A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
30 pág.
AV1 HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA

Pré-visualização | Página 1 de 9

AV1 HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA
	 1a Questão (Ref.: 13221)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O período histórico denominado ¿Industrialização¿ foi muito importante para as ciências da saúde. O trabalho sistemático, o modo de produção em série, o envolvimento do trabalho humano em grandes centros, marcou uma era. Sobre a Indurstrialização, podemos afirmar:
		
	
	A aplicação profissional de ações derivadas da atenção à saúde foi substituída por concepções predominantemente religiosas da época.
	
	Más condições de vida da população levaram a proliferação de inúmeras doenças, sobretudo, doenças relacionadas ao trabalho, neste momento surge o fisioterapeuta.
	
	O caráter eclesiástico das doenças impedia o desenvolvimento da saúde curativa.
	 
	O trabalho voltado para as condições de saúde se concentraram na patologia do indivíduo já acometido pela doença. Acidentes de trabalho e lesões por esforço repetitivo fazem muitas vítimas.
	
	Havia preocupação em preservar as condições normais de saúde do indivíduo, nota-se, então, o aparecimento do conceitos de manutenção e prevenção.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 76305)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Paciente com Insuficiência Respiratória Aguda (IRA), é internado no hospital e encaminhado à UTI onde receberá atendimento buscando a manutenção da sua vida. Sabendo que existem os níveis de atenção à saúde, assinale a alternativa que corresponda ao nível de atenção à saúde do caso exposto acima
		
	
	Nível de Prevenção da Atenção à Saúde
	
	Nível Primário de Atenção à Saúde
	
	Nível Secundário de Atenção à Saúde
	
	Nível de Promoção da Saúde
	 
	Nível Terciário de Atenção à Saúde
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 13041)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	¿O campo profissional parece voltado apenas para uma pequena parte de um objeto de trabalho: a doença¿ (REBELATTO; BOTOMÉ, 1999, p.18). O autor alerta com tal afirmação que: I. A formação do fisioterapeuta, atendendo as Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CES/2002), enfatiza o estudo das doenças, direcionando o futuro profissional para este objeto de trabalho - a doença; II. O profissional fisioterapeuta deve ampliar sua atuação a partir do desenvolvimento de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde; III. O profissional fisioterapeuta deve ampliar sua atuação a partir de ações que abrangem os três níveis de atenção à saúde da população. Marque a alternativa correta:
		
	
	Somente a afirmação I está correta
	
	As afirmações I e II estão corretas
	 
	As afirmações I e III estão corretas
	
	Todas as afirmações estão corretas
	 
	As afirmações II e III estão corretas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 580023)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que se refere à História da Fisioterapia no Brasil, assinale o item correto:
		
	
	O exercício da profissão foi definido pela lei. 6316, no ano de 1984, a partir da criação dos Conselhos COFFITO E CREFITO.
	
	Com as Novas Diretrizes Curriculares, escritas em 2012 e solicitações socioculturais e científicas espera-se formar futuros profissionais capazes de atuar com eficiência e resolutividade, ainda que sem seguir os critérios do SUS.
	
	O Código de Ética Profissional redirecionou atuação profissional a praticar qualquer ato regulamentado pelo Conselho Municipal.
	
	No final do século XX, o parecer de número 388/66 do Conselho Municipal de Saúde reconhece a Fisioterapia como profissão.
	 
	A Autonomia profissional passou a ser considerada com a Lei 938/69, que oportunizou maior reconhecimento profissional com ações para além da aplicação de técnicas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 76286)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ABENFISIO (Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia), objetiva o desenvolvimento do ensino/formação da Fisioterapia. Qual alternativa traz os objetivos da ABENFISIO?
		
	
	Atuar no ensino, pesquisa e extensão, através de projetos políticos e pedagógicos, com vistas no formação e aperfeiçoamento profissional dos sócios, além de promover intercâmbio com clínicas e hospitais internacionais.
	
	Atuar na fiscalização do exercício profissional, através de projetos políticos e pedagógicos, com vistas na formação e aperfeiçoamento profissional dos sócios, além de promover intercâmbio com universidades e clínicas nacionais e internacionais.
	 
	Atuar no ensino, pesquisa e extensão, através de projetos políticos e pedagógicos, com vistas na formação, aperfeiçoamento e educação continuada dos sócios, além de promover intercâmbio com entidades nacionais e internacionais.
	
	Atuar na fiscalização do exercício da fisioterapia, através de projetos políticos e pedagógicos, com vistas na formação e aperfeiçoamento profissional dos sócios, além de promover intercâmbio com entidades nacionais e internacionais.
	
	Atuar no ensino, pesquisa e extensão, através de projetos políticos e pedagógicos, com vistas na formação, aperfeiçoamento e educação continuada dos sócios, além de promover intercâmbio com clínicas e hospitais nacionais e internacionais.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 12868)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa correta:
		
	 
	Na china, mais de 2000 anos a.C., já se aplicava o movimento, através de ginástica curativa, como forma de tratar e previr distúrbios no organismo.
	
	As grandes guerras mundiais causaram uma diminuição da importância da fisioterapia para a sociedade e para a economia mundial.
	
	Os agentes físicos da natureza (calor, frio, luz, água, sol) só começaram a ser usados pela humanidade como ferramentas terapêuticas após a revolução industrial.
	
	No período do renascimento (entre os séculos XV e XVI) houve uma estagnação dos estudos em saúde.
	
	Durante a idade média houve um grande aumento dos estudos sobre o corpo humano e a saúde.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 10858)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É notória a contribuição que a Fisioterapia vem dando ao campo da saúde em nosso País, devido à sua versatilidade, dinamicidade e principalmente necessidade. Essa profissão surge no Brasil, na década de 50, sendo regulamentada como profissão em:
		
	
	17 de setembro de 1975, através do Decreto-lei n. 6.316.
	
	11 de novembro de 1990, através da Lei 8.080/90.
	
	2 de julho de 1978, através da Resolução COFFITO 10.
	
	9 de maio de 1987, através da Resolução COFFITO 8.
	 
	13 de outubro de 1969, através do Decreto-lei n. 938.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 10842)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A formação do Fisioterapeuta, num curso de graduação, tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades:
		
	
	atuação no tratamento de doenças incapacitantes e administração.
	
	atuação tecnicista, reabilitadora, administrativa e de liderança.
	
	reabilitação da saúde, administração e tomada de decisões.
	 
	atenção à saúde, tomada de decisões, administração e educação continuada.
	
	atuação no tratamento e reabilitação, administração e liderança
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 10924)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sr. Antonio, 54 anos, é avaliado pelo fisioterapeuta em seu consultório. Após a avaliação o Fisioterapeuta decide, então, tomar as seguintes providências: I - elaborar diagnóstico cinesiológico funcional; II - prescrever anti-inflamatórios para uso de iontoforese, junto à corrente galvânica; III - solicitar exames complementares para fechamento de seu diagnóstico. Segundo o Código de Ética Profissional da Fisioterapia, aprovado em 1978, é(são) proibida(s)

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.