Buscar

Introdução à Administração AV1

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0260_AV1_201509222618 » INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV1
	1a Questão (Ref.: 201510025458)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um sistema pode ser definido com um todo organizado; uma combinação de elementos formando um todo complexo ou unitário; um conjunto de partes coordenadas para realizar determinadas finalidades. Deste modo, assinale a alternativa CORRETA referente à consideração sobre sistema.
		
	
	São fatores que envolvem a análise do processo de monitoramento dos sistemas.
	
	São metas ou fins em direção a qual o sistema tende;
	
	Incluem duas funções básicas, o planejamento e o controle do sistema;
	
	Constituem todas as variáveis que estão ao lado ¿de fora¿ do sistema;
	 
	Os seres vivos são sistemas abertos com entradas e saídas em constante intercâmbio em relação ao meio ambiente;
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509986598)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos afirmar que Administrar é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar objetivos tanto da empresa como de seus membros. Dessa forma, é necessário que o ato de administrar seja realizado por profissionais competentes. As habilidades gerenciais são classificadas em três categorias: técnicas, humanas e conceituais e são utilizadas de acordo com o nível hierárquico do cargo e das tarefas a serem desenvolvidas pelo gestor. Escolha a opção que faz uma relação correta entre a HABILIDADE e NÍVEL HIERÁRQUICO:
		
	
	As habilidades conceituais são necessárias na mesma proporção, nos três níveis hierárquicos.
	
	Habilidades humanas são requeridas mais intensamente dos administradores que ocupam cargos de alta direção.
	 
	Quanto mais operacional o cargo a ser ocupado, mais habilidades técnicas serão necessárias para a realização das atividades.
	
	Quanto mais alto o nível hierárquico do cargo a ser ocupado, mais habilidades técnicas serão requeridas.
	
	Quanto mais operacional o cargo a ser ocupado, mais habilidades conceituais são necessárias.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509810888)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A empresa Entreprise está implementando um plano de ação focado em processos operacionais. Alberto que ocupa o cargo de gerente administrativo está liderando um projeto, muito bem articulado, visando tornar eficiente a realização das tarefas. Alberto está confeccionando um manual de operações, onde algumas atividades são padronizadas visando a previsibilidade dos resultados. Marque a alternativa que melhor representa o tipo de ambiente que é objeto do projeto que está sendo implementado por Aberto.
		
	
	Ambiente geral
	
	Ambiente externo
	
	Ambiente tarefa
	 
	Ambiente interno
	
	Ambiente de mercado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201510083146)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os planos referem-se as guias que integram e coordenam as atividades da empresa de modo a atingir os propósitos desejados. Os planos com duração de três ou mais anos, e que estão relacionados aos objetivos de longo prazo são denominados de:
		
	 
	Plano estratégico
	
	Plano operacional
	
	Plano tático
	
	Plano intermediário
	
	Plano gerencial
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509480747)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os ocupantes dos diferentes níveis organizacionais elaboram os seus Planos para bem orientar as atividades a serem executadas. Os Planos Operacionais que estão relacionados com métodos são denominados:
		
	
	orçamentos
	 
	procedimentos
	
	programas
	
	regulamentos
	
	políticas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509485450)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O planejamento organizacional envolve objetivos e concepção de planos (Sobral e Peci, 2008). Enquanto os objetivos especificam as metas futuras que a organização deseja alcançar, os planos estabelecem os meios para alcançá-los. Neste contexto, há três tipos de planos: os estratégicos, os táticos e os operacionais. Escolha a opção abaixo que contem algumas das características dos planos táticos:
		
	
	São feitos para o longo prazo, tendo forte orientação no ambiente externo da organização e por isso, não são específicos.
	
	Identificam processos específicos realizados pelo nível operacional e são realizados no curto prazo (dias, semanas, ou alguns meses), sendo constantemente adaptados diante das mudanças.
	 
	Traduzem objetivos gerais em específicos para as áreas funcionais como Operações, ou Finanças. Geralmente são elaborados para até um ano (médio prazo) definindo as principais ações a serem implementadas em cada unidade da organização.
	
	Conferem à organização um senso de direção, estabelecendo metas de médio prazo, sendo bastante específicos.
	
	São elaborados pelo CEO (Diretor-Presidente) da organização, visando maximizar os processos organizacionais e cortar custos no curto prazo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201509976358)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	João, Patrícia e Antônio, administradores recém-formados, decidiram unir-se em sociedade e criar uma microempresa de fornecimento de refeições em domicílio. Fizeram os trâmites legais, registraram um Contrato Social , emitiram CNPJ e Inscrição Estadual. Atualmente, estão separando os documentos para a inscrição da empresa na Prefeitura do Município para fins de obtenção do Alvará de Funcionamento. Quanto ao caso descrito acima, pode-se afirmar que:
		
	
	O tipo de empresa que os amigos estão registrando é uma organização do terceiro setor, pois não tem capital social elevado.
	
	O tipo de empresa que os amigos estão registrando é informal, pois os sócios são amigos de faculdade.
	
	O tipo de empresa que os amigos estão registrando é formal, pois os sócios são amigos de faculdade.
	
	O tipo de organização a que o caso se refere é uma organização formal de primeiro setor, pois é o primeiro empreendimento de todos os seus sócios.
	 
	Os amigos estão registrando uma organização formal, pois desde sua criação existem regras, contratos assinados e um objetivo comum.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201510072474)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração e serve como estrutura básica, como um conjunto de mecanismos de operação, decisão e coordenação. As principais características do desenho organizacional são:
		
	
	planejamento, organização, direção e controle
	
	introdução, desenvolvimento, maturidade e declínio
	
	ponto forte, ponto fraco, oportunidade e ameaça
	
	produto, preço, promoção e praça
	 
	diferenciação, formalização, centralização e integração
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509998171)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as alternativas a seguir, assinalando V - para as verdadeiras e F - para as falsas. 
( ) - Frederick Herzberg ficou conhecido pelos estudos sobre motivação humana. Segundo a sua teoria, a satisfação e a insatisfação no trabalho decorrem de dois conjuntos substancialmente diferentes e separados de fatores: os de higiene (como as condições de trabalho, salário, status e segurança), cuja ausência cria insatisfação; e os de motivação (realização, reconhecimento, satisfação no trabalho, responsabilidade e desenvolvimento pessoal), que são necessários à satisfação. 
( ) - Segundo a teoria de Herzberg os aspectos satisfatórios estavam mais relacionados ao conteúdo do trabalho (denominados fatores intrínsecos ou de motivação), enquanto os aspectos insatisfatórios diziam respeito às condições dentro das quais o trabalho era executado (fatores extrínsecos ou higiênicos). 
( ) - Todo comportamento humano é causado, motivado e orientado por objetivos pessoais e pode ser explicado por meio do ciclo motivacional: equilíbrio interno, estímulo ou incentivo, necessidade, tensão, comportamento ou ação e satisfação da necessidade ou frustração ou ainda compensação por meio de outro comportamento derivativo.
( ) - Cadavez se enfatiza mais os grupos e as equipes e não apenas o comportamento individualizado. As equipes são mais do que simplesmente grupos de pessoas. 
Assinale a ÙNICA alternativa que representa a correta sequência: 
		
	
	V, V, V, F
	
	F, F, V, V
	
	V, V, F, F
	 
	V, V, V, V
	
	V, F, V, V
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201509897550)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A abordagem comportamental da Administração propõe o abandono de posições normativas e prescritivas e a adoção de uma posição humanística e descritiva. Nessa abordagem, evidencia-se que o comportamento das pessoas tem relação direta com as convicções e os estilos utilizados pelos administradores. As teorias X e Y apresentam certas convicções sobre a maneira pela qual as pessoas se comportam dentro das organizações. De acordo com a Teoria Y, o homem é:
		
	 
	aceita as responsabilidades e também as procura
	
	é incapaz, por ser dependente das opiniões alheias, de autocontrole e disciplina.
	
	é egocêntrico e não percebe outras necessidades que não as próprias.
	
	tem seus objetivos pessoais opostos, em geral, aos objetivos da organização.
	
	é indolente e preguiçoso por natureza.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes