Buscar

AV metodos e praticas de alfabetização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0547_AV_201508179239 » MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201508179239 - JANAINA DE OLIVEIRA ALVES
	Professor:
	MARIA CRISTINA DE LIMA
	Turma: 9005/AA
	Nota da Prova: 3,5    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 2  Data: 24/11/2016 10:05:39
	
	 1a Questão (Ref.: 201508246626)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Explique o que são os métodos sintéticos da soletração, da silabação e da fonação.
		
	
Resposta: soletração quando uma criança esta na fase pre-silabica e precisa de letras para reprensentar as palavras. Silabação quando a criança esta na fase silabica pois a criança ja consegue utilizar uma letra para representar uma silaba.fonação quando a criança esta na fase alfabetica e ja faz correspondencia entre o fonema e o grafema.
	
Gabarito: O método da soletração enfatiza a ideia que as letras representam sons, juntam-se e formam sílabas e as sílabas formam palavras. O método da silabação separa alfabetização e letramento já que acredita que a compreensão da leitura vem depois do processo de decodificação. O método da fonação trabalha com a emissão e a aglutinação de fonemas, mas representa um problema quando se considera que podemos ter mais de uma letra para representar o mesmo som.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201508438555)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em sala de aula do quinto ano do ensino fundamental, a professora Manuele percebe que muitos de seus alunos não estão plenamente alfabetizados por terem dificuldade para interpretarem os livros infanto-juvenis que ela propôs na primeira semana de aula. Diante desta avaliação, Manuele foi questionar para o serviço de orientação educacional do colégio por que os jovens alunos apresentam tantas lacunas no processo de alfabetização . A orientadora explicou que eles foram alfabetizados e aprovados porque preenchiam aos pré-requisitos básicos de avaliação de competência linguística que o MEC propõem, entretanto, tinham um baixo grau de letramento por se interessarem pouco pela cultura letrada e pelas produções escritas.  Diferencie os conceitos de alfabetização e letramento que foram usados neste diálogo entre a professora Manuele e a orientadora educacional.
		
	
Resposta: os alunos não são alfabetizados por isso não conseguem acompanhar os outros alunos vieram com uma defazagem de aprendizagem . foram aprovados em series anteriores mais tem um grande problema pois não acompanham a turma eles são analfabetos funcionais.
	
Gabarito: Para a orientadora educacional um aluno pode ser alfabetizado e apresentar um baixo grau de letramento por não apresentar total competência para ler e escrever de acordo com as exigências sociais.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Para a orientadora educacional um aluno pode ser alfabetizado e apresentar um baixo grau de letramento por não apresentar total competência para ler e escrever de acordo com as exigências sociais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201508268954)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque (1) para alfabetismo rudimentar, (2) para alfabetismo básico e (3) para alfabetismo pleno.
(__)  Cláudia conseguiu terminar de escrever a sua monografia na qual comparou 2 teorias sobre a  produção de gás natural na Bacia de Macaé.
(__)  Fernanda já conseguiu fazer pequenas listas de compras para orientar a sua diretora no momento de recompor dispensa da creche.
(__) Dona Edna tem uma caligrafia muito bonita apesar de escrever pouco. Essa semana conseguiu escrever um cartaz no banheiro pedindo mais cuidado com a manutenção da limpeza.
A ordem correta da resposta é:
		
	
	2 1 3
	
	2 3 1
	 
	3 2 1
	
	3 1 2
	
	1 2 3
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201508775747)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	1.A utilização de Cartilhas de Alfabetização com seus respectivos métodos, que influenciaram de forma significativa as práticas de alfabetização, foram introduzido no Brasil:
		
	
	No final do Regime da Ditadura
	 
	No início da Colonização
	 
	No início da República
	
	Durante o Império
	
	Na chamada Nova República
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201508268956)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Observe a descrição abaixo:
Ana tem 6 anos de idade e chegou para o seu primeiro dia de aula no colégio. Estava ansiosa e curiosa para conhecer o parque e o jardim. Mas a grande novidade foi a sala de atividades: ampla, arejada e dividida em cantinhos temáticos que continham muitos livros, revistas, jogos, gibis, alfabetos móveis, e quebra-cabeças. A professora deixou as crianças brincando livremente por 1 hora e depois fez uma rodinha para que todos se apresentassem e tentassem escrever seu nome na ficha da chamada.
Em se tratando de um ambiente alfabetizador que propicia as construções cognitivas individuais, qual pode ser a teoria de conhecimento que fundamenta a prática da professora?
		
	
	Sintética e fonológica
	
	Analítica
	
	Sócio-interacionista
	
	Empirista
	 
	Construtivista
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201508241858)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existe uma frase que sintetiza um pouco da contribuição que Emília Ferreiro trouxe para a alfabetização: "A criança aprende a ler lendo, a criança aprende a escrever escrevendo". Das práticas abaixo, qual está em desacordo com a premissa citada? Marque a reposta correta.
		
	 
	Pedro leu todo o silabário da palavra PETECA, depois que a professora trabalhou os brinquedos que fazem parte da nossa cultura, ele repetiu 2 vezes cada uma das sílabas que forma a palavra PETECA.
	
	Pedro todos os dias escolhe um dos gibis que existem na gibiteca da sala para brincar de ler. Já conhece alguns dos personagens da Turma da Mônica e se identifica bastante com o Cebolinha.
	
	Pedro, aos 4 anos de idade, lê o seu nome e o nome dos amigos na chamadinha diária. Quando um colega falta, Pedro é o primeiro a pegar seu nome e colocar do outro lado na sala, numa parede cujo nome é SAUDADE.
	
	Pedro leva para casa toda a semana 2 livros, de sua livre escolha, e lê com a família. Após a leitura, escolhe uma forma de interpretá-lo: ou desenha ou narra a história para seus colegas na rodinha. Cada dia 2 crianças apresentam os resultados de sua leitura aos colegas e explicam o porque daquela representação.
	
	Pedro, aos 4 anos de idade participou da feira de literatura do colégio e escolheu para a leitura um livro cuja capa trazia escrita a palavra pipoca. Abriu o exemplar e tentou encontrar a palavra em cada uma das folhas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201508909123)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A preocupação de Vygotsky com o desenvolvimento humano, o aprendizado e as relações entre desenvolvimento e aprendizagem estão presentes em suas obras. As afirmativas abaixo trabalham com Vygotsky e suas teorias. Elas são verdadeiras, EXCETO:
		
	 
	A aprendizagem e o desenvolvimento são inter-relacionados.
	
	Ele nos apresenta uma compreensão de que o desenvolvimento é impulsionado pela aprendizagem, que por sua vez depende do desenvolvimento para acontecer.
	
	O sujeito na perspectiva Vygotskiana é um sujeito da sua história e da sua cultura, um ser histórico-cultural.
	 
	Vygotsky chegou a formular uma concepção do desenvolvimento humano, a partir da qual pudéssemos interpretar o processo de construção psicológica do conhecimento do nascimento até a idade adulta.
	
	Para aprender, os sujeitos precisam se desenvolver e, para se desenvolver, os sujeitos precisam se aprender, ou seja, um processo está intrinsecamente ligado ao outro.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201508247117)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A palavra Letramento representa uma tradução da palavra inglesa litteracy. Atualmente, utlizamos esse conceito para indicar:
		
	
	Pessoas analfabetas funcionais que são extremamente letradas mesmo sendo analfabetas.
	 
	A aprendizagem da escrita concebida como o domínio de um códigode transcrição.
	
	O estado daquele que sabe ler e escrever seu nome.
	
	Aquisição de habilidades motoras: uso de instrumentos da escrita tais como lápis, caneta, régua, máquinas de calcular, etc
	 
	A inserção efetiva dos indivíduos em práticas sociais de leitura e escrita.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201508241736)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Veja a seguinte lição retirada de uma cartilha: b Boi - boa - aba - beba - bata- baba - batia Após essa apresentação, segue um exercício de cópia das mesmas palavras em letra bastão e por fim, um ditado com as palavras: bebê, Biba, Bola e boneca. Como a cartilha trabalha com as estruturas menores da língua portuguesa e segue para as estruturas maiores fazendo um movimento de síntese para a aprendizagem da leitura, podemos afirmar que se trata de um método:
		
	
	Analítico
	 
	Sintético
	
	Analítico-sintético
	
	Letramento
	
	Misto
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201508241665)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Umberto Eco escreveu: "Eu definiria o efeito poético como a capacidade que um texto oferece de continuar a gerar diferentes leituras, sem nunca se consumir de todo". O autor apresenta uma posição sobre a leitura que está relacionada com a concepção de alfabetização como um processo discursivo que confere à seguinte característica à leitura:
		
	 
	Os textos são estruturas materiais que sobrevivem à diferentes épocas guardando os mesmos sentidos por toda a humanidade.
	
	A leitura de textos literários precisa ser precedida da aprendizagem de um rico vocabulário ensinada pela leitura de dicionários, pois caso contrário, o leitor nunca terá a exata noção do que o autor quer dizer com a sua obra.
	
	Leitor e leitura são totalmente dissociáveis como o criador que nunca se assemelha a sua criatura.
	 
	Os textos são capazes de apresentar múltiplos sentidos para as palavras que são escritas, dependendo do autor e do seu momento de vida.
	
	Ao ler um texto, o leitor, pode encontrar uma sucessão de significados, mas apenas um é real e significa o que o autor quis dizer ao produzir a obra.

Outros materiais