Buscar

AV3_Comunicação Comunitária 2016.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCA0508_AV3_» COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV3 
	Aluno: CAROLINE 
	Professor:
	ANDREA ALMEIDA DE MOURA ESTEVAO
	Turma: 9003/AV
	Nota da Prova: 6,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 11/12/2015 17:25:54 
	�
	 1a Questão (Ref.: 201403098885)
	1a sem.: Poder, Grupos de Pressão e Meios de Comunicação Social
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No que diz respeito aos primórdios do desenvolvimento humano em sociedade, historicamente, estudamos a relação do homem e as formas de poder, resultando em experiências distintas de liderança. Partindo desta perspectiva, assinale as duas únicas alternativas corretas:
	
	
	O homem passou a ser um ser social e líder somente depois da Revolução Francesa, com a elevação dos Direitos Humanos.
	
	O poder da organização social primitiva do gênero humano surgiu apenas com o desenvolvimento da civilização Caligráfica (aparecimento da Escrita), para assegurar direitos e deveres, através dos registros gráficos.
	
	Como ser social, os homens desenvolveram experiências significativas de liderança; uns se tornaram líderes e utilizaram a comunicação (gestual e oral, inicialmente) para tratar seus subordinados.
	
	Coube igualmente aos líderes controlar as relações sociais do grupo, estabelecer, respeitar e disseminar regras de convívio, inclusive com ameaças e punições, consentidas pelos demais.
	
	Os grupos de pressão eram organizações ineficazes, pois poucos conseguiam influenciar nas decisões importantes dos grupos políticos e religiosos.
	�
	 2a Questão (Ref.: 201403098734)
	1a sem.: TEMA: Poder, Grupos de Pressão e Meios de Comunicação.
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os grupos de pressão utilizam de ação direta quando a fase de pedido ou ameaça, que é feita diretamente pelo grupo interessado contra o poder oficial (opressor e oprimido); e ação indireta quando a intenção não é necessariamente clara, utilizando principalmente os meios de comunicação, como a propaganda e os noticiários. Podemos exemplificar tais grupos, como:
	
	
	Associações, Institutos e Empresas Publicas.
	
	Pesquisa de Opinião dirigida e de massa.
	
	Somente lobbies, com ameaças diplomáticas
	
	Terrorismo, seqüestros e ameaças diplomáticas
	
	Sindicatos (greves), lobbies, seqüestros e pesquisa de opinião dirigida
	�
	 3a Questão (Ref.: 201403098833)
	13a sem.: Educação para Cidadania
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A seleção de notícias que o individuo se vê obrigado a fazer na hora de montar o noticiário na rádio comunitária, bem como os demais mecanismos que condicionam o processo de produzir e transmitir mensagens com os quais se depara cotidianamente,  tiram-lhe a ingenuidade sobre as estratégias e as possibilidades de manipulação de mensagens pelos grandes meios de comunicação de massa. Assinale a questão correta: 
	
	
	Ele não conhecendo as possibilidades de seleção das mensagens, os conflitos de interesses que condicionam a informação ou a programação, a dinâmica do mercado publicitário, desconhecerá a força que tem um veículo de comunicação, tal como o rádio, o jornal, a televisão etc.
	
	Ele passa a conhecer as possibilidades de seleção das mensagens, os conflitos de interesses que condicionam a informação ou a programação, a dinâmica do mercado publicitário, além da força que tem um veículo de comunicação, tal como o rádio, o jornal, a televisão etc.
	
	Ele desconhecendo as possibilidades de seleção das mensagens, seus conflitos de interesses que condicionam a informação ou a programação, atenderá adequadamente.
	
	Ele passa não tem como conhecer as possibilidades de seleção das mensagens, os conflitos de interesses que condicionam a informação ou a programação, a dinâmica do mercado publicitário, além da força que tem um veículo de comunicação, tal como o rádio, o jornal, a televisão etc.
	
	Ele desconhecendo a dinâmica do mercado publicitário, além da força que tem um veículo de comunicação, tal como o rádio, o jornal, a televisão etc., possibilitando uma produção adequada.
	�
	 4a Questão (Ref.: 201403098786)
	4a sem.: A imprensa Alternativa
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A expressão comunicação alternativa, surgiu para designar tanto a comunicação popular, como para caracterizar o tipo de imprensa não alinhada à linha da mídia tradicional, então sob a batuta da censura do regime militar no Brasil, cuja época em que a maioria dos grandes jornais se alinhava à visão oficial do governo, por opção político- ideológica ou pela coerção, sob a força da censura. Assinale a opção INCORRETA:
	
	
	A censura quase não fiscalizava as notícias jornalísticas dos pequenos jornais, por não apresentar perigo para ideologia governamental da época. 
	
	A comunicação popular surgiu da expressão comunicação alternativa, representada pelos pequenos jornais. 
	
	Que tal época foi registrado em nossa histórica como período do regime militar.
	
	Os jornalistas não eram perseguidos, pois eram considerados como sendo profissionais liberais aliados ao governo militar. 
	
	Os grandes jornais adotaram a política de alinhar interesses do governo vigente para sua sobrevivência. 
	�
	 5a Questão (Ref.: 201403098796)
	5a sem.: Terceiro Setor
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Podemos afirmar que a qualquer cidadão deve ser dada a oportunidade de participar do planejamento e das definições das políticas de produção e difusão de mensagens, de relações públicas, das campanhas, entre outras, pelo menos no âmbito das "comunidades", como estratégia para ampliação progressiva da cidadania, decorrente: 
	
	
	O fundamento esta previsto exclusivamente no direito da igualdade.
	
	Esta se fundamenta na participação ativa da pessoa na condição de sujeito em todos os níveis da vida em sociedade, baseando-se nos princípios de igualdade e liberdade.
	
	O beneficiário objetiva os direitos exclusivos da liberdade.
	
	Que os beneficiários dos programas sociais sejam vistos nessa perspectiva e como objetos manipuláveis segundo os interesses dos apoiadores e gestores dessas iniciativas.
	
	Que os beneficiários dos programas sociais sejam vistos nessa perspectiva, segundo os interesses dos gestores dessas iniciativas, que visa lucro.
	�
	 6a Questão (Ref.: 201403098800)
	7a sem.: Meios de Comunicação e Democracia
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A Constituição de 1988 estabelece, no artigo 220, as bases ou o princípio geral e universal que deverá reger os meios de comunicação social, á saber:
	
	
	declarada e assegurada a livre manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não podendo existir qualquer tipo de restrição dentro dos princípios constitucionais.
	
	declarada e assegurada a livre manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, podendo existir qualquer tipo de restrição dentro dos princípios constitucionais.
	
	declarada e assegurada a livre manifestação do pensamento, a criação, sob qualquer forma, processo ou veículo, podendo existir tipo de restrição dentro dos princípios constitucionais.
	
	declara e assegura a livre manifestação da informação e expressão, restringindo na sua forma.
	
	declarada e assegurada a livre manifestação do pensamento e da à criação da mensagem, sob qualquer forma, podendo existir qualquer tipo de restrição dentro dos princípios constitucionais.
	�
	 7a Questão (Ref.: 201403098812)
	9a sem.: Comunicação, opinião pública e democracia
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Os cidadãos formam opinião através da informação, destacando-se a que é propiciada pelos meios de massa, tendo a mídia, em tese, uma função fundamental para a democracia, sendo correto afirmar:
	
	
	a qualidade da informação pouco se considera na contextualização da comunicação social.
	
	a mídia por ser agende fundamental de formação da opiniãopublica, a participação não interfere em sua concepção e produção.
	
	a mídia é estudada opostamente as comunicações sociais, pois apresentam elementos diferentes.
	
	a mídia não tem a preocupação em difundir informações, pois este é o papel do jornalista.
	
	a qualidade da democracia depende, entre outros fatores, da qualidade da informação e das características da estrutura de comunicação social.
	�
	 8a Questão (Ref.: 201403098806)
	8a sem.: Teoria do Agendamento
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O trabalho jornalístico no segmento do Terceiro setor, ocupa interesses recíprocos, que dentre eles, registra: os promotores de notícias, indivíduos que identificam uma ocorrência como especial; e os news assemblers, além dos consumidores de notícias. Assim, compreende como certo: 
	
	
	os news assemblers são os jornalistas que transformam um perceptível conjunto de ocorrências promovidas em acontecimentos públicos através de publicação ou radiodifusão; assim como os consumidores de notícias, são aqueles que assistem a determinadas ocorrências disponibilizadas pelos meios de comunicação.
	
	os news assemblers são os jornalistas que transformam os acontecimentos públicos através de publicação ou radiodifusão; assim como os consumidores de notícias, são jornalistas formados que assistem a determinadas ocorrências disponibilizadas pelos meios de comunicação.
	
	os news assemblers não são jornalistas, mas transformam um perceptível conjunto de ocorrências promovidas em acontecimentos públicos através de publicação ou radiodifusão; assim como os consumidores de notícias, são aqueles que assistem a determinadas ocorrências disponibilizadas pelos meios de comunicação.
	
	os news assemblers e os consumidores de noticias são aqueles que propõem a agenda política (governos, ONGs, movimentos, população) e que estão envolvidos no campo político.
	
	os news assemblers e consumidores de noticias, são indivíduos que identificam uma ocorrência como especial. 
	�
	 9a Questão (Ref.: 201403098838)
	15a sem.: Projeto Comunitário
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Compreende como projeto em comunicação comunitária, como sendo
	
	
	projeto de ações corretivas, disciplinares de condutas junto à comunidades de classe sociais A e B.
	
	processo inverso à comunicação dirigida.
	
	plano de ação de comunicação em comunidades específicas, com o desenvolvimento de um veículo alternativo.
	
	projeto eletrônico comunicacional dentro de uma classe socioeconômica não determinada.
	
	projetos de comunicação escrita á comunidades não especificas.
	�
	 10a Questão (Ref.: 201403098821)
	11a sem.: Tv Comunitária
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A Lei 8.977 de 1995, regulamentada pelo Decreto-Lei 2.206 de 1997, estabelece a obrigatoriedade das operadoras de TV a Cabo disponibilizar seis canais de utilização gratuita, no sentido dos canais de acesso público. Pelo Artigo 23 são três canais, compreendendo como: (A) legislativos, destinados ao Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembléias Legislativas/Câmaras de Vereadores. (B) um canal universitário, para uso partilhado das universidades sediadas na área de prestação do serviço. (C) um educativo-cultural, reservado para uso dos órgãos que tratam de educação e cultura do governo federal, governos estaduais e municipais e um comunitário, aberto para utilização livre por entidades não governamentais e sem fins lucrativos. (D) um educativo-cultural e um comunitário, aberto para utilização livre por entidades não governamentais e sem fins lucrativos, pois os mesmos apresentam a mesma finalidade. (E) um canal universitário e educativo-cultural, reservado para uso dos órgãos que tratam de educação e cultura do governo federal, governos estaduais e municipais e um comunitário, aberto para utilização livre por entidades não governamentais e com fins lucrativos. Esta correto afirmar: 
	
	
	As questões A, C e estão corretas,
	
	As questões A, B e D estão corretas
	
	As questões A,B, e C estão corretas,
	
	As questões B, D, e E estão corretas.
	
	As questões A , B e E estão corretas

Outros materiais