Buscar

avaliando aula 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

"A participação crescente das mulheres nas atividades públicas e a conquista de direitos formais de cidadania não apenas desafiaram a hierarquia sexual moderna, mas atingiram em cheio o coração da família" (VAITSMAN, 1994, p. 32). Assinale a alternativa que não está em conformidade com o trecho acima.
		
	
	O fato da mulher estar inserida no mercado de trabalho e não ser dependente financeiramente do homem é um elemento que contribuiu para as novas configurações familiares.
	 
	As uniões livres foram crescendo aliadas ao aumento do trabalho assalariado das mulheres.
	
	Muitas famílias passaram a ser chefiadas por mulheres sem que a sociedade fizesse tanta pressão como fizera outrora.
	
	A família contemporânea passou a conviver com uma pluralidade de outros padrões de casamentos e famílias, inclusive com a mulher sendo chefe de família.
	 
	A participação da mulher no mercado de trabalho não exerceu qualquer influência nos novos padrões familiares.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201789016)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	Pragmatismo Político Luis Soares Fonte: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/08/tradicional-familia-brasileira-perde-espaco.html Pela primeira vez, modelo 'tradicional' de família já não é maioria no Brasil Formação clássica "casal com filhos" deixou de ser maioria no Brasil: segundo o IBGE, representa 49,9% dos domicílios, enquanto outros tipos de famílias já somam 50,1% Pai, mãe e filho já não reinam mais nos lares brasileiros A família brasileira se multiplicou. O modelo de casal com filhos deixou de ser dominante no Brasil. Pela primeira vez, o censo demográfico captou essa virada, mostrando que os outros tipos de arranjos familiares estão em 50,1% dos lares. Hoje, os casais sem filhos, as pessoas morando sozinhas, três gerações sob o mesmo teto, casais gays, mães sozinhas com filhos, pais sozinhos com filhos, amigos morando juntos, netos com avós, irmãos e irmãs, famílias "mosaico" (a do "meu, seu e nossos filhos") ganharam a maioria. Os dados apresentados acima mostram mudanças na sociedade brasileira. Segundo a Antropologia os casais homoafetivos vivendo com filhos:
		
	 
	É uma família, pois a construção da família é um dado cultural e a cultura é dinâmica, gerando ao longo do tempo e nas diferentes sociedades diversos modelos de família.
	
	Não podem ser considerados uma família, pois muitos não concordam com esta ideia.
	
	Não devem ser aceitos pela sociedade em função dos dogmas religiosos.
	
	Gera graves problemas demográficos, pois a concepção não é possível.
	
	É uma aberração anti-natural, pois está contra os princípios da Antropologia.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202188185)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (0)
	
	As comunidades quilombolas são grupos, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas e com ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida, conforme Decreto nº 4887/03. Essas comunidades possuem direito de propriedade de suas terras consagrado desde a Constituição Federal de 1988. Um levantamento da Fundação Cultural Palmares (FCP) mapeou 3.524 comunidades quilombolas no Brasil. Há outras fontes, no entanto, que estimam cerca de 5 mil comunidades. Partindo dessa perspectiva, foi criada a Agenda Social Quilombola (ASQ). O objetivo é articular as ações no âmbito do Governo Federal, por meio do Programa Brasil Quilombola (PBQ). Fonte: http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/povosecomunidadestradicionais/quilombolas. As comunidades quilombolas acima referidas inserem-se no contexto de criação e reconhecimento de:
		
	
	Novas identidades de classe
	 
	Novas identidades de gênero
	 
	Novas identidades étnicas
	
	Novas identidades nacionais
	
	Novas identidades regionais
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201793741)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	Como demonstra Miriam Goldenberg em "Novas famílias nas camadas médias urbanas", o final da década de 1960 e início da década de 1970 são marcos fundamentais nas transformações dos papéis femininos e masculinos na sociedade brasileira e, consequentemente, da concepção de família em nosso país.   Segundo a perspectiva sociológica de transformações nos padrões sociais, marque a alternativa correta:
		
	
	o reconhecimento jurídico de adoções de crianças por casais socio-afetivos representa um retrocesso moral da sociedade, pois viola a concepção sociológica contemporânea de família
	
	o reconhecimento jurídico de união estável por casais socio-afetivos representa um retrocesso moral da sociedade, pois viola a concepção sociológica contemporânea de família
	 
	a união homo-afetiva, com ou sem adoção de crianças, pode ser reconhecida sociológica e juridicamente como família, conforme as novas dinâmicas morais da sociedade.
	
	não é possível reconhecer socialmente ou juridicamente a união homo-afetiva como família, pois a mesma deve ser composta por um homem e uma mulher, com ou sem filhos.
	
	o reconhecimento jurídico de direitos previdenciários (pensão por morte do INSS) ao companheiro (a) socio-afetivo (a) sobrevivente representa um retrocesso moral da sociedade, pois viola a concepção sociológica contemporânea de família
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201593146)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	Leia o artigo transcrito da Constituição da Republica Federal: "Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. §1° O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional." (BRASIL. Constituição [1988]. Constituição da República Federativa do Brasil. 31. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. p. 134.) É correto afirmar que no artigo transcrito a Constituição Federal:
		
	
	Propõe um modelo para apresentação de projetos culturais.
	 
	Estimula o investimento estatal que visa evitar o hibridismo cultural.
	
	Orienta o processo de homogeneização e padronização cultural.
	 
	Reconhece a existência da diversidade cultural e da pluralidade étnica no país.
	
	Impõe restrições para o exercício da interculturalidade.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202120453)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	A partir dos anos 1970, ainda que fosse dominante o modelo da família nuclear, surgem versões inéditas de conjugalidade, sendo os indivíduos das camadas médias urbanas os que primeiro buscaram alternativas fora dos padrões institucionalizados. Apesar do predomínio do modelo nuclear conjugal, entre as famílias das camadas médias, aumentaram as experiências de vínculos afetivo-sexuais variados e o contingente de mulheres optando pela maternidade fora da união formalizada, por exemplo. Estas mudanças da concepção de família, desde então, ganhou mais recentemente um novo capítulo:
		
	
	o fortalecimento jurídico da família tradicional;
	 
	estigma sobre as famílias homoafetivas;
	 
	o reconhecimento social e jurídico da família homoafetiva;
	
	o enfraquecimento da família homoafetiva;
	
	a substituição da família nuclear pela família homoafetiva
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201564477)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (0)
	
	 
Observe a figura, leia o texto e responda à questão proposta (adaptada do ENADE 2005)
 Tendo em vistaa construção da ideia de nação no Brasil, o argumento da personagem expressa:
		
	
	 
O fortalecimento do separatismo estadual
	 
	 
A afirmação da identidade regional
	
	 
O esfacelamento da unidade do território nacional
	
	 
O ressurgimento do fundamentalismo local
	
	 
A fragilização do multiculturalismo global
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201788205)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	"ACABOU-SE A AGONIA. DESDE ONTEM, DIA 16/05/2013, NENHUM CARTÓRIO EM TERRITÓRIO BRASILEIRO PODE SE RECUSAR A REALIZAR O CASAMENTO DE PARES HOMOAFETIVOS. POR DECISÃO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ), TODOS OS CARTÓRIOS DO PAÍS SÃO OBRIGADOS A CELEBRAR CASAMENTOS GAYS. A PARTIR DESTA DECISÃO, O CASAMENTO CIVIL ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO PASSA A SER LEGAL EM TODO O BRASIL, COM OS MESMOS REQUISITOS, DIREITOS E EFEITOS DE UM CASAL HETEROSSEXUAL." (O POVO ONLINE - 17/05/2013) AS QUESTÕES COLOCADAS NO TEXTO SÃO:
		
	
	VERDADEIRAS, JÁ QUE A TENDÊNCIA É NÃO ASSEGURAR OS DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS E DIREITO REAL DE HABITAÇÃO AO COMPANHEIRO SOBREVIVENTE.
	 
	FALSAS, PORQUE APESAR DO PREDOMÍNIO DO MODELO NUCLEAR CONJUGAL, ENTRE AS FAMÍLIAS DAS CAMADAS MÉDIAS, AUMENTARAM AS EXPERIÊNCIAS DE VÍNCULOS AFETIVO-SEXUAIS VARIADOS.
	
	VERDADEIRA, PORQUE OS PADRÕES CULTURAIS DE UMA SOCIEDADE SÃO IGUAIS A TODAS AS OUTROS PADRÕES.
	
	FALSAS, POIS NENHUM CARTÓRIO EM TERRITÓRIO BRASILEIRO PODE SE RECUSAR A REALIZAR O CASAMENTO DE PARES HOMOAFETIVOS.
	 
	VERDADEIRAS, POIS O USO DA EXPRESSÃO "FAMÍLIA HOMOSSEXUAL" OU "FAMÍLIA HOMOAFETIVA" REVELA QUE ESSE NOVO MODELO DE FAMÍLIA É UMA REALIDADE SOCIAL, TENDO SIDO, INCLUSIVE, OBJETO DE RECONHECIMENTO EM VÁRIAS DECISÕES DO PODER JUDICIÁRIO.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes