Buscar

EXERCICIOS PSICO EXPERIMENTAL ESQUEMAS DE REFORÇAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. O QUE SÃO ESQUEMAS DE REFORÇAMENTO? DEFINA 2 TIPOS.
R. Os esquemas de reforçamento são arranjos de contingências de reforçamento que especificam uma relação de dependência entre a quantidade de respostas, ou sua distribuição temporal, e a quantidade de reforços produzidos por essas respostas. De acordo com Ferster e Skinner (1957) esquemas de reforçamento são regras que especificam as relações entre respostas e reforços 
Quando o esquema de reforçamento especifica que todas as respostas de uma determinada classe operante serão reforçadas (um reforço para cada resposta), nomeamos o esquema de “esquema de reforçamento contínuo” ou CRF (Continuous Reinforcement). Esse é um esquema que produz uma taxa de respostas bastante alta.
Muito mais comuns na nossa vida e de muito interesse teórico são os esquemas de reforçamento intermitente, nos quais, mais de uma resposta ou uma determinada distribuição temporal das respostas é necessária para que haja reforçamento. Há, portanto, duas bases para a definição dos esquemas de reforçamento intermitente: a quantidade de respostas emitidas ou a passagem de tempo.
2. DEFINA OS 4 TIPOS DE REFORÇAMENTO INTERMITENTE. DÊ UM EXEMPLO DE CADA.
R. Quando o reforçamento depende da passagem do tempo, dizemos que o esquema intermitente é de intervalo. Quando o reforçamento depende da emissão de um determinado número de respostas, dizemos que o esquema é de razão.
Quando a resposta só é reforçada após a passagem de intervalos de tempo fixos (invariáveis) dizemos que o esquema é de intervalo fixo. Suponhamos que, em uma cidade muito organizada, haja um serviço de metrô tão eficiente que é possível dizer, sem nenhuma dúvida, que passará um trem exatamente a cada 15 minutos na estação. Um usuário desse metrô poderá emitir várias respostas de olhar para o túnel do metrô, mas só após a passagem de 15 minutos é que essa resposta será reforçada pela visão do trem se aproximando e, obviamente, pela possibilidade de se tomar o trem.
Quando o intervalo de tempo que é necessário transcorrer para que a resposta seja reforçada é variável, dizemos que o esquema é de intervalo variável.
3. COMO OS ESQUEMAS DE REFORÇAMENTO CONTINUO E INTERMITENTE SE DIFERENCIAM EM RELAÇÃO AOS EFEITOS SOBRE O COMPORTAMENTO? 
R No esquema de reforço contínuo, toda resposta é seguida do reforçador. Em experimentação, o esquema é chamado de continuous reinforcement, mais conhecido pela sigla CRF. Exemplos de reforçamento contínuo são comuns, como um carro novo com bateria nova e tanque cheio: toda vez que giramos a chave, este começa a funcionar; é o caso também daquele namorado amoroso que aceita todos os convites de sua namorada. Já no esquema de reforço intermitente, algumas respostas são reforçadas e outras, não. No dia-a-dia, no entanto, nem todos os comportamentos que emitimos são reforçados. Falamos, nestes casos, sobre esquemas de reforçamento intermitente. A característica definidora dos esquemas de reforçamento intermitente é o fato de que nem todas as respostas são seguidas de reforço, ou melhor, apenas algumas respostas são seguidas de reforço.

Outros materiais