Buscar

Tecnologia e Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tecnologia e filosofia 
A tecnologia é o avanço da técnica. Enquanto a técnica pode ser definida por modos padronizados de ação que podem ser alcançados por tentativa e erro, a tecnologia é a evolução, é a aplicação da técnica associada a sistemas e conhecimentos científicos.
A partir do momento em que a tecnologia muda a natureza, e o modo de viver é pensar do homem surge a filosofia para explicar todo impacto da tecnologia na existência do homem.
O conhecimento tecnológico não se limita apenas a fabricação de objetos ferramentas, produtos eletrônicos, etc..., ele também abrange formas de pensar e agir , criando assim a atitude tecnológica, que está associada a criatividade, descobertas, pesquisa, inovação e também tem relação com o desejo de liberdade e controle da natureza.
Entretanto ainda existem diversas questões filosóficas que cercam o avanço tecnológico. Estas questões seguem basicamente três doutrinas: analítica, fenomenológica, e neo- marxismo. A primeira consiste em questionar o propósito da tecnologia, com perguntas como: O que é tecnologia ? Em que consiste a criatividade tecnológica ?. A segunda procura descrever e interpretar o significado da tecnologia na existência humana. A terceira analisa as relações da tecnologia com o capitalismo.
Todas as questões filosóficas que problematizam e orientam a tecnologia tem impacto direto na sociedade, pois o avanço tecnológico causa mudanças na cultura, isso porque a inovação altera a forma como o homem enxerga , interpreta e se relaciona com o mundo.
Essas mudanças podem ser positivas ou negativas. Positivamente porque a popularização da tecnologia tende a amplificar a globalização, facilitando as atividades cotidianas e aumentando o acesso a informação. Negativamente porque em algumas situações as novas tecnologias podem substituir o trabalho humano, além disso o fato do conhecimento tecnológico não ser distribuído de forma uniforme no mundo, devido a questões sociais políticas e econômicas , faz com que as pessoas ou empresas que possuam maior acesso às inovações tecnológicas, tenham de certa forma mais poder.
Por tudo isso podemos concluir que a evolução tecnológica é mais complexa do que imaginamos e por tanto não pode ser reduzido à um objeto durável e linear.

Outros materiais