Buscar

AV2 Fundamentos Socioantropológico da Saúde

Prévia do material em texto

Disciplina:  FUNDAMENT0S SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
	Avaliação:   Data: 02/06/2016 08:58:33 (A)      Critério: AV2
	Aluno: 
	Nota da Prova: 6,0 de 10,0      Nota de Partic.: 0
	
	 1a Questão (Ref.: 689725)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Sistema Único de Saúde, admite princípios e diretrizes. Universalidade, integralidade e equidade são conhecidos com princípios do Sistema e informam práticas em saúde. Com base nas discussões sobre a consolidação das políticas públicas no Brasil, diferencie as ideias de igualdade e equidade.
		
	
Resposta: ...
	
Gabarito: Criado pela Constituição Federal de 1988, o Sistema Único de Saúde é sustentado por três princípios: Universalidade, Integralidade e Igualdade na assistência. Tendo em vista a distribuição desigual das oportunidades sociais, econômicas, culturais, ambientais, de saúde etc. da vida brasileira, a implementação do princípio da igualdade na assistência entre em conflito com as reais necessidades de indivíduos e grupos, forçando sua redefinição. O princípio da equidade, fundamentado na lógica da justiça distributiva, admite que a distribuição de recursos e serviços de saúde se dê considerando-se o critério da necessidade: "a cada um de acordo com suas necessidades". Assim, ao se operar com o princípio da equidade - dar mais a quem necessita mais, e menos a quem necessita menos - é possível promover a igualdade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 118950)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A partir da charge abaixo, estabeleça relações entre cidadania formal e cidadania substantiva ou real no campo da sáude pública.
 
		
	
Resposta: ...
	
Gabarito: A ideia de cidadania pressupõe a garantia de direitos civis, políticos e sociais. A charge aponta para a ausência dos direitos sociais relacionado à atenção à saúde garantida pelo princípio da universalidade. Como direito garantido legalmente, cidadania formal, todos têm direito à saúde, de forma gratuita e em todos os níveis de complexidade. Entretanto, nem sempre este direito é preservado, cidadania substantiva ou real. Na charge, o direito ao atendimento não é garantido.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 121272)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Antropologicamente podemos definir cultura como:
		
	
	Função de base eminentemente orgânica;
	
	Aspecto que aproxima humanos de sua ancestralidade biológica;
	 
	Aspecto homogeneizante das expressões de povos diferentes;
	
	Museus e outras formas de retenção de memória dos grupos dominantes.
	 
	Manifestação tipicamente humana marcada pela multiplicidade de expressões;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 144426)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi fundada com a finalidade de desenvolver o nível de saúde da população mundial, através do planejamento e patrocínio de programas e ações em saúde. Quando a OMS foi fundada?
		
	 
	Em abril de 1948.
	
	Em abril de 1928.
	
	Em abril de 1968.
	
	Em abril de 1988.
	
	Em abril de 1908.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 717166)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em que ano o Estado passou a ter mais responsabilidades com a formulação de políticas públicas que atendessem aos mínimos sociais, momento em que a Assistência Social ganhou status de Política Pública, ou seja, "Dever do Estado e Direito da População"?
		
	
	1930
	
	1945
	
	1993
	 
	1988
	
	1986
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 741010)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Camargo (2012), "A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre buscam mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformam frente às dominações, seja do próprio Estado ou de outras instituições". Ser cidadão, portanto:
		
	
	é ter, legalmente e de fato, deveres políticos e sociais, o que permite participar de forma hierarquizada do mundo social.
	 
	é ter, legalmente e de fato, direitos civis, políticos e sociais, o que permite participar de forma equivalente do mundo social.
	
	é não ter, legalmente e de fato, direitos civis, políticos e sociais, o que permite participar de forma equivalente do mundo social.
	
	é ter, legalmente, mas não de fato, direitos civis, políticos e sociais, o que permite participar de forma equivalente do mundo social.
	
	é não ter, legalmente e de fato, deveres políticos e sociais, o que permite participar de forma equivalente do mundo social.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 119545)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Muitas pessoas continuam a pensar que os grupos humanos apresentam diferenças biológicas consideráveis. [...] A pesquisa genética está revelando exatamente o oposto. Os grupos humanos são geneticamente próximos demais para diferir em algo mais do que detalhes irrelevantes. O estudo genético de nosso passado está mostrando que as diferenças culturais entre grupos não podem ter origem biológica. Estas diferenças se devem às experiências dos indivíduos." (OLSON, Steve. A História da Humanidade. Rio de Janeiro: Campus, 2003. p. 17.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre diferenças entre os indivíduos, analise as afirmativas a seguir.
I. Longe de ter fundamentos biológicos, o preconceito racial é uma atitude socialmente transmitida e estimulada no cotidiano.
II. A pesquisa genética revela que o conceito de raça possui fundamentação científica, tornando legítima a discriminação pautada em diferenças significativas.
III. Variações externas como cor da pele, feições e forma do corpo refletem diferenças profundas de raça e delineiam o temperamento e inteligência dos indivíduos.
IV. As diferenças culturais existentes entre os povos têm sido equivocadamente interpretadas como diferenças biológicas.
Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	 
	I e IV
	
	II, III e IV.
	
	I e II.
	
	II e III.
	 
	I, III e IV.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 704921)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre os processos de saúde e doença, podemos dizer que são fenômenos relacionais, dialógicos e multifatoriais, por conta da a noção de saúde e doença ser
		
	
	uma construção intelectual.
	
	uma construção espiritual.
	 
	uma construção social.
	
	uma construção intuitiva.
	
	uma construção mental.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 269321)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"De vez em quando eu me permito não fazer nada. Se fico ansiosa, triste ou irritada, geralmente perto de ficar menstruada, aviso logo: 'Oh, tô de TPM, tô doente e não posso ser incomodada'. Meu marido aí faz tudo pra mim e meus filhos, como já sabem que pode sobrar para eles, ficam quietinhos..." (Regina, funcionária pública). 
Considerando  o relato acima e os estudos sobre corpo e saúde na visão socioantropológica, pode-se afirmar que:
		
	 
	Sintomas relacionados à ao período menstrual são tratados de forma diferenciada, de acordo com a cultura e o grupo social.
	
	A TPM (tensão pré-menstrual) não deve ser considerada uma doença.
	
	A mulher não gosta de trabalhar e, por isso, diz que está doente de TPM.
	
	A mulher do relato é uma pessoa normalmente enferma.
	
	A tensão pré-mestrual (TPM) deve ser considerada universalmente como uma enfermidade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 746253)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"O poeta é um fingidor / Finge tão completamente / Que chega a fingir que é dor / A dor que deveras sente. " (Fernando Pessoa) A dor é um fenômeno sempre presente na vida cotidiana e aponta para transformações no corpo ou no "espírito".Dizemos que a dor é um sintoma, aspecto invisível ou subjetivo que indica a presença de processos de mudanças físicas ou psicológicas em operação na vida dos homens. Lembramos que estes homens vivem em sociedade. Considerando os fatores sociais, psicológicos e culturais associados ao fenômeno da dor é correto afirmar que:
		
	
	Os poetas não sentem dor, apenas fingem que sentem.
	
	A maneira como as pessoas comunicam a dor aos profissionais de saúde não é influenciada por fatores sociais e culturais.
	 
	A maneira como as pessoas percebem e reagem à dor, tanto em si como em outras pessoas, pode ser influenciada pela sua origem e formação cultural e social.
	
	A dor é um fenômeno puramente objetivo e passível de intervenções técnicas universais.
	
	Todos os grupos sociais e culturais reagem à dor da mesma forma.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes