Buscar

Prova AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0012_AV1_201201258944 » DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201201258944 - THAIS CAMILA PEREIRA BARBOSA
	Professor:
	SILVIA MARIA DE MACEDO COSTA RODRIGUES
	Turma: 9036/BJ
	Nota da Prova: 7,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 05/10/2016 11:08:20
	
	 1a Questão (Ref.: 201201523986)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	QUAL FOI A PRIMEIRA CONFERÊNCIA SOBRE O MEIO AMBIENTE, REALIZADA PELA ONU, E CONSIDERADA COMO MARCO INICIAL DO DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL?
		
	 
	A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O MEIO AMBIENTE HUMANO, REALIZADA NA CIDADE DE ESTOCOLMO, SUÉCIA.
	
	A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DENOMINADA RIO+20, REALIZADA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
	
	A CONFERÊNCIA DO RIO DE JANEIRO SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, TAMBÉM CONHECIDA COMO RIO-92, ECO-92 OU CÚPULA DA TERRA.
	
	A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE A MUDANÇA CLIMÁTICA QUE OCORREU EM BALI, INDONÉSIA.
	
	A CONFERÊNCIA DO CLIMA REALIZADA EM VARSÓVIA, POLÔNIA.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201991223)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Vinte anos após a Rio-92, e diante da crise ambiental alarmante, ocorreu, em junho de 2012, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, com a participação de lideranças de 193 países que fazem parte da ONU. O principal objetivo era o de renovar e reafirmar o compromisso com o desenvolvimento sustentável após 20 anos da Rio-92 e identificar ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta e de eliminação da pobreza. Sendo Assim, assinale abaixo a cidade que sediou tal Conferência:
		
	 
	Rio de Janeiro
	
	Estocolmo
	
	Bogotá
	
	Palermo
	
	Paris
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201995664)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a alternativa Correta, sobre o princípio geral do Direito Ambiental, consolidado na Declaração Rio/92, referendado no Art.225, da CF, ... impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações, na CF, Art. 170, VI, da ordem econômica, e em diversos outros dispositivos previstos em nosso sistema jurídico ambiental
		
	 
	princípio da prevenção
	 
	princípio do desenvolvimento sustentável
	
	princípio da cooperação
	
	princípio da prevenção ou da precaução
	
	princípio da responsabilidade ambiental
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201907778)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual princípio está inscrito no item 17 da Declaração de Estocolmo de 1972 e conceitua-se por: "Deve ser confiada, às instituições nacionais competentes, a tarefa de planificar, administrar e controlar a utilização dos recursos ambientais dos Estados, com o fim de melhorar a qualidade do meio ambiente".
		
	
	Princípio Democrático ou da Participação e da Informação.
	
	Princípio das Instituições Nacionais.
	
	Princípio do Limite.
	 
	Princípio da Obrigatoriedade da Intervenção Estatal na Defesa do Meio Ambiente.
	
	Princípio do Equilíbrio.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201458541)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Constituição Brasileira estabelece que o meio ambiente ecologicamente equilibrado é "bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações" (art. 225, da CRFB). Prevê também a Constituição o fundamento da "dignidade da pessoa humana" (art. 1º, III, da CRFB) e que a "República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelo princípio da prevalência dos direitos humanos" (Art. 4º, I, da CRFB). A Lei nº 6.938/1981 define o meio ambiente como o "conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas" (art. 3º, I). Com base apenas em tais normas, assinale a melhor proposição dentre as que seguem:
		
	
	Os direitos fundamentais têm apoio nos conceitos jurídicos de dignidade, liberdade, igualdade, irrenunciabilidade, a irrevogabilidade, a imprescritibilidade, a inalienabilidade, a inviolabilidade, a universalidade, a interdependência e a complementaridade, dispondo de características que os distinguem e apartam do direito ambiental.
	
	Os conceitos que regem os direitos fundamentais são independentes e suas normas devem ser estudadas em separado, não correlacionadas com o Direito Ambiental. Tal conclusão deve-se à proteção ao meio ambiente equilibrado ter normatividade própria e disciplina autônoma, alcançando assim seu próprio status de ramo do direito.
	
	Os direitos humanos fundamentais não dizem respeito ao Direito Ambiental, mas sim, tão somente, à liberdade (direitos civis e políticos) à moradia e ao trabalho, não estando correlacionados com o Direito Ambiental.
	
	O vasto de campo de estudo do direito ambiental é extenso, mas não compreende o conceito dos direitos humanos e fundamentais, cuja formulação é distinta e independente.
	 
	O meio ambiente sadio é essencial para uma vida digna, de modo que o direito ao meio ambiente equilibrado é um direito humano fundamental, correlacionado com o direito à vida e à saúde.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201524006)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A REDAÇÃO DO ARTIGO 21, INCISOS IX, XIX E XX DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DISPÕE QUE: COMPETE A UNIÃO: IX. ELABORAR E EXECUTAR PLANOS NACIONAIS E REGIONAIS DE ORDENAÇÃO DO TERRITÓRIO E DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL; XIX. INSTITUIR SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS E DEFINIR CRITÉRIOS DE OUTORGA DE DIREITOS DE SEU USO; XX. INSTITUIR DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO, INCLUSIVE HABITAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICO E TRANSPORTES URBANOS.
DIANTE DOS CRITÉRIOS DE COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL EM MATÉRIA AMBIENTAL, MARQUE A RESPOSTACORRETA SOBRE A COMPETÊNCIA DAS NORMAS EXPRESSAS NOS INCISOS DO ART.21, DA CF/88
		
	
	COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) CONCORRENTE.
	
	COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) COMUM.
	 
	COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) EXCLUSIVA.
	
	COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONCORRENTE.
	 
	COMPETÊNCIA LEGISLATIVA PRIVATIVA.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201898199)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(CESPE - 2010 - MPE-SE - Promotor de Justiça) A PNMA foi estabelecida em 1981 mediante a edição da Lei nº 6.938/81, que criou o Sisnama. O objetivo dessa lei é o estabelecimento de padrões que tornem possível o desenvolvimento sustentável, por meio de mecanismos e instrumentos para maior proteção do ambiente. A respeito desse assunto e considerando o disposto na lei, assinale a opção correta.
		
	
	O Sisnama congrega os órgãos e as instituições ambientais da União, dos Estados e dos Municípios; o DF não compõe esse sistema.
	 
	É objetivo da PNMA a compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
	
	Poluição e poluidor são conceitos doutrinários não definidos na lei da PNMA.
	
	O Sisnama possui dois órgãos superiores e cinco órgãos locais.
	
	Órgãos municipais estão impedidos de elaborar normas ambientais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201898201)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(CESPE - 2012 - MPE-TO - Promotor de Justiça) Os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente incluem o:
		
	 
	Zoneamento ambiental e o projeto de desenvolvimento de pesquisa biomarinha.
	
	Relatório de impacto ambiental e o desenvolvimento de pesquisas biotecnológicas.
	 
	Licenciamento ambiental e o zoneamento ambiental.
	
	Licenciamento ambiental, o zoneamento ecológico e o plano de manejo econômico das florestas.
	
	Estudo de impacto ambiental e o manejo seletivo das espécies endêmicas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201461502)
	Pontos:1,0  / 1,0
	A Empresa Vital Saúde requereu, ao órgão ambiental competente, concessão de licença ambiental, com vistas à instalação de um aterro sanitário. Marque a alternativa CORRETA, ao entender-se a exigência do EIA-RIMA pelo órgão ambiental competente:
		
	
	O EIA deve ser um processo sequencial, que comece com a descrição da atividade proposta, prossiga com a análise das medidas mitigadoras e termine com a apresentação das consequências negativas do empreendimento, de forma a servir de base à tomada de decisão, que é sempre política, sobre o projeto.
	
	O EIA contribui para informar de maneira completa e exaustiva acerca de todos os desdobramentos de determinado projeto, permitindo que as organizações não governamentais possam tomar mais corretamente posição em relação a ele, de forma a eliminar a influência das elites científicas sobre a mídia.
	 
	Exige-se o EIA, para a realização de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, sendo, por isso, necessário determinar os limites geográficos da área que será direta ou indiretamente afetada pelos impactos decorrentes da implementação do projeto.
	
	O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é um complemento do EIA em linguagem mais elaborada e complexa, destinada aos cientistas pesquisadores mais ligados ao tema
	
	Deve ser elaborado por equipe multidisciplinar habilitada, não dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto e que será responsável tecnicamente pelos resultados apresentados.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201461489)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ministério Público Federal do Pará questiona na Justiça o empreendimento da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. O órgão move diversos processos contra a instalação da usina. Os principais argumentos são o desrespeito aos povos indígenas, os impactos ambientais e a questão financeira que envolve a usina de Belo Monte. Marque a alternativa CORRETA em relação ao EIA_RIMA:
		
	 
	O licenciamento ambiental está condiconado à realização de estudo prévio de impacto ambiental. Ante a irreversibilidade dos danos ao meio ambiente não podem ser afastados os princípios da prevenção e da precaução.
	
	O EIA contribui para informar de maneira completa e exaustiva acerca de todos os desdobramentos de determinado projeto, permitindo que as organizações não governamentais possam tomar mais corretamente posição em relação a ele, de forma a eliminar a influência das elites científicas sobre a mídia.
	
	Deve ser dada publicidade aos Estudos de Impacto Ambiental e permitida a participação em sua elaboração pelos técnicos da coletividade local.
	
	A exigência ou não de EIA decorre sempre da discricionaridade do administrador, que deve verificar, em cada caso, o grau de ofensividade ambiental do empreendimento proposto e determinar, se necessária, a formulação do EIA/RIMA, independentemente das atividades exigíveis pela Resolução CONAMA 001/86, Art.2º.
	
	O estudo de impacto ambiental e o seu relatório são documentos técnicos de caráter sigiloso, de forma a impedir danos às empresas concorrentes da obra pública em estudo

Continue navegando