Buscar

AV2 FUND. BIOQUIMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0235_AV2_201408129434 » FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Professor:
	PATRICIA SOBIERAJSKI BARRETO
	Turma: 9001/AX
	Nota da Prova: 2,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 10/06/2015 11:02:51
	
	 1a Questão (Ref.: 201408161119)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Lipídios são moléculas formadas por ácidos graxos, que dão características específicas a essa biomolécula. Esses acidos graxos possuem uma grande cadeia linear de carbonos, com um grupo funcional em sua ponta. Qual o grupo funcional orgânico que está presente na ponta da cadeia de carbonos que forma a molécula de ácido graxo?
		
	
	Álcool
	 
	Ácido carboxílico
	
	Aldeído
	
	Ácido fosfórico
	
	Éster orgânico
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408764444)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação aos processos de respiração e fermentação nos organismos vivos, pode-se afirmar que:
		
	 
	em ambos os processos ocorre formação de ácido pirúvico
	
	na respiração aeróbica não ocorre produção de ATP
	
	a respiração aeróbica produz menos ATP do que a fermentação
	
	através de ambos os processos ocorre produção de glicose
	 
	na respiração anaeróbica não ocorre produção de ATP
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408163190)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A gordura é um termo genérico para uma classe de lipídios. As gorduras ou graxas, produzidas por processos orgânicos tanto por vegetais como por animais, consistem de um grande grupo de compostos geralmente solúveis em solventes orgânicos e insolúveis em água. Sua insolubilidade na água deve-se à sua estrutura molecular, caracterizada por longas cadeias carbônicas. Por ter menor densidade, esta flutua quando misturada em água. As gorduras têm sua cadeia "quebrada" no organismo pela ação de uma enzima chamada lipase, produzida pelo pâncreas. Sobre as gorduras é correto afirmar:
		
	 
	As gorduras servem principalmente como fornecedores de colesterol, sendo degradadas nas células hepáticas durante a digestão celular. Alimentos ricos dessas substâncias costumam ser chamados de alimentos oleaginosos.
	
	As gorduras servem principalmente como isolantes térmicos, sendo armazenadas no tecido subcutâneo. Alimentos ricos dessas substâncias costumam ser chamados de alimentos termorreguladores.
	 
	As gorduras servem principalmente como fornecedores de energia, sendo degradadas nas células durante a respiração celular. Alimentos ricos dessas substâncias costumam ser chamados de alimentos energéticos.
	
	As gorduras servem principalmente como fornecedores de colesterol, sendo degradadas nas células musculares durante a digestão celular. Alimentos ricos dessas substâncias costumam ser chamados de alimentos redutores.
	
	As gorduras servem principalmente como amortecedoras de choques, sendo estocadas nas células durante a respiração celular. Alimentos ricos dessas substâncias costumam ser chamados de alimentos gordurosos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408764073)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando ocorre o processo de síntese proteica na célula, é necessária a presença de moléculas de aminoácidos, que podem ser obtidos de duas formas: ingeridos em alimentos ricos em proteínas, ou produzidos pelas células a partir de outras moléculas orgânicas. Nas alternativas abaixo marque respectivamente como são chamados os aminoácidos que um organismo não consegue produzir, e como são chamados os aminoácidos produzidos a partir de outras substâncias.
		
	
	Aminoácidos primários e aminoácidos secundários
	 
	Aminoácidos essenciais e aminoácidos naturais
	 
	Aminoácidos proteicos e aminoácidos não essenciais
	
	Aminoácidos globulares e aminoácidos secundários
	
	Aminoácidos naturais e aminoácidos essenciais
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408374268)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As lipoproteínas são moléculas responsáveis pelo transporte de lipídeos na corrente sanguínea. De acordo com a quantidade (porcentagem) das substâncias que as constituem podem ser classificadas em VLDL, LDL, HDL e quilomícrons. A alternativa que contém o composto que NÃO faz parte da estrutura das lipoproteínas é:
		
	 
	Vitamina E
	
	Apoproteína
	
	Colesterol esterificado
	
	Fosfolipídeos
	
	Colesterol livre
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408759663)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os lipídios podem ser classificados quanto à sua estrutura química de acordo com a presença de ácidos graxos ligados a outras substâncias químicas. Os lipídios estocados no tecido adiposo como reserva energética e formados pela união de três moléculas de ácidos graxos a uma molécula de glicerol são chamados de:
		
	
	fosfolipídios.
	 
	glicerídeos.
	 
	triacilgliceróis.
	
	esfingolipídios.
	
	glicolipídios.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408218771)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Paciente, 50 anos, fumante há mais de 30 anos, chega à emergência do hospital com quadro de dispinéia. Exames bioquímicos demonstraram um aumento na PCO2 do paciente. O diagnóstico foi de enfisema pulmonar. Baseado no relato apresentado, descreva como deveria estar o pH do sangue deste paciente e qual o distúrbio ácido-básico apresentado?
		
	
Resposta: O ph do sangue deste paciente deveria estar elevadissímo, e o disturbio apresentado é insuficiencia respiratoria, quando se encontra com dificuldade de respirar e há muito gás carbonico em sua circulação.
	
Gabarito: Devido ao aumento na PCO2 do paciente, isto acarretará em um aumento nos níveis de H+ e diminuição no pH do sangue. Dessa forma, conclui-se que o distúrbio ácido-básico apresentado pelo paciente é do tipo acidose respiratória.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408202465)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A dose energética deve ser equilibrada em termos de qualidade, de acordo com as necessidades do organismo. O ideal para o metabolismo humano são as seguintes porcentagens por dia: proteínas 12 a 15%; lipídios 30 a 35% e carboidratos 50 a 55%. Entretanto, existem muitas dietas da ¿moda¿ com diversos objetivos, dentre eles o emagrecimento, no qual a contribuição energética dos macronutrientes pode variar enormemente. Por exemplo, na dieta cetogênica o teor de carboidratos normalmente não ultrapassa 50g por dia o que seria considerado muito pouco. Discuta bioquimicamente (I) o motivo pelo qual este tipo de dieta induz perda de peso corporal em curto espaço de tempo e (II) o motivo pelo qual a concentração plasmática de corpos cetônicos tende a aumentar com essa dieta.
		
	
Resposta: I - Com o teor baixo de carboidratos na alimentação, tende perder peso corporal por não haver glicose necessaria, e perder energia. II - E tende aumentar a concentração plasmatica por ter somente excesso de proteínas.
	
Gabarito: Resposta: A dieta cetogênica pode induzir um a perda rápida de peso ¿na balança¿, pois o indivíduo perde muito glicogênio corporal. Essa perda se dá, pois o mesmo não ingere praticamente nada de carboidratos o que dificulta a reposição do glicogênio muscular e hepático. O ponto central é que a molécula de glicogênio é altamente solvatada, ou seja, o glicogênio é capaz de ¿reter água¿ no organismo. Alguns pesquisadores estipulam que para cada grama de glicogênio corporal retêm cerca de 3 a 4 g de água. Dessa forma, quando o conteúdo de glicogênio diminui a quantidade de água também é reduzida e o indivíduo perde peso ¿na balança¿, mas não necessariamente em gordura corporal. A concentração plasmática de corpos cetônicos aumenta, pois com uma ingestão mínima de carboidratos não haverá grandes estímulos para a liberação de insulina. Com a manutenção da insulinemia baixa a lipólise fica favorecida, liberando ácidos graxos. Uma parte desses ácidos graxos são captados pelo fígado que por sua vez sintetizam os corpos cetônicos que aumentam em concentração.
	
	
	 9a Questão(Ref.: 201408410495)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A avaliação do estado nutricional é uma avaliação feita ao indivíduo/paciente para verificar se a necessidade fisiológica por nutrientes está sendo alcançada. A avaliação da composição corporal ou antropometria faz parte da avaliação do estado nutricional. Sobre os parâmetros antropométricos NÃO É CORRETO afirmar que:
		
	 
	O IMC (Índice de Massa Corporal) deve ser correlacionado com o percentual de gordura corporal.
	
	A bioempedância (BIA) é a capacidade do organismo humano em conferir resistência à passagem de uma corrente elétrica.
	
	A espessura das dobras (pregas) cutâneas medem o depósito de gordura subcutânea.
	 
	O tecido muscular é menos hidratado e tem uma atividade metabólica menor que o tecido adiposo.
	
	O analisador da composição corporal da BIA mede a passagem de sinais elétricos quando estes sinais passam pela gordura, tecido magro e água.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408281262)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual é o tipo de ácido nucléico que é responsável pela codificação das proteínas?
		
	
	DNA de fita dupla.
	
	DNA de fita simples.
	 
	RNA ribossomal
	
	RNA transportador
	 
	RNA mensageiro.‏

Outros materiais