5 APOL's Julia Ferreira
23 pág.

5 APOL's Julia Ferreira


DisciplinaÉtica e Responsabilidade Social6.704 materiais87.501 seguidores
Pré-visualização7 páginas
APOL 1, 2, 3, 4, 5 \u2013 Julia Ferreira (100 nas 5)
Legislação Trabalhista
Ética Empresarial e Responsabilidade Social
Questão 1/5 - Ética Empresarial e Responsabilidade Social
Historicamente, a ética foi palco de muitas reflexões filosóficas, em todas as sociedades e culturas. A ética filosófica buscou sempre nortear e encontrar soluções para os problemas básicos das relações entre os indivíduos de uma determinada sociedade. Desde a Grécia Antiga à Contemporaneidade, a Ética foi discutida, elaborada e referenciada por muitos filósofos, entre eles Sócrates, Platão e Aristóteles são exemplos de grandes filósofos.  Sócrates racionaliza a Ética e preconiza uma concepção do bem e do mal. Em Platão, a Ética ganha fôlego na política a partir de uma concepção metafísica e da sua doutrina da alma. Assim como Platão, Aristóteles fala do homem político, social, condenado a viver na pólis. Assim podemos perceber que os dilemas éticos não são temas estudados apenas na contemporaneidade, mas sim ao longo do tempo e vem se aprimorando. 
Neste sentido pergunta-se: Qual filósofo é considerado o \u201cpai da ética\u201d ao revelar uma necessidade de se refletir, de forma sistemática, sobre conceitos que antes eram dados de forma automática, como o bem, a virtude e a justiça?
Nota: 20.0
	
	A
	Platão
	
	B
	Kant
	
	C
	Aristóteles
	
	D
	Sócrates
Você acertou!
Comentário: Sócrates é considerado o fundador da reflexão racional, sistemática e crítica sobre a ação humana virtuosa. Antes de Sócrates existiam costumes e leis, ditados pela religião e tradições. Sócrates então contra o que já era estabelecido, propõe e defende a Ética ao defender que devemos pensar e analisar as nossas condutas e os nossos comportamentos em função do que nós próprios pensamos, através de um exame racional de nossos comportamentos. (Aula 01, tema 02).
	
	E
	Hegel
Questão 2/5 - Legislação Trabalhista
Você trabalhou durante dois anos em uma empresa, recebendo como remuneração o valor de R$ 1.500,00. A empresa anotou em sua CTPS somente o valor correspondente ao salário mínimo, pagando o restante \u201cpor fora\u201d. Situação não rara de acontecer nas relações de emprego, pois às vezes o empregado necessitando de trabalho, aceita determinadas condições impostas pelo empregador.
Analisando a situação fática acima descrita responda corretamente:
Nota: 20.0
	
	A
	Não há problema na situação descrita, afinal é uma prática bastante comum.
	
	B
	Você agiu corretamente, pois precisava de emprego e aceitou de imediato a proposta da empresa.
	
	C
	Por ter aceitado a proposta da empresa, você renunciou aos seus direitos e não poderá, nunca mais, reivindica-los em relação ao salário pago \u201cpor fora\u201d.
	
	D
	A empresa feriu o princípio da irrenunciabilidade de direitos trabalhistas e você poderá reivindicar seus direitos.
Você acertou!
A alternativa \u201cd\u201d está correta, a CLT, prevê em seu artigo 9º a garantia da irrenunciabilidade de direitos, considerando qualquer ato que venha a prejudicar o trabalhador, como nulo. Por mais que seja prática comumente utilizada nas relações de emprego, o empregado que se encontre nessa situação e se obrigue a aceitar tal condição não está abrindo mão de qualquer direito trabalhista e poderá pleiteá-lo dentro dos parâmetros legais, atendando-se para o prazo prescricional, e é claro não será penalizado por ter aceitado tal proposta.
 
 
	
	E
	Você e a empresa feriram o princípio da irrenunciabilidade de direitos trabalhistas, podendo ambos serem penalizados pelo acordo feito.
Questão 3/5 - Legislação Trabalhista
A greve movimento tendente a reivindicar melhores condições de trabalho e/ou de remuneração ao trabalhador foi novamente garantida pela Constituição/88.
Para que seja considerada legal, deve ser providenciado, além de outros requisitos:
Nota: 20.0
	
	A
	Aviso prévio a ser dado ao empregador respeitando no mínimo 48 horas para as atividades normais e 72 horas para os serviços essenciais.
Você acertou!
A alternativa \u201ca\u201d está correta. Dentre os vários requisitos que os sindicatos profissionais devem atentar para que a greve seja considerada legal, está o aviso prévio, que é uma comunicação a ser dada ao empregador com a antecedência de 48 (quarenta e oito) horas para as atividades normais e de 72 (setenta e duas) horas para as atividades consideradas essenciais. As demais respostas são falsas, pois o empregador são tem a prerrogativa de autorização ou não a greve dos empregados, sendo a greve um direito do empregado, não necessidade de autorização do Poder Público e a assembleia geral dos trabalhadores, onde todos os componentes da categoria, sindicalizados ou não, poderão participar, com direito a voto, é soberana para decidir sobre a greve, mas obrigatoriamente terá que enviar um aviso prévio ao empregador, dessa decisão.
 
	
	B
	Acordo prévio com o empregador para o mesmo autorize a paralisação.
	
	C
	Aviso prévio ao Poder Público para que o mesmo possa autorizar o movimento grevista.
	
	D
	Assembleia geral da categoria onde somente terão direito a voto os associados.
	
	E
	Assembleia geral que será soberana para decidir quando começará a paralisação independentemente de aviso prévio.
Questão 4/5 - Legislação Trabalhista
Sabemos que as associações sindicais possuem o direito de arrecadar diversos tipos de contribuições de seus associados, mas uma delas, todos os trabalhadores de uma categoria estão obrigados por lei a recolhê-la. 
Tal contribuição é chamada pela CLT de:  
Nota: 20.0
	
	A
	Contribuição confederativa.
	
	B
	Imposto sindical.
Você acertou!
A alternativa \u201cb\u201d está correta. O inciso IV, do artigo 8º, da Constituição da república/88, \u201cin fine\u201d, garante aos sindicatos a cobrança de contribuição instituída em lei, devidamente regulamentada através do Decreto-Lei 5.452/43. As demais respostas são falsas, pois as contribuições e/ou taxas somente podem ser cobradas dos empregados devida e efetivamente sindicalizados.
	
	C
	Contribuição assistencial.
	
	D
	Reversão salarial.
	
	E
	Taxa assistencial.
Questão 5/5 - Ética Empresarial e Responsabilidade Social
Leia o trecho do artigo intitulado \u201cAs virtudes de 2013. \u201cTradição de pensamento ético fundada pelos ingleses Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (Í806-1873), o utilitarismo almeja muito simplesmente o bem comum. Enquanto outras escolas - notadamente, as que seguem o alemão Immanuel Kant (1724-1804) - buscam grandes princípios primeiros nos quais fundar suas escolhas morais, os utilitaristas procuram, pragmaticamente, eficiência: servirá aos propósitos morais a decisão que diminuir o sofrimento ou aumentar a felicidade geral da sociedade. Essa fórmula na aparência tão simples tem seus abismos. (...) Tanto mais complicada é a situação dos povos nativos brasileiros. Há um justificado sentimento de dívida histórica para com os índios, mas essa culpa não basta para dar forma a políticas públicas eficientes. Já se destinou às reservas indígenas uma extensão de terra equivalente a 13% do território nacional, quase o dobro do espaço destinado à agricultura, de 7%. Mas a mortalidade infantil, entre a população indígena, é o dobro da média nacional, e, em algumas etnias, 90% dos integrantes dependem de cestas básicas para sobreviver. Este é um ponto em que o cômputo utilitarista de prejuízos e benefícios viria a calhar: a felicidade dos próprios índios não é proporcional à extensão de terra que lhes é dado ocupar.\u201d Revista Veja - 23/12/2013
Acerca da Ética Utilitarista e da aplicação ao contexto do índio no Brasil, assinale a opção correta.
I - A ética utilitarista para a população indígena brasileira não se fundamenta em fatos gerais e sim isolados, contribuindo assim com a identidade e felicidade do povo indígena.
II -A aplicação sugerida da ética utilitarista para a população indígena brasileira é baseada em critérios de eficiência fundamentados em uma relação entre custos e benefícios.
III - A ética utilitarista para a população