Buscar

Simulado 2 Anatomia Palpatória

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407662253)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os músculos da cintura escapular são responsáveis pelos movimentos realizados na escápula. Dentre esse grupo muscular, encontramos o músculo ________________ que possui origem nos processos espinhos de C7 a T5 e o músculo _________________ que possui origem nas 9 primeiras costelas, no qual ambos possuem inserção na borda medial da escápula. Com base na localização da musculatura responda:
		
	
	Redondo Menor e Redondo Maior
	
	Serrátil Anterior e Trapézio
	 
	Romboide e Serrátil anterior
	
	Serrátil Anterior e Romboide
	
	Infraespinhal e Romboide
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407093822)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Paciente sentado, cotovelo fletido a 90° e apoiado na maca, antebraço supinado. Fisioterapeuta sentado de frente para o paciente com uma das mãos segurando a mão do paciente. O paciente fará um movimento de flexão do punho sobre o antebraço, que será resistido pelo terapeuta ao nível dos metacarpos. O tendão ficará proeminente em 1/3 distal do antebraço, medialmente a um tendão de outro músculo. Marque apenas a alternativa que indica o tendão que está sendo palpado na descrição acima:
		
	
	Flexor radial do carpo
	
	Flexor superficial dos dedos
	
	Pronador redondo
	 
	Flexor ulnar do carpo
	 
	Palmar longo
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407099234)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Paciente com queixas de dor no ombro procurou o serviço de fisioterapia para avalição. Quando o terapueta palpou uma pequena depressão entre o tubérculo maior e o tubérculo menor do úmero o paciente relatou dor, assim como ao movimento de supinação de antebraço de maneira resistida. De acordo com a região anatômica e ao movimento desencadeador de dor, qual estrutura é o provável foco de dor do paciente?
		
	
	tendão do músculo deltóide
	
	Tendão do músculo braquial
	 
	Tendão da cabeça longa do bíceps
	 
	Tendão do músculo coracobraquial
	
	Tendão do músculo peitoral menor
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407652243)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em um determinado paciente avaliado o fisioterapeuta observou tensão no músculo braquial. Marque a alternativa que corresponda a palpação desse músculo:
		
	 
	paciente em DD, braço em abdução, terapeuta em pé de frente para o braço do paciente. O terapeuta irá posicionar a ponta dos dedos abaixo da porção curta do bíceps braquial que se situa sob o peitoral maior.
	
	paciente sentado ou em DD, com o braço fletido aproximadamente a 90, o terapeuta irá posicionar uma das mãos no antebraço resistindo o movimento de flexão do braço e a outra mão fazendo o movimento de pinça da região axilar até o mamilo
	 
	paciente sentado, fisioterapeuta irá localizar o tendão do bíceps, e ao movimento de flexão da articulação glenoumeral irá senti-lo contrair lateralmente ao tendão.
	
	paciente em DV, fisioterapeuta pede para o paciente realizar uma abdução do braço que sofrerá uma resistência.
	
	paciente sentado, com o antebraço apoiado na coxa, de costas para o terapeuta ou em DD. O terapeuta localiza a borda ventral da escápula. Esta palpação é a da seu ponto de inserção escapular.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407650423)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O cotovelo é composto por 3 ossos, o úmero, a ulna e o rádio. Esta é uma articulação em dobradiça, com função principal de fletir e estender. Mas existe uma segunda articulação dentro da articulação do cotovelo onde o rádio encontra com o úmero. Esta articulação secundária do cotovelo é a responsável pela prono-supinação. Ao palpar as estruturas ósseas na região posterior do cotovelo, no sentido de proximal para distal, em postura anatômica, pode-se localizar:
		
	
	Cabeça do rádio, epicôndilo medial e olecrano.
	
	Epicôndilo lateral, olecrano e cabeça do rádio.
	 
	Epicôndilo medial, olecrano e epicôndilo lateral.
	 
	Epicôndilo medial, epicôndilo lateral e olecrano.
	
	Epicôndilo lateral, olecrano e epicôndilo medial.

Outros materiais