Buscar

APOL 4 ETCA e SIG

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Leia o texto e responda à questão:
Existem várias formas de classificar os sistemas de informação, que variam conforme o critério utilizado. As duas formas mais usuais consideram como critérios de classificação a abrangência e o nível decisório. No primeiro caso, são consideradas as áreas funcionais a que o sistema atende, ou seja, sua abrangência departamental. No segundo caso, o critério utilizado é o nível funcional. A abrangência de um sistema de informação se refere à sua capacidade de atender a diferentes áreas funcionais de uma organização. Em outras palavras, quanto maior for a quantidade de áreas atendidas, maior será a abrangência do sistema.
ELEUTERIO, M. A. M. Sistemas de Informações Gerenciais na Atualidade. Curitiba:  Intersaberes, 2015.
De acordo com esse critério e com os conceitos abordados no livro base da disciplina, os sistemas de informação podem ser classificados em categorias, portanto analise as sentenças abaixo indicando (V) para verdadeiro e (F) para falso e assinale a alternativa correta indicando quais são elas. 
(           ) Sistemas departamentais (funcionais)
(           ) Sistemas integrados (organizacionais)
(           ) Sistemas interorganizacionais.
(           ) Sistemas de informações sazonais.
Nota: 20.0
	
	A
	V- V- V- F
Você acertou!
 
Referência: ELEUTERIO, M. A. M. Sistemas de Informações Gerenciais na Atualidade. Curitiba:  Intersaberes, 2015.p. 96.
	
	B
	V- F- V- F
	
	C
	V- V- F- F
	
	D
	F- V- V- F
	
	E
	V- V- V- V
Questão 2/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Leia o texto e responda à questão:
A todo o momento utilizamos sistemas de informação. Hoje mesmo, se você fez compras em uma padaria, abasteceu seu veículo em um posto de combustíveis ou retirou dinheiro em um caixa eletrônico, muito provavelmente os dados referentes às suas transações foram registrados em um sistema. A esse tipo de sistema damos o nome de sistema de processamento de transações (SPT).
“Os dados registrados por meio dos SPTs abastecem as bases de dados que serão acessadas por outros sistemas, em particular pelos sistemas gerenciais, o que torna os SPTs verdadeiros “guardiões” dos dados corporativos. ” (O’Brien, 2004) 
ELEUTERIO, M. A. M. Sistemas de Informações Gerenciais na Atualidade. Curitiba:  Intersaberes, 2015.
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, em razão de sua importância para os negócios das empresas, os SPTs devem cumprir requisitos mínimos de qualidade, quais são os atributos funcionais?  Analise as sentenças abaixo indicando (V) para verdadeiro e (F) para falso e na sequencia assinale a alternativa correta: 
(           ) Desempenho
(           ) Disponibilidade
(           ) Integridade de dados
(           ) Modularidade
(           ) Facilidade de uso
Nota: 20.0
	
	A
	V- F- V- V- F
	
	B
	F- V- V- V- V
	
	C
	V- V- V- V- V
Você acertou!
a) Desempenho: Refere-se aos tempos de resposta que o sistema leva para concluir uma transação, sendo medido pela quantidade de transação que o sistema é capaz de realizar um determinado período.
b) Disponibilidade: Indica o percentual de tempo em que o SPT permanece disponível aos usuários. Quando um sistema nunca deixa de funcionar, dizemos que ele tem 100% de disponibilidade. Em muitas situações, os SPTs desempenham funções críticas na organização,e a disponibilidade tem impactos diretos no desempenho financeiro das operações, como nos sites de comércio eletrônico. Nesses casos, os SPTs são projetados para alta disponibilidade, sendo rotulados tecnicamente com a sigla HA (high availability).
c) Integridade de dados: Refere-se à capacidade que o sistema tem de contornar os possíveis problemas de software ou hardware sem causar perda de dados. Sistemas de back-up distribuídos auxiliam a proteger os dados em caso de falhas nos discos ou de catástrofes naturais nos data centers. Além disso, a integridade dos dados deve ser garantida no caso de acesso simultâneo dos dados, como ocorre, por exemplo, nos sistemas de reservas de voos, em que vários usuários tentam realizar suas reservas ao mesmo tempo.
d) Modularidade: É a característica que permite a um sistema aumentar sua capacidade de forma incremental, na medida da necessidade, por meio da inclusão de módulos adicionais ou atualizações de hardware. Por exemplo, um sistema altamente modular pode ser implementado inicialmente para uma demanda pequena e, depois, de forma progressiva, ser ampliado em pequenos incrementos para acompanhar o crescimento da demanda.
e) Facilidade de uso: Permite aos usuários operar o sistema sem dificuldades, o que garante a consistência dos dados e proporciona uma experiência de uso descomplicada por meio de uma interface amigável. Essa característica passou a ser ainda mais importante quando os SPTs se tornaram sistemas online e, portanto, operados diretamente pelos clientes finais via internet, como é o caso dos sistemas de comércio eletrônico.
Referência: ELEUTERIO, M. A. M. Sistemas de Informações Gerenciais na Atualidade. Curitiba:  Intersaberes, 2015.p. 101.102.
	
	D
	V- V- F- V- V
	
	E
	V- V- V- F- V
Questão 3/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Leia o texto e responda à questão: 
Em nosso cotidiano, a todo o momento utilizamos sistemas de informação. Hoje mesmo, se você fez compras em uma padaria, abasteceu seu veículo em um posto de combustíveis ou retirou dinheiro em um caixa eletrônico, muito provavelmente os dados referentes às suas transações foram registrados em um sistema. A esse tipo de sistema damos o nome de sistema de processamento de transações (SPT). 
ELEUTERIO, M. A. M. Sistemas de Informações Gerenciais na Atualidade. Curitiba:  Intersaberes, 2015. 
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, qual é a função dos SPTs? Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Se atualizar em múltiplos critérios de avaliação sobre determinada variável de decisão.
	
	B
	Registrar os dados referentes às atividades básicas e rotineiras de uma empresa.
Você acertou!
Os SPTs têm como função registrar os dados referentes às atividades básicas e rotineiras de uma empresa, como as vendas da padaria, os serviços do posto de combustíveis e o autoatendimento do banco; por isso, dizemos que os SPTs servem para informatizar o nível operacional das empresas. Porém, não são apenas os dados de clientes que os SPTs registram. Eles estão em praticamente todos os setores internos de uma empresa, como os softwares de controle de estoques, os sistemas de folha de pagamentos ou os sistemas de contas a pagar/receber. Em geral, quando falamos em registrar ou atualizar dados, estamos tratando de um SPT. 
Referência: ELEUTERIO, M. A. M. Sistemas de Informações Gerenciais na Atualidade. Curitiba:  Intersaberes, 2015.p.100.
	
	C
	Planejar e prever as necessidades de produção.
	
	D
	Identificar tendências e padrões que podem aprimorar o desempenho das empresas e auxiliar nas tomadas de decisão.
	
	E
	É responsável pela parte física do sistema, como os computadores, os discos e os dispositivos periféricos.
Questão 4/5 - Ética
Leia o texto abaixo e responda à questão: 
A ética surge como embasamento das ações humanas em suas dimensões individuais e também coletivas, dado que o exercício profissional no âmbito da administração pública não pode desviar-se da sua condição coletiva e vinculada ao exercício do bem comum, culminando em pressupostos de uma cidadania que se revela também no exercício da função pública, seja pelos governantes, seja pelos funcionários e servidores administrativos do Estado.
RODRIGUES, Z. A. L. Ética na Gestão Pública. Curitiba: Intersaberes, 2016 (Série Gestão Pública).
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, como Rodrigues (2008) define cidadania ativa?
Assinale a alternativa correta: 
Nota: 20.0
	
	A
	Como uma conquista insignificativa e constante de direitos e deveres sociais, qualidadede vida, equidade e participação.
 
	
	B
	Sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas.
	
	C
	Como uma forma de sociabilidade que penetra em todos os espaços sociais.
	
	D
	Constituem e se imbricam, envolvendo os diferentes atores políticos e a presença do Estado e da sociedade civil em seus desdobramentos e consequências e apontando para a necessidade de uma gestão mais eficiente na realização e na oferta dos serviços públicos.
	
	E
	A compreensão do cidadão não só de que é portador de direitos e deveres, mas também de que é criador/construtor corresponsável pelos novos direitos e deveres perante a sociedade, revelando-se como partícipe e avaliador da gestão pública.
Você acertou!
Essa cidadania ativa deve ser considerada não apenas como uma mera inserção dos indivíduos historicamente excluídos e que, de alguma forma, passam a ter maior acesso a instâncias decisórias e controle sobre elas. Sem ingenuidade, entendemos que essas inserções podem ser vistas como efetivo motor da mudança individual e coletiva e que o ponto de partida deve ser a compreensão do cidadão não só de que é portador de direitos e deveres, mas também de que é criador/construtor corresponsável pelos novos direitos e deveres perante a sociedade, revelando-se como partícipe e avaliador da gestão da coisa pública. 
Referência: RODRIGUES, Z. A. L. Ética na Gestão Pública. Curitiba: Intersaberes, 1ª. edição 2016. p. 132.
Questão 5/5 - Ética
Leia o texto abaixo e responda à questão:
Os princípios relativos à gestão pública não constavam dos textos constitucionais brasileiros até a promulgação da Constituição Federal (CF) de 1988 (Brasil, 1988), quando, de forma expressa, os referidos princípios passam a ser definidos e são complementados por outros previstos em textos infraconstitucionais.
RODRIGUES, Z. A. L. Ética na Gestão Pública. Curitiba: Intersaberes, 2016 (Série Gestão Pública).
De acordo com o art. 37 da CF e seus respectivos incisos, a gestão pública, direta, indireta ou funcional, em qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, deve vincular-se diretamente a quatro princípios.
Analise as assertivas abaixo, identificando – as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa correta referente aos princípios. 
( ) Defesa.
( ) Legalidade.
( ) Impessoalidade.
( ) Moralidade.
( ) Publicidade.
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – V – V – V 
Você acertou!
A CF considera que esses princípios devem ser aplicados em todas as ações empreendidas no âmbito da gestão pública, em seus diversos níveis (federal, estadual, distrital federal e municipal) e devem contemplar em sua plenitude os interesses de todos os envolvidos, visando a um exercício ético, adequado e de qualidade na oferta de serviços e ações da administração pública a todos os cidadãos.
Referência: RODRIGUES, Z. A. L. Ética na Gestão Pública. Curitiba: Intersaberes, 1ª. edição 2016. p. 138.
	
	B
	V – V – V – V – V 
	
	C
	F – F – V – V – V 
	
	D
	V – V – V – V – F
	
	E
	V – V – F – V – V

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes