Buscar

apol 1, 2, 3, 4 e 5 Finanças para Administradores e Contabilidade Gerencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Contabilidade Gerencial
A implementação do custeio, baseado em atividades, apresenta inúmeros benefícios e limitações, dependendo da forma de desenvolvimento do sistema. Referentes aos benefícios do método de custeio ABC, marque V (VERDADEIRO) para as sentenças corretas ou F (FALSO) para as incorretas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.  (   ) Melhora a alocação dos custos. (   ) Melhora o controle dos custos indiretos. (   ) Melhoria na tomada de decisões. (   ) Soluciona por completo a problemática da alocação dos custos indiretos.
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – V – V
	
	B
	V – V – V – F
Você acertou!
O método de custeio ABC tem suas vantagens e desvantagens. Uma desvantagem é “não soluciona por completo a problemática da alocação dos custos”, sendo assim, a última alternativa é a única falsa. (GUIA DIRIGIDO DE ESTUDO - AULA 04 - P. 08).
	
	C
	V – F – F – V
	
	D
	F – V – V – V
Questão 2/5 - Contabilidade Gerencial
Às vezes, o custo é direto por natureza, mas é de tão pequeno valor que não compensa o trabalho de associá-lo a cada produto, sendo tratado como indireto. Exemplo: gastos com verniz e cola na fabricação de móveis. Associe a coluna A com a coluna B, relacionando os tipos de custo às suas respectivas características e, em seguida, assinale a alternativa correta.  Coluna A A.   Custos de produtos. B.   Custos de período. C.   Custos primários. D.   Custo de transformação.  Coluna B (   ) São compostos por: material direito + mão de obra direta (MD + MOD). (   ) São alguns recursos consumidos durante o período de produção e normalmente apresentam em sua composição os seguintes elementos: material direto, mão de obra direta e CIF. (   ) São custos identificados com produtos produzidos ou comprados para revenda. (   ) São custos compostos dos seguintes elementos: mão de obra direta + custos indiretos de fabricação (MOD + CIF).
Nota: 20.0
	
	A
	C – D – B – A
	
	B
	C – B – D – A
	
	C
	C – A – D – B
	
	D
	C – B – A – D
Você acertou!
• Custos de produtos: são custos identificados com produtos produzidos ou comprados para revenda. • Custos de período: são alguns recursos consumidos durante o período de produção e normalmente apresentam em sua composição os seguintes elementos: material direto, mão de obra direta e CIF. • Custos primários: custo primário ou direto é composto por: material direito + mão de obra direta (MD+ MOD). • Custos de transformação: são custos compostos dos seguintes elementos: mão de obra direta + custos indiretos de fabricação (MOD + CIF). (GUIA DIRIGIDO DE ESTUDO - AULA 04 - P. 04 e 05).
Questão 3/5 - Finanças para Administradores
Analise as proposições abaixo, sobre os objetivos fundamentais de se fazer uma análise financeira, e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.   Os principais gêneros de análises que podem ser efetivados com base nos demonstrativos financeiros são: análise vertical, análise horizontal e análise por meio de índices. Os objetivos fundamentais de se fazer uma análise financeira de uma empresa são:   (  ) oferecer uma visão geral da situação financeira da instituição; (  ) definir a maneira de captação de recursos para financiar os Ativos da empresa; (  ) permitir uma avaliação geral da evolução da companhia no tempo; (  ) apresentar uma razoável gama de informações que permitem algumas conclusões preliminares.
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – V 
Você acertou!
De acordo com Seleme (2012, p. 137, 138), de se fazer uma análise financeira de uma empresa consistem em: oferecer uma visão geral da situação financeira da instituição; permitir uma avaliação geral da evolução da companhia no tempo; apresentar uma razoável gama de informações que permitem algumas conclusões preliminares.
	
	B
	F – V – V – F 
	
	C
	V – F – F – V 
	
	D
	F – V – F – F 
Questão 4/5 - Finanças para Administradores
Rentabilidade do Patrimônio Líquido (RPL) determina o percentual de lucro em comparação ao Patrimônio Líquido.  Pode ser calculada pela fórmula: RPL = Lucro Líquido/ Patrimônio Líquido Ao verificar os demonstrativos contábeis da empresa Beta, deparou-se com as seguintes informações:   ·         VENDAS = 2.300.000,00 ·         PATRIMÔNIO LÍQUIDO = 4.500.000,00 ·         LUCRO LÍQUIDO = 450.000,00 Analisando essas informações, calcule a Rentabilidade do Patrimônio Líquido (RPL) da empresa Beta e assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	0,10 
Você acertou!
De acordo com Seleme (2012, p. 164), RPL = Lucro Líquido/Patrimônio Líquido. Logo, RPL = 450.000 / 4.500.00 RPL = 0,10 
	
	B
	0,12 
	
	C
	0,01 
	
	D
	0,11 
Questão 5/5 - Finanças para Administradores
A avaliação do desempenho (com a análise financeira) é realizada em momentos-chave de dada empresa, devendo ser feita com o máximo de transparência no que diz respeito aos seus respectivos resultados, transmitidos para os acionistas e demais integrantes da organização.   Enumere a segundaª coluna de acordo com a primeira e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.   (V) Análise Vertical ( ) Permite “o exame da evolução histórica de cada uma das contas que compõem as Demonstrações Contábeis.” (H) Análise Horizontal ( ) Oferece subsídios para a compreensão da estrutura geral da empresa. Tem como objetivo mostrar a participação relativa de cada item de uma demonstração contábil em relação a determinado referencial.   ( ) O Balanço Patrimonial tem como objetivo avaliar como está a estrutura do ativo, do passivo e a proporcionalidade de cada item da demonstração de resultado na formação do  lucro ou do prejuízo.   ( ) Esse tipo de análise apresenta alguns  limites em seus resultados, como considerar valor absoluto para análise, caso o valor correspondente no exercício base seja nulo.
Nota: 20.0
	
	A
	H – V – V – H 
Você acertou!
De acordo com Seleme (2012, p. 138 – 142), a Análise Vertical oferece subsídios para a compreensão da estrutura geral da empresa. Tem como objetivo mostrar a participação relativa de cada item de uma demonstração contábil em relação a determinado referencial; O Balanço Patrimonial tem como objetivo avaliar como está a estrutura do ativo, do passivo e a proporcionalidade de cada item da demonstração de resultado na formação do lucro ou do prejuízo. Já a Análise Horizontal permite “o exame da evolução histórica de cada uma das contas que compõem as Demonstrações Contábeis.”. Esse tipo de análise apresenta alguns limites em seus resultados, como considerar valor absoluto para análise, caso o valor correspondente no exercício base seja nulo. 
	
	B
	V – H – V – H 
	
	C
	V – H – H – V 
	
	D
	H – V – H – V

Outros materiais