Buscar

av1 tcc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0237_AV1_ » TCC EM ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 
	Professor:
	RAPHAEL PORTO DOS SANTOS
	Turma: 9018/AR
	Nota da Prova: 5,5 de 5,5  Nota do Trab.: 3,5    Nota de Partic.: 0  Data: 27/10/2016 19:06:21
	
	 1a Questão (Ref.: 201302157210)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Ao escolher seu tema você deve ter levado em consideração sua contextualização na realidade e no campo de conhecimento no qual se insere. Informe qual o seu tema e sua identificação com ele.
		
	
Resposta: Antes da escolha do tema eu já pensava em pesquisar sobre o assunto, pois a competitividade além de ser um tema bom para pesquisas, é um tema que me atrai, e na busca por artigos, livros e revistas, pude perceber de fato a importância desse tema, já que uma boa administração mexe com toda a empresa . O tema escolhido foi governança corporativa, e o intuito da escolha do tema foi o aprofundamento no assunto que diz respeito à importância da aplicação dessa ferramenta no mercado de capitais brasileiro, já que As transformações no cenário econômico mundial e brasileiro nos últimos anos tiveram impactos significativos no mercado de capitais nacional, criando assim oportunidades competitivas e vantagens entre diferentes áreas das empresas. Esse é o ponto certeiro que mais me atraiu durante todo o tempo de pesquisa do presente trabalho.
	
Gabarito: O aluno deve falar o tema escolhido e como se identifica com ele.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302157226)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O problema específico de sua pesquisa, a ser investigado ao longo da realização do seu trabalho de conclusão de curso, deve apresentar exatamente o que você pretende investigar. Informe o seu problema de pesquisa, especificando a razão pela escolha em esclarecer esta sua dúvida.
		
	
Resposta: O presente trabalho busca responder e discutir as seguintes questões: como a Governança Corporativa pode contribuir para o maior desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro? Partindo desse ponto, procurei discutir a Governança Corporativa, apresentando pesquisas que representam uma contextualização geral acerca desse tema, haja vista a crescente importância do assunto no Brasil. Vale ressaltar também que, nos dias de hoje, com a globalização e competitividade cada vez mais acirradas, é preciso um aprimoramento no assunto buscando maior eficiência e preocupação com a lucratividade da organização.
	
Gabarito: O aluno deve mencionar o problema de sua pesquisa e porque acha que deve esclarecê-lo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302157235)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A formulação dos objetivos pretende indicar o se quer alcançar com a elaboração do trabalho, para que e para quem se endereça. (BARROS, A. ; LEHFELD, N. Fundamentos de Metodologia científica. São Paulo: Makron Books, 2013, p. 26). Apresente o objetivo geral de seu trabalho e os objetivos específicos.
		
	
Resposta: Os objetivos gerais e específicos do presente trabalho de pesquisa são, respectivamente, descrever o conceito e a evolução da chamada Governança Corporativa através dos tempos, partindo do conflito entre administradores e acionistas, mostrando como esta pode contribuir para o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro, com ênfase no mercado de ações; Discutir a Governança Corporativa apresentando pesquisas que representam uma contextualização geral acerca desse tema, haja vista a crescente importância do assunto no Brasil e descrever o conceito e a evolução da chamada Governança Corporativa através dos tempos, partindo do conflito entre administradores e acionistas, mostrando como esta pode contribuir para o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro, com ênfase no mercado de ações.
	
Gabarito: O aluno deve mencionar seu objetivo geral e os específicos que tenham relação com seu problema.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302157239)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A realidade vivida em cada situação-problema no cotidiano pode, muitas vezes, levar o pesquisador a se distanciar dos objetos de pesquisa, permanecendo no campo do senso comum, o que acarretaria um comprometimento da pesquisa científica. Portanto, cada pesquisador deve apresentar as justificativas que o levaram à escolha do seu tema de pesquisa. Apresente a justificativa científica que irá responder às suas questões de pesquisa.
		
	
Resposta: A Governança Corporativa é uma ampla área de pesquisa envolvendo finanças, economia e direito. O movimento em torno do tema é algo recente, tanto na academia quanto no mercado corporativo, com os debates se intensificando a partir do final da década de oitenta. A busca da relação entre características de governança corporativa e o valor da empresa, foco da maior parte dos estudos sobre o tema, parte do pressuposto de que a principal responsabilidade dos executivos é adicionar valor para o acionista. Todo o movimento em torno da governança corporativa se justifica pela hipótese de que o assunto é importante para o desempenho e valor das empresas. Como é este o questionamento da pesquisa, justifica-se a contribuição para o tema dentro do campo de administração de empresas no Brasil. Em um sentido mais amplo, o entendimento da governança corporativa visa não somente ilustrar a discussão sobre melhorias marginais nas economias com mercados de capitais sofisticados, mas também pode estimular mudanças institucionais profundas em lugares onde elas precisam ser feitas. O entendimento e a adoção de melhores práticas de governança corporativa pelas empresas brasileiras poderia, caso confirmada a hipótese da sua importância, ser útil para ajuda-las a se tornarem mais eficientes e para desenvolver o mercado de capitais nacional.
	
Gabarito: O aluno deve se preocupara em responder sua justificativa associada a relevância científica.

Outros materiais