Buscar

AD2 Marketing Digital 16 2°

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – Atividade da AD2
Período - 2016/2º
Disciplina: Marketing Digital
Coordenadora: Flávia Galindo
ALUNO: MATR:
	
Boa Atividade!!!
�
Questão Única (10,0 pontos):
Branded content: o tamanho desse negócio
Vlogueira Gabbie Fadel no Snapchat do HuffPost Brasil: influenciadora foi uma das convidadas para o projeto "100% Carioca" feito pelo estúdio Abril Branded Content para PayPal
Nunca foi tão difícil capturar a atenção das pessoas. Diante da oferta quase infinita de informação, passamos a editar o que consumimos. A batalha das marcas não é mais apenas pela audiência, mas pela atenção exclusiva do usuário.
Os publishers e as grandes marcas sabem que só conteúdos que entregam um valor real são percebidos. Não importa se é editorial ou se é patrocinado por uma marca: precisa ser útil, informativo, educativo e/ou divertido. Este é o princípio do branded content, o conteúdo feito para (e pelas) marcas com foco em seus clientes e consumidores.
Diferente da publicidade tradicional, este tipo de conteúdo propicia às marcas uma interação mais orgânica e menos interruptiva com o público. E por isso, estabelece uma relação de confiança e transparência.
"O branded content é menos centrado no que a marca quer prometer, vender e dizer sobre si mesma e mais orientado às pessoas. Com o máximo de relevância e propósito", explica Patrícia Weiss, chairman do Branded Content Marketing Association (BCMA), consultora e produtora executiva da asas.br.com.
Não à toa, este mercado está em franco crescimento no mundo todo. De acordo com a divisão de inteligência do site Business Insider, no mercado americano o faturamento com branded content saltará de U$ 8 bilhões em 2015 para U$ 21 bilhões em 2018.
Outro estudo, mais recente, realizado com 140 executivos de editoras de revistas em 39 países, mostra a expectativa de que 33% da receita de publicidade dos publishers virá de branded content nos próximos dois anos. A pesquisa Native Advertising Trends 2016 - uma parceria do Native Advertising Institute e da FIPP Network for Global Media - mostra também que 52% dos publishers já oferecem branded content e outros 37% acham provável incluí-lo em seus planejamentos de marketing.
Mercado brasileiro
No Brasil, a Editora Abril, líder do mercado de revistas, estima que 30% de suas propostas comerciais envolvam branded content por meio de seu estúdio, o Abril Branded Content.
“Por aqui, o foco ainda é sempre em impacto, volume e multidão, e menos na experiência de como provocar e expandir a conversa e o relacionamento com a audiência a partir de um conteúdo relevante”, ressalta Patrícia Weiss.
Seguindo a tendência do mercado americano, os principais publishers brasileiros - Estadão, Folha, Globo e Abril - criaram áreas especializadas em produção de conteúdo para marcas.
“Marcas que se associam a um publisher para fazer branded content ganham credibilidade, alcance, contexto e a expertise de contar boas histórias”, explica o jornalista Edward Pimenta, diretor do Abril Branded Content. “Em um ano, produzimos mais de 1200 conteúdos para 140 marcas. E a tendência é só crescer”, finaliza Pimenta.
FONTE: Portal Exame
QUESTÕES:
1 - Pesquise e explique os significados dos termos “Publisher” (1,0 ponto) e “Branded Content” (1,0 ponto). Não se esqueça de dizer as fontes de sua conceituação.
2 – Pesquise de que forma as marcas abaixo optaram por colocar o branded content como centro de sua estratégia de negócios:
	2.1. Red Bull (1,0 ponto) 
	2.2. Coca-Cola (1,0 ponto)	2.3. O Boticário (1,0 ponto) http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/o-presente-e-o-futuro-do-brand-content
3 – “Branded Content” tem algo a ver com o que você aprendeu nas aulas 08, 09 e 10 sobre comportamento do consumidor, direito eletrônico e gestão de conteúdo? Elabore um pequeno texto de no mínimo 10 linhas construindo essas conexões. (5,0 pontos)	
RESPOSTAS:
Publisher: Sua conceituação é variada, mas basicamente refere-se ao profissional que passou a gerenciar as marcas e os produtos da web: conteúdos para celulares, plataformas de redes sociais, aplicativos, sites, jornais on line, blogs, rádio e TV on-line. É uma mudança nos papéis que exige um profissional preparado para produzir informação mesclada com entretenimento, com fins a ampliar sua base de leitores/relacionamento. O profissional precisa gostar de tecnologia, e se aprimorar de forma constante para compreender pessoas e grupos sociais, demandas do público e tendências inovadoras. Precisa resistir à pressão pois sofre com a concorrência acirrada, exigindo alguém que goste de pessoas e de comunicação. 
Branded Content: É um conteúdo de qualidade criado para suportar a estratégia de promoção de uma marca e ancorar seu posicionamento.
Red Bull uma boa fonte é essa matéria da HSM ) http://experience.hsm.com.br/posts/branded-content
Coca-Cola Uma boa fonte é essa matéria da Exame http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/o-presente-e-o-futuro-do-brand-content 
	O Boticário Uma boa fonte é essa matéria da Exame http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/o-presente-e-o-futuro-do-brand-content 
Aceitaremos respostas mais elaboradas, mas em resumo é preciso lembrar que todo conteúdo de marca e todo esforço de marketing existe com o propósito de tornar os consumidores uma parte importante do universo simbólico que essa marca cria, uma espécie de aura que conecta os consumidores em suas criações identitárias. Quando Red Bull decide apoiar o esporte, está reforçando a principal característica do seu produto, um energético. Nesse sentido, a empresa está ciente de que a produção de conteúdo é impulsionada pela organização, mas os indivíduos dela se apropriam para uma construção coletiva. Na questão de direitos, uma empresa age mais como “orquestradora” do que como “dona” de um conteúdo extremamente dinâmico, fluido e mutante.
Orientações para a atividade:
A Atividade da AD2 será feita na própria Plataforma na ferramenta “Atividades”. Não será mais permitido postá-la pelos correios ou entregá-la nos pólos. 
A atividade é INDIVIDUAL.
Esta atividade está relacionada com as aulas 8, 9 e 10 e vale 10,0 pontos.
Apenas serão aceitas as respostas de autoria do próprio aluno, textos copiados na íntegra e sem citação do autor constituirão plágio e a nota será zerada. 
Em caso de dificuldades na postagem da atividade, peça ajuda ao tutor a distância.
A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (até 12/10/2016).
Envie o arquivo em formato doc ou pdf.
Não deixe para postar a atividade no último dia e, após o envio, confirme o recebimento com o tutor a distância através da sala de tutoria.

Outros materiais