Buscar

avali estudos de exames por imagens 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201401126606)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a assertiva verdadeira dentre as alternativas dispostas abaixo, considerando o gerenciamento de unidades públicas de saúde e as expectativas que devem ser estabelecidas ao se trabalhar com métodos complementares de diagnóstico por imagem.
		
	
	cada unidade hospitalar da rede pública de saúde deveria contar com um aparelho de ressonância magnética e outro de tomografia computadorizada, visto que todos os problemas de saúde ficariam resolvidos pelo fato de os dois métodos complementares de diagnóstico por imagem elucidarem a totalidade das condições de saúde da população.
	 
	é fundamental que todos os indivíduos possam ter acesso a todos os métodos complementares de diagnóstico por imagem, visto que não existe uma superioridade entre eles e, em certas ocasiões, o uso de um deles pode vir a ser complementar ao uso do outro.
	
	a superioridade da ressonância magnética e da tomografia computadorizada na análise comparativa com os demais métodos complementares de diagnóstico por imagem justifica o investimento na aquisição dos aparelhos, o que certamente reduziria o custo na aquisição de aparelhos de ultra-sonografia ou mesmo de radiologia convencional.
	
	não se pode conceber que um paciente ao ser atendido na unidade pública de saúde deixe de ser submetido ao exame complementar de diagnóstico por imagem, visto que seu uso está sempre indicado e a segurança do diagnóstico somente possa ser estabelecida após a sua utilização.
	
	uma adequada política de saúde seria disponibilizar o acesso irrestrito de todos os pacientes aos exames de ressonância magnética, posto que pode-se afirmar que tal método resolveria a totalidade das necessidades de investigação diagnóstica da população.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401613821)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o estudo da radiologia covencional, do que se trata a tomografia computadorizada?
		
	
	A TC produz imagens em cortes de mesmo sentido com movimentação oposta ao tubo de RX e filme, possui unidade de varredura com ampola e detectores, Unidade de Computação, e as imagens são obtidas como na radiologia convencional.
	
	Todas as alternativas estão erradas.
	
	A TC produz imagens em cortes de mesmo sentido, não possui radiação ionizante e filme, possui unidade de varredura com ampola e detectores, Unidade de Computação, Unidade de imagem obtida.
	 
	A TC produz imagens em cortes de mesmo sentido com movimentação oposta ao tubo de RX e filme, possui unidade de varredura com ampola e detectores, Unidade de Computação, Unidade de imagem obtida e a espessura dos cortes podem ser variáveis de acordo com tecido estudado.
	
	A TC produz imagens em cortes de mesmo sentido, não possui radiação ionizante e filme, e a espessura dos cortes não pode ser variável de acordo com o tecido estudado.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401263839)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A ultra-sonografia surgiu na prática médica na década de 60, revolucionando os métodos de imagem. Sobre as imagens obtidas por este exame, assinale a alternativa verdadeira:
		
	
	A bexiga normal apresenta imagem hiperecóica.
	
	Uma imagem é dita hiperecóica quando o feixe sonoro atravessa tecidos com densidades de partes moles. Esta gradação irá desde o cinza escuro até o cinza mais claro do pâncreas do idoso, por exemplo.
	
	A imagem é dita hipoecóica quando o som não ultrapassa a estrutura (cálcio, cálculos, ossos) ou quando interage com ela e se dispersa (gases).
	 
	Uma imagem é dita anecóica quando não possui ecos no seu interior, ou seja, é líquida e, e nesses casos sua cor será preta (ex.: bile, urina, líquor).
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401712389)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O exame de tomografia computadorizada permite uma avaliação mais detalhada das estruturas corporais, usando uma escala de tons de cinza que distingue os diferentes órgãos do corpo, e também possibilita a identificação de estruturas patológicas. Os tecidos do corpo são classificados de acordo com a sua densidade, permitindo assim que se identifique as cores apresentadas no exame normal. Baseado nessas informações, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Estruturas hipodensas apresentam um baixo coeficiente de atenuação.
	
	Estruturas hiperdensas apresentam cor preta no exame.
	
	Estruturas isodensas adjacentes são facilmente identificadas.
	
	Estruturas hiperdensas apresentam um baixo coeficiente de atenuação.
	
	Estruturas hipodensas apresentam cor branca no exame.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401267979)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	no exame em radioimagem o olho humano não é capaz de diferençiar as tonalidades em todas as estruturas anatomicas pois:
		
	
	O olho humano não consegue distinguir os diferentes tons de branco
	
	O olho humano não consegue distinguir os diferentes tons de amarelo
	 
	O olho humano não consegue distinguir os diferentes tons de cinza
	
	O olho humano não consegue distinguir os diferentes tons de preto

Outros materiais