Buscar

Avaliando Aprendizado DESENVOLVIMENTO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Prévia do material em texto

Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante seu período de desenvolvimento, Pedro cresceu muito rapidamente entre os primeiros anos de vida, ganhou peso e aprendeu a falar muitas palavras diferentes. De acordo com os processos de desenvolvimento humano, que tipo de mudança está envolvida no caso de Pedro?
	
	
	mudança de persistência
	 
	mudança quantitativa
	
	mudança qualitativa
	
	mudança de construção social
	
	mudança simbólica
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201601850127)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante o processo de desenvolvimento, os sujeitos passam por mudanças quantitativas e qualitativas. As mudanças quantitativas são mudanças em número ou em quantidade, por exemplo, o aumento de peso, de altura, aumento do vocabulário. As mudanças qualitativas são mudanças no(a) __________, no(a) ___________, na qualidade de um determinado aspecto do desenvolvimento.
	
	
	na compreensão, na produção;
	
	na estrutura, na fase;
	
	na fase, no período
	 
	na estrutura, na organização;
	
	no desempenho, na fase;
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201601850284)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿O estudo do desenvolvimento humano é complicado pelo fato de que a mudança e a estabilidade ocorrem em diversos aspectos da pessoa.¿ (Papalia, 2006, p.51). Sobre os aspecto do desenvolvimento é CORRETO AFIRMAR afirmar.
	
	
	A mudança e a estabilidade nas capacidades mentais, como aprendizagem, memória, linguagem, pensamento, julgamento moral e criatividade constituem o desenvolvimento físico.
	 
	Os aspectos e domínios do desenvolvimento - desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento físico e desenvolvimento psicossocial - estão interligados, cada um influencia os outros.
	
	A mudança e a estabilidade na personalidade e nos relacionamentos sociais constituem juntos o desenvolvimento cognitivo do indivíduo.
	
	O crescimento do cérebro, das capacidades sensórias, das habilidades motoras e da saúde são parte do desenvolvimento cognitivo.
	
	O desenvolvimento físico na primeira infância é o mais rápido de todo o ciclo vital.
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201601850181)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Papalia e Olds (2000, p. 25) descrevem o desenvolvimento humano da seguinte maneira: "O campo do desenvolvimento humano focaliza o estudo científico de como as pessoas mudam, e também de como ficam iguais, desde a concepção até a morte. As mudanças são mais óbvias na infância, porém ocorrem durante toda a vida" (Papalia & Olds, 2000, p. 25). Apoiado na definição desses autores, marque a alternativa que se refere ao objeto de estudo da Psicologia do Desenvolvimento.
	
	 
	curso de mudanças ao longo de toda vida
	
	curso de mudanças a partir da fase adulta
	
	curso de mudanças a partir da adolescência
	
	curso de mudanças a partir da terceira idade
	
	curso de mudanças a partir da infância
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201601850182)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na visão das Teorias Cognitivo-desenvolvimentais, Piaget afirma que a natureza do organismo humano é adaptar-se ao seu ambiente. Conforme a visão de Piaget sobre o desenvolvimento humano, é CORRETO afirmar que:
	
	
	A criança aprende por meio somente do condicionamento clássico, ou seja, necessariamente deve estar presente um estímulo que lhe dê um reforço positivo, quando o utiliza.
	
	A criança (assim como o adulto) busca passivamente compreender o ambiente.
	 
	A criança explora e manipula o ambiente e nele busca suas necessidades.
	
	O ambiente molda a criança e a criança imita o que visualiza nesse ambiente.
	
	A criança (assim como o adulto) não examina os objetos, mas os manipulam.

Outros materiais