Buscar

Avaliando Aprendizado FUNDAMENTOS DE NEUROANATOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pontos: 0,1  / 0,1
	Anencefalia é uma malformação rara do tubo neural, caracterizada pela ausência parcial do encéfalo e da calota craniana, proveniente de defeito de fechamento do tubo neural nas primeiras semanas da formação embrionária. Na prática, a palavra "anencefalia" geralmente é utilizada para caracterizar uma má-formação fetal do cérebro. Nestes casos, o bebê pode apresentar algumas partes do tronco cerebral funcionando, garantindo algumas funções vitais do organismo Trata-se de patologia letal. Bebês com anencefalia possuem expectativa de vida muito curta, embora não se possa estabelecer com precisão o tempo de vida que terão fora do útero. Esta alteração pode ser diagnosticada, com certa precisão, a partir das 12 semanas de gestação, através de um exame de ultrassonografia, quando já é possível a visualização do segmento cefálico fetal. De acordo com o texto a anencefalia é uma alteração anatômica chamada de:
	
	 
	Monstruosidade
	
	Variação Anatômica
	
	Anomalia
	
	Transmutação Genética
	
	Estratificação Genética
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201601196879)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Relacione adequadamente a divisão embiológica com a divisão anatômica do sistema nervoso, indicando, a seguir, a sequência correta de respostas. (1) prosencéfalo; (2) mesencéfalo; (3) rombencéfalo. ( ) cérebro; ( ) cerebelo; ( ) bulbo; ( ) ponte; ( ) mesencéfalo.
	
	
	3,1,1,2,2
	
	1,2,3,2,1
	
	2,2,2,1,3
	 
	1,3,3,3,2
	
	1,1,1,3,2
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201601196877)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A dona do Eros, um pequeno e simpático cão Shih Tzu, observou que, toda vez que faz carinho em sua barriga, Eros inicia uma série de movimentos rítmicos com a pata traseira do lado que está sendo estimulado pelo carinho, como se ele estivesse se coçando. Ela acha graça dizendo que ele está sentindo cócegas. Como podemos explicar o comportamento de Eros?
	
	
	O carinho da dona inicia um arco reflexo complexo que envolve neurônios sensitivos eferentes à pele ao segmento correspondente da parte cervica da medula espinhal, neurônios de associação ascendentes ligando esta parte ao córtex frontal que levam à interpretação do animal de que ele está sentindo cócegas.
	 
	O carinho da dona inicia um arco reflexo simples que envolve neurônios sensitivos ligados à pele ao segmento correspondente da parte torácica da medula espinhal, neurônios de associação descendentes ligando esta parte aos segmentos que dão origem para a pata posterior e neurônios motores para os músculos da pata posterior são ativados provocando o movimento de se coçar.
	
	O carinho da dona inicia a despolarização de um grupo de neurônios aferentes que conectam a pele da barriga do animal com o seu córtex motor possibilando ao animal uma adequada interpretação da estimulação ambiental a qual se encontra submetido.
	
	O carinho da dona inicia uma reposta do animal que visa deixá-la feliz como de fato acontece maximizando assim a possibilidade de ganhar novos carinhos no futuro e aumentando a probabilidade dele ser adequadamente cuidado pela mesma.
	
	O carinho da dona inicia uma resposta motora programada geneticamente para a interação com seus pares direcionando o animal no sentido de manter um grupo de socialização que garanta sua sobrevivência mesmo em situações adversas.
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201601693802)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na tabes dorsalis, uma doença característica de lesão do funículo posterior, onde encontram-se os fascículos grácil e cuneiforme. Essa lesão vai ocorrer a perda de qual modalidade sensitiva abaixo:
	
	
	b) Pressão
	
	c) Dor
	
	d) Temperatura
	
	a) Propriocepção inconsciente
	 
	e) Estereognosia
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201601693779)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na maioria dos indivíduos, o hemisfério dominante para linguagem é o esquerdo. Atualmente admite-se que existam duas áreas corticais principais relacionadas com a linguagem: uma anterior, chamada área de Broca, responsável pela expressão da linguagem e outra posterior conhecida área de Wernicke, relacionada basicamente com a percepção da linguagem. Em relação as áreas de Brodmann qual a que corresponde a área de Wernicke.
	
	 
	d) 22 de Brodmann
	
	a) 45 de Brodmann
	
	b) 44 de Brodmann
	
	e) 4 de Brodmann
	
	c) 17 de Brodmann

Outros materiais