscar

Av 1 Seminario Integrado de Gestão em Recursos Humanos

Prévia do material em texto

Avaliação:  SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GEST. DE RECURSOS HUMANOS
	Tipo de Avaliação: AV
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 19/11/2016 
	
	 1a Questão (Ref.: 201407636124)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	O Curso de Gestão de Recursos Humanos, entre outros objetivos, visa atender à demanda do setor produtivo  Assim, o currículo foi concebido considerando  realidade dinâmica, flexível, propiciando a integração teoria e prática, o diálogo entre as diferentes ciências e saberes, e as atividades facilitadoras da construção de competências.  Descreve os momentos, aspectos e/ou situações em que você percebe a integração curricular no curso que está fazendo.
		
	
Resposta: Através do curso de Gestão de Recursos humanos o aluno poderá desenvolver suas competências e desempenhar atividades em Recrutamento e Seleção,Treinamento e Desenvolvimento, Remuneração e Benefícios, Saúde e Segurança do trabalho dentre outras áreas do RH. Também poderá dentro de uma abordagem reflexiva tomar decisões.
	
Gabarito:
A integração curricular fica evidente quando analisamos a grade curricular do curso e percebemos que as disciplinas estão atualizadas e coerentes com as demandas de competências do mercado.  Outra evidência é a interdependência entre os assuntos abordados nas disciplinas. Uma terceira constatação é a padronização nas avaliações e qualidade no material disponibilizado para estudo etc.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408007917)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Explique o "equilíbrio interno " e o "equilíbrio externo" no programa de cargos e salários de uma organização:
		
	
Resposta: No equilibrio interno normalmente os colaboradores se comparam aos seus pares de modo a estabelecer uma hierarquia. No equilibrio externo a organização busca a adequação dos salários da empresa com os praticados no mercado.
	
Gabarito: O equilíbrio interno é obtido através de uma correta avaliação dos cargos de modo que estabeleça uma hierarquia. O colaborador geralmente se compara com seus pares, buscando medir o grau de importância de suas atribuições na empresa. Esta situação muitas vezes gera insatisfação com a remuneração, que advém da diferença de salários entre cargos e pessoas, isto ocorre normalmente na comparação de cargos de menor complexidade, pois fica mais evidente a comparação, para os cargos mais complexos isto não ocorre com tanta frequência. O equilíbrio externo é obtido através da adequação do plano de salários da empresa com os cargos similares no mercado. Os colaboradores julgam a equidade de suas remunerações, comparando-as com as dos ocupantes de cargos similares em outras organizações. Quando não há o equilíbrio externo, a empresa corre o risco de perder competitividade, se estiver pagando acima do mercado; ou dificuldade de atrair e reter talentos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407645147)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O SINAES analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. Das opções apresentadas assinale a que NÃO é considerada nesse processo de avaliação:
		
	 
	Localização geográfica da IES
	
	A pesquisa
	
	O ensino
	
	As ações de responsabilidade social da IES
	
	os programas de extensão
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408062918)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para o autor Boaventura Santos, segundo nossas aulas, "É preciso criar um novo paradigma comunicativo que propicie uma mediação e conciliação dos valores de cada cultura". A que o autor denomina:
		
	
	Monólogo intercultural
	 
	Diálogo intercultural
	
	Dialógo entre povos
	
	Pesquisa plurisetorial
	
	Grupo de interação
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408194229)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O termo biodiversidade foi originado em 1980 por Thomas Lovejoy e vem nos últimos anos ganhando mais espaço nos debates relativos ao meio ambiente. Leia as sentenças sobre a biodiversidade e em seguida assinale a opção correta: I- A Biodiversidade está vinculada tanto ao número de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa dessas categorias. II- Biodiversidade é o estudo da variedade de espécies de organismos vivos encontrados nos diversos ecossistemas do planeta. III-A biodiversidade é definida pela Convenção sobre a Diversidade Biológica como ¿a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens, a terrestre, a marinha e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte: isso inclui a diversidade no interior das espécies, entre as espécies e entre espécies e ecossistemas¿. Opções:
		
	
	Apenas o item II está correto
	 
	Os itens I, II e III estão corretos
	
	Apenas os itens I e III estão corretos
	
	Apenas os itens I e II estão corretos
	
	Apenas os itens II e III estão corretos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408088919)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	N os dias atuais o tema Responsabilidade Social vem ganhando força entre as diversas organizações. Leia atentamente os itens abaixo e em seguida assinale a única opção correta: I- O conceito de responsabilidade social aplicado à gestão dos negócios se traduz como um compromisso ético voltado para a criação de valores para todos os públicos com os quais a empresa se relaciona: clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, acionistas, governo, meio ambiente. II- Tem a ver com a consciência social e o dever cívico, dando-lhe o caráter coletivo e que por isso a Responsabilidade social busca estimular o desenvolvimento do cidadão e fomentar a cidadania individual e coletiva. III- É importante para a efetiva ação de Responsabilidade Social a Identificação de problemas sociais realmente prioritários pelos interessados.
		
	
	Apenas o item II está correto.
	
	Apenas o item III está correto.
	 
	Todos os itens estão corretos.
	
	Apenas os itens I e II estão corretos.
	
	Apenas o item I está correto.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408118717)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação ao curso de Gestão Superior em Tecnologia de Recursos Humanos é correto afirmar:
		
	
	As aulas virtuais são realizadas semanalmente e isto faz com que o aluno reserve apenas um dia da semana para seus estudos.
	
	As avaliações são realizadas em casa e no período da noite. Ficando, o aluno desta forma obrigado apenas a ceder um dia da semana exclusivamente para realizar as avaliações.
	 
	A metodologia de ensino do curso é adequada à formação de um profissional crítico-reflexivo com capacidade para a proposição de alternativas e à tomada de decisão.
	
	Os alunos desenvolvem as suas atividades de acordo com as solicitações das aulas presenciais.
	
	O uso de material de consultas no curso referido é limitado a biblioteca do polo educacional.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408217920)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação ao processo de recrutamento externo de pessoal, é correto afirmar que:
		
	
	Apresenta maior índice de validade e segurança
	
	É uma fonte poderosa de motivação para funcionários
	
	Pode envolver planos de encarreiramento de pessoal
	 
	Renova e enriquece os recursos humanos da organização
	
	Aborda candidatos reais ou potenciais, aplicados unicamente na própria empresa
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408082217)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É obtido através de uma correta avaliação dos cargos de modo que estabeleça uma hierarquia. O colaborador geralmente se compara com seus pares, buscando medir o grau de importância de suas atribuições na empresa. Estamos falando da existência de um:
		
	
	Equilíbrio orçamentário
	 
	Equilíbrio interno
	
	Equilíbrio externo
	
	Plano de avaliação
	
	Comitê de avaliação
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408215125)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para João Cândido de Oliveira (2003), os programas de segurança e saúde no trabalho, em função da culturadominante na maioria das empresas, são concebidos e orientados normalmente para o atendimento à legislação que dispõe sobre a matéria e, assim sendo, quais são os agentes relacionados aos riscos químicos?
		
	
	São os agentes inerentes aos elementos que estuda a interação homem-ambiente de trabalho. Procura adaptar o trabalho às condições psicofisiológicas dos trabalhadores, assegurando-lhes conforto, segurança e desempenho eficiente, e evitando o desgaste prematuro de suas potencialidades profissionais.
	
	São os agentes inerentes aos elementos de micro-organismos (bactérias, fungos, vírus, bacilos, parasitas, entre outros) presentes nos ambientes de trabalho.
	 
	São os agentes inerentes aos elementos gasosos, líquidos ou sólidos que se absorvidos pelas vias respiratórias, cutâneas ou digestivas provocam reações tóxicas.
	
	São os agentes inerentes aos elementos a ruído, temperatura, vibração, radiação e pressão.
	
	São os agentes inerentes aos elementos de arranjo físico deficiente, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, armazenamento inadequado, outras situações que possam gerar acidentes.

Outros materiais