Buscar

AP2 ALFA 2 2016.2.GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
 AVALIAÇÃO PRESENCIAL 2 / AP2 – 2016.2
Disciplina: Alfabetização 2
Coordenador (a): Stella Maris de Macedo
Aluno(a):_____________________________________ Matr.:_____________________
Polo: _________________ 
Questão 1 ( 3 pontos )
Com base na citação abaixo escreva um texto, com 10 linhas no máximo, indicando como o professor pode contribuir para que a escola se torne um espaço de teoria em movimento e qual o sentido da reflexão na prática docente e na formação do professor.
“Reconhecer a professora como capaz de teorizar sobre a sua prática, é para nós um princípio teórico epistemológico que alicerça nossa postura política e que nos faz considerar a escola como um espaço de teoria em movimento permanente de construção, desconstrução e reconstrução.”GARCIA, Regina Leite (Org.).A formação da professora alfabetizadora:reflexões sobre a prática. 4ed. São Paulo:Cortez, 2003, P. 21.
Expectativa de resposta: 
O professor deve registrar e ter uma postura reflexiva sobre a sua prática, desenvolvendo um pensar crítico sobre suas ações pedagógicas. Grupos de estudo, leituras e discussões teóricas a luz da prática pedagógica e vice-versa auxiliam na elaboração de novas práticas e teorias. É importante e necessária a reflexão do professor, pois traz o pensar no que se faz enquanto se está fazendo.
A partir da reflexão sobre sua prática pedagógica, o professor se torna capaz de fazer uma leitura crítica das experiências que vivencia nas diferentes situações de sala de aula, com os alunos, educadores e consigo mesmo à luz das teorias que fundamentam seu trabalho, a fim de auxiliá-lo a teorizar sobre sua prática. Este processo reflexivo é imprescindível, pois proporciona a pesquisa sobre a própria ação num processo consciente de interpretação da realidade e de compreensão de que o seu desenvolvimento e formação é fruto de um trabalho reflexivo, construído de forma crítica, sistemática e coletivamente. Na formação dos professores, a reflexão sobre a prática passa a ser o eixo central, o lugar de produção do saber. 
Questão 2 ( 2 pontos )
	Tomando como base o estudo das aulas sobre avaliação, marque abaixo, a única afirmativa falsa e justifique sua escolha.
	( )
	Apesar do uso de diferentes instrumentos e procedimentos, a escola ainda utiliza a avaliação como instrumento de controle e hierarquização dos estudantes.
	( )
	As reflexões sobre avaliação só tem sentido quando se compreende que esta prática pedagógica está atrelada diretamente a produção do fracasso / sucesso escolar.
	( x )
	A heterogeneidade viabiliza a troca e a construção de novos conhecimentos entre os alunos, o que possibilita o uso de padrões pré- definidos no processo avaliativo e a mensuração das respostas e dos seus resultados.
	( )
	Uma avaliação pode ser considerada eficiente quando as atividades propostas focam conhecimentos que possuem relevância no contexto dos alunos e criam condições de elaboração do processo da aprendizagem. 
	( )
	A prática de avaliação cristalizada na escola é fortalecida pelos procedimentos da avaliação tradicional e pela resistência de alguns professores. 
Expectativa de resposta: O equívoco que há na afirmativa falsa é que a heterogeneidade ao viabilizar a troca e a construção de novos conhecimentos entre os alunos, não possibilita o uso de padrões pré- definidos no processo avaliativo e a mensuração das respostas e dos seus resultados. É conflitante acreditar que em uma turma heterogênea seja possível mensurar respostas e resultados.
Quando acreditamos na troca de conhecimento vemos a possibilidade de uma avaliação diagnóstica que nasce a cada conteúdo apreendido. Dessa forma a avaliação torna-se focada em perceber os avanços dos alunos e construir estratégias para as eventuais dificuldades. 
Questão 3 (2,5 pontos)
 “A relação entre educação e tecnologia é algo que, nos dias de hoje, não pode ser ignorada; ao contrário, deve ser objeto de uma ampla e criteriosa reflexão, fundamentada em bases teóricas consistentes.” ( Conteúdo e forma, volume 2, p. 8)
Assinale com um X, as alternativas que melhor expressam uma aprendizagem que visa construir uma postura reflexiva e, ao mesmo tempo, objetiva, de como utilizar a tecnologia como aliada ao processo de formação dos alunos.
( x ) Precisamos aprender a usar, em sala de aula, artifícios: a curiosidade, o suspense, a comédia e o prazer. Não somos atores nem produtores de TV nem de vídeo. Mas precisamos admitir que, há a necessidade de uma reflexão na busca de novas alternativas para a utilização de novos recursos no cotidiano da escola, de forma crítica e construtiva.
( ) Os processos de alfabetização, com a utilização de projetos pedagógicos, devem prescindir do uso da TV e do Vídeo, por serem elementos integrantes da realidade, do mundo e da sociedade que desejamos transformar.
( x ) Portanto, a alfabetização digital, na perspectiva da inclusão, precisa ser mais do que desenvolver habilidades para o uso e o consumo. Significa a possibilidade de desenvolver habilidades que permitam o uso crítico, a produção de conhecimento a partir do uso da tecnologia. 
( ) Utilizar exclusivamente programas indicados pela escola e/ ou CD’s-ROM (“softwares educativos’’) com joguinhos e atividades prontas para as crianças, sem nenhum professor ou educador, facilitam o trabalho em sala de aula, sendo adequados às necessidades e a realidade das crianças.
( ) Escolas que possuem laboratório de informática facilitam o trabalho do professor no sentido de favorecer o encontro com diferentes softwares de edição de texto e desenho que podem ser utilizados livremente a partir de propostas construídas coletivamente com a turma.
Questão 4 ( 2,5 pontos)
De acordo com o estudo da aula 30, a concepção freireana de alfabetização, analise as afirmativas abaixo. Posicione-se concordando ou discordando das mesmas. 
Alfabetizar na perspectiva da leitura do mundo é respeitar saberes, valorizar a sabedoria que resulta das experiências culturais. 
( x ) concordo ( ) discordo
A educação é um processo de repetição, portanto restritiva. O destino do homem é o de ser objeto da educação. 
( ) concordo ( x ) discordo
O homem faz a história em comunhão com o mundo e com outros homens no mundo. E não de forma isolada e descontextualizada. 
( x ) concordo ( ) discordo
As leituras de mundo que os homens fazem estão fundadas numa linguagem cartesiana na expressão dos modelos que aprende e reproduz todos os dias. 
( ) concordo ( x ) discordo
Aprender a ler e escrever é antes de qualquer coisa aprender a ler o mundo; compreender seu contexto, localizar-se no espaço social mais amplo, a partir da relação linguagem-realidade. 
( x ) concordo ( ) discordo

Outros materiais