Buscar

Prova Genética av1 e av2

Prévia do material em texto

Prova Genética - Av1 e Av2
	1a Questão (Ref.: 242016)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	NA NATUREZA, NUMA DETERMINADA PLANTA, O GENE PRODUZ FLORES COLORIDAS SE O CAULE FOR EXPOSTO À LUZ SOLAR. PORÉM, SE OS CAULES FICAREM COBERTOS SOB MATA FECHADA, AS FLORES NASCEM BRANCAS. O FENÔMENO DESCRITO ILUSTRA:
		
	 
	A INTERAÇÃO DO GENÓTIPO COM O MEIO AMBIENTE;
	
	A TRANSMISSÃO DOS CARACTERES ADQUIRIDOS POR MEIO DE INSETOS;
	
	O PROCESSO DA SELEÇÃO NATURAL.
	
	A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE NA ALTERAÇÃO DO GENÓTIPO;
	
	A ATUAÇÃO DO MEIO DAS MUTAÇÕES GENÉTICAS;
	
	 2a Questão (Ref.: 23933)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Mendel designou a geração obtida através do monoibridismo como geração parental (P) cujos descendentes chamou de geração F1, ou híbridos da 1ª geração, e de geração F2 ou híbridos da 2ª geração, o resultante do:
		
	
	Autocruzamento dos indivíduos da geração P.
	
	Autocruzamento dos indivíduos da geração F2.
	
	Cruzamento entre os indivíduos de P com F1.
	 
	Autocruzamento dos indivíduos da geração F1.
	
	Cruzamento entre os indivíduos de P com F2.
	
	 3a Questão (Ref.: 231570)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A espermatogênese é o processo de formação dos espermatozóides que ocorre nas gônadas masculinas denominadas de testículos. As células do testículos estão organizadas ao redor dos túbulos seminíferos onde os espermatozóides são produzidos. Em humanos, o processo de formação dos espermatozóides leva aproximadamente 64 dias e divide-se em quatro fases. Na espermatogênese, o período que converte as espermátides em espermatozóides é chamado de:
		
	
	período de maturação
	
	período de fecundação
	
	período germinativo
	 
	período de diferenciação
	
	período de crescimento
		
	
	 4a Questão (Ref.: 780517)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um indivíduo heterozigoto para dois pares de genes (A e a, B e b), localizados em dois pares diferentes de cromossomos, formará que tipos de gametas e em que proporções?
		
	
	25% aa, 50% AB e 25% bb
	
	25% AA, 50% ab e 25% BB
	
	50% Aa e 50% Bb
	 
	25% AB, 25% aB, 25% Ab e 25% ab
	
	75% AB e 25% ab
		
	
	 5a Questão (Ref.: 232666)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A replicação do DNA é o processo pelo qual a molécula de DNA se duplica, dando origem a duas moléculas de DNA idênticas. Este processo é feito por uma proteína denominada:
		
	
	RNA polimerase
	
	DNA ligase
	 
	DNA polimerase
	
	Topoisomerase
	
	Helicase
	
	 6a Questão (Ref.: 227834)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O controle da atividade celular está diretamente relacionado com os ácidos nucleicos chamados de DNA e RNA. Em quase todos os seres vivos o DNA é o material genético, porém alguns vírus apresentam o RNA como material genético. Leia as afirmações a seguir sobre os ácidos nucleicos: I- O DNA tem a função de transmitir a informação genética de uma célula para outra, através da divisão celular, já que é uma molécula que tem capacidade de duplicar ou replicar. II- O processo de transcrição ocorre dentro do núcleo da célula onde o DNA fabrica o RNA. III- O processo de tradução ocorre dentro do núcleo da célula onde ocorre a produção de proteínas. IV- A produção de proteínas ocorre no citoplasma da célula com a presença dos três tipos de DNA (mensageiro, ribossômico e transportador). V- A duplicação ou replicação do DNA é chamada semiconservativa, porque cada molécula-filha conserva uma fita da molécula-mãe. Assinale a alternativa que apresenta todas as opções corretas:
		
	
	Estão corretas II, III e V.
	 
	Estão corretas apenas I, II e V.
	
	Estão corretas apenas I, III e IV.
	
	Estão corretas I, II, III, IV e V.
	
	Estão corretas apenas II, IV e V.
	
	 7a Questão (Ref.: 785458)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Se um macho aguti, filho de um aguti com um himalaio (ambos homozigotos), cruzar com uma fêmea chinchila (cchca), produzirá coelhos com todos os fenótipos a seguir, exceto:
		
	
	chinchila.
	
	aguti.
	
	himalaio e albino.
	
	himalaio.
	 
	albino.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 785476)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em Drosophila melanogaster os alelos recessivos dumpy e ebony estão em cromossomos não homólogos. Do cruzamento entre indivíduos duplamente heterozigotos, a proporção de indivíduos que apresentam ao mesmo tempo os fenótipos dumpy e ebony é:
		
	
	1/32.
	
	1/2.
	
	1/8.
	
	1/4.
	 
	1/16.
	 9a Questão (Ref.: 785488)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em Drosophila o gene W (dominante) determina a cor vermelha do olho e seu alelo w (recessivo) determina a cor branca. Esses genes são levados no cromossomo sexual X. Assinale o cruzamento que permite separar os machos e fêmeas pela coloração dos olhos:
		
	
	XW Xw cruzada com Xw Y
	
	os cruzamentos a e b
	
	XW XW cruzada com Xw Y
	 
	Xw Xw cruzada com XW Y
	
	XW XW cruzada com XW Y
		
	
	 10a Questão (Ref.: 785482)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Do casamento de homem normal com mulher normal nasceram: um menino daltônico com sangue tipo A; um menino normal com sangue tipo 0; uma menina normal com sangue tipo B; uma menina normal com sangue tipo 0 e um menino daltônico com sangue tipo AB. Isso leva-nos a concluir que:
		
	
	A mãe possui o gene para daltonismo, o pai não possui esse gene; o pai tem sangue tipo AB e a mãe sangue tipo A ou vice-versa.
	
	0 pai e a mãe possuem o gene para daltonismo; o pai tem sangue tipo A e a mãe sangue tipo B ou vice-versa.
	 
	A mãe possui o gene para daltonismo, o pai não possui esse gene; o pai tem sangue A e a mãe sangue tipo B ou vice-versa.
	
	A mãe possui o gene para daltonismo, o pai não possui esse gene; o pai tem sangue tipo AB e a mãe sangue tipo 0 ou vice-versa.
	
	0 pai possui o gene para daltonismo, a mãe não possui esse gene; o pai e a mãe têm sangue tipo AB.
	1a Questão (Ref.: 239156)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O albinismo é um distúrbio monogênico recessivo cujo gene não se manifesta nos indivíduos heterozigotos. O gene para albinismo aparece em homozigose. Sabendo-se que um casal de pigmentação normal pode ter filhos albinos, qual o provável genótipo deste casal? Qual a probabilidade este casal ter filhos albinos?
		
	
Resposta: A mulher e o homem possuem genes recessivos e a probabilidade de nascimento de albinos é de 100%.
	
Gabarito: O provável genótipo do casal é "Aa," tanto o genótipo do homem, quanto o genótipo da mulher. A probabilidade de nascer filhos albinos é de 25% , cujo genótipo é "aa".
		
	
	 2a Questão (Ref.: 780521)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O rei Salomão resolveu uma disputa entre duas mulheres que reclamavam a posse de uma criança. Ao propor dividir a criança ao meio, uma das mulheres desistiu. O rei então concluiu que aquela que havia desistido era de fato a mãe verdadeira. Nos tribunais modernos, um juiz pode utilizar a análise dos grupos sanguíneos e teste de DNA para ajudar a solucionar questões semelhantes. Analisando uma situação em que uma mulher de sangue A atribuía a paternidade de seu filho de sangue O a um homem de sangue B, o juiz não pôde chegar a nenhuma decisão conclusiva. Explique por quê.
		
	
Resposta: Porque os tipos sanguíneos são diferentes.
	
Gabarito: Porque para uma criança de sangue O, ser filha de mãe sangue A e pai sangue B, ambos, pai e mãe devem ser heterozigóticos, e esta definição não é possível obter do exame de tipo sanguíneo, para tanto faz-se necessário um teste de DNA.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 823459)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que o albinismo é uma anomalia genética recessiva em que o indivíduo portador apresenta uma deficiência na produção de melanina em sua pele. Se um rapaz albino se casa com uma menina que produz melanina normalmente,porém que possui mãe albina, qual é a probabilidade de o filho do casal nascer albino?
		
	
	0%
	 
	50%.
	
	25%.
	
	100%.
	
	75%.
	
	 4a Questão (Ref.: 785455)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando-se um locus gênico que apresente três tipos de alelos alternativos (alelos múltiplos), quantos tipos diferentes de genótipos podem ocorrer numa população diplóide?
		
	 
	9
	
	12
	
	8
	 
	6
	
	3
		
	
	 5a Questão (Ref.: 785486)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	0 cruzamento de uma drosófila de olho vermelho, heterozigota, com um macho de olho branco, sabendo-se que esse caráter obedece ao mecanismo da herança ligada ao sexo, deve dar:
		
	
	todos os descendentes machos de olho vermelho, porque eles não recebem o cromossomo X do pai.
	
	descendentes machos de olho vermelho e olho branco, porque 50% deles recebem o cromossomo X do pai, que tem olho branco, e 50% o X da mãe, que tem olho vermelho.
	
	tanto machos quanto fêmeas 50% de olhos vermelhos e 50% de olhos brancos, porque se trata do cruzamento de um heterozigoto com um birrecessivo.
	 
	50% dos descendentes femininos de olhos vermelhos e 50% de olhos brancos, porque a fêmea é heterozigota e o macho é portador do gene recessivo.
	 
	todos os descendentes femininos de olho branco, porque as fêmeas recebem o cromossomo X do pai, que tem olho branco.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 231585)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na espécie humana á a síndrome de Down a mais comum e o mais bem conhecido distúrbio cromossômico cuja característica mais comum é o retardo mental. Este distúrbio se caracteriza pela:
		
	
	Não-disjunção de cromossomos sexuais na gametogênese.
	
	ausência de um cromossomo sexual
	
	trissomia de um cromossomo sexual
	
	monossomia do cromossomo 21
	 
	trissomia do cromossomo 21
		
	
	 7a Questão (Ref.: 238695)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Trata-se de uma técnica que pode ser usada para estudar mecanismos de replicação e expressão gênica, na determinação da sequência de um gene e consequentemente da proteína que ele codifica, ou no desenvolvimento de culturas microbianas capazes de produzir substâncias úteis, tais como a insulina humana, hormônio de crescimento, vacinas e enzimas industriais em grandes quantidades. O texto aborda sobre:
		
	
	A tecnologia da proteína recombinante
	
	A tecnologia do cromossomo recombinante
	
	A tecnologia do RNA recombinante
	
	A tecnologia do gene recombinante
	 
	A tecnologia do DNA recombinante
	 8a Questão (Ref.: 64252)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A _________________________________ é a parte da genética que estuda a caracterização das causas pelas quais os organismos se desenvolvem de um modo particular, devido ao impacto que exerce a expressão de seus genes. Graças a ela pôde-se conhecer melhor grande parte dos processos que têm lugar no desenvolvimento de um zigoto até o estado adulto. A lacuna pode ser substituída por:
		
	
	Imunogenética.
	 
	Genética do desenvolvimento.
	
	Farmacogenética.
	
	Genética clínica.
	
	Genética molecular.
	
 9a Questão (Ref.: 64283)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As endonucleases de restrição são enzimas bacterianas que atuam como "tesouras moleculares", reconhecendo sequências de pares de bases específicas em moléculas de DNA e cortando-as nesses pontos. A análise com enzimas de restrição é indispensável nas seguintes tarefas, EXCETO:
		
	 
	Avaliação do cariótipo com banda G.
	
	Sequenciamento de DNA.
	
	Isolamento de genes.
	
	Clonagem gênica.
	
	Criação de moléculas novas de DNA que podem ser clonadas.
	 10a Questão (Ref.: 578575)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(UnB/CESPE) Como toda terapia nova, a terapia gênica tem de ser inicialmente testada em modelos animais, antes do último teste em humanos. Em linhas gerais, a terapia gênica pode ser realizada efetuando a transferência direta de genes ou usando-se células vivas como veículo de transporte dos genes de interesse. Ambos os processos apresentam vantagens e desvantagens e vêm sendo alvo de intensas pesquisas buscando protocolos mais seguros e eficientes. Com relação à transferência direta de genes, assinale a opção CORRETA:
		
	
	Em decorrência de a maquinaria de produção proteica ser idêntica em todos os tipos celulares de uma dada espécie, a transferência direta de genes não demanda que essa transferência seja feita para um tecido específico.
	
	Um exemplo desse tipo de terapia gênica é a retirada de células da medula óssea de paciente com leucemia, a irradiação e uma posterior reintrodução dessas células.
	
	A transferência direta de genes não pode ser realizada para células do sistema imune, pois estas irão interpretar o gene como sendo um antígeno.
	 
	Uma das opções para a transferência gênica direta é o empacotamento do gene em vírus, como adenovirus e retrovírus, modificados geneticamente.
	 
	Uma das células-alvo tradicionais para receber a transferência direta de genes são as hemácias, pois elas circulam por todo o organismo, podendo levar o produto gênico para os mais diferentes órgãos e tecidos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes