Buscar

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Aulas 1 e 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES (APO) – aula 1
CONCEITO DA APO ;
MARCOS HISTÓRICOS;
FATORES QUE AFETAM A APO;
OBJETIVOS DA APO;
MARCOS HISTÓRICOS
Não é de hoje que se estuda a Administração e muito menos as execuções e operações, cada um no seu tempo e com as suas realidades, disponibilidades e tecnologias de suas épocas nos auxiliaram.
1795 – Eli Whitney – É o responsável pela implementação de Peças Intercambiáveis para conseguir baixar os preços de venda dos mosquetes (modelo de arma antiga, tipo carabina) ao Governo Americano, pois com esta ação ele reduziu o custo financeiro da atividade.
1911 – Frederick Taylor – Publica o livro “Princípios de Administração Científica”, onde dentre diversas teorias, se destaca a importância de se estudar a racionalização do trabalho, é considerado por muitos como o Pai da Administração.
1911 – Frank e Lilian Gilbreth – Ele Engenheiro sua esposa Psicóloga, percebe a importância do estudo dos tempos numa tarefa, com o Estudo dos Movimentos, cujo foco principal era o Recurso Humano no ambiente de trabalho.
1912 – Henry Gantt – Engenheiro que foi subordinado de Taylor, aplica os conceitos de recompensa não-monetários, seus gráficos e sistemas são largamente utilizados, inclusive em softwares modernos, o famoso Gráfico de Gantt”.
1913 – Henry Ford – Conhecido mundialmente pela sua produção de automóveis, foi o responsável pela alteração da produção de montagem em massa, criando uma Linha de Montagem Móvel, para seus automóveis. 
1924 – Walter Shewhart – Aplica modelos estatísticos com a importância do Controle da Qualidade, por amostragem.
1939-1945 – II Guerra Mundial – Alterou as necessidades finais das indústrias, criando um avanço no Campo Gerencial.
1957 – DuPont – Duas filosofias muito parecidas são desenvolvidas em separado, mas de acordo com esta semelhança são utilizadas na prática de forma conjunta o CPM / PERT – Critical Path Method e o Progam Evaluation and Review Techique.
1960 – George Plossi e Oliver Wight – Desenvolvem nos EUA do pós Guerra um planejamento baseado nos pedidos existentes. Este estudo originou o MRP – Material Requirement Planning. 
1970 – Taiichi Ohno e Eiji Toyoda – Aplicam diversos conceitos na fabrica de automóveis Toyota no Japão, que fica conhecido mundialmente pelo termo JIT – Just In Time, onde a ênfase é produzir com o máximo de eficiência e qualidade.
1980 – Taiichi Ohno – Tambem cria a filosofia KanBan, onde a fabricação é coordenada por cartões que controlam o fluxo de produção.
1990 – Internet – Alterou toda a sistemática de acesso à informação.
FATORES QUE AFETAM A APO
Em cada empresa, departamentos, áreas ou setores; existirão diversos fatores que irão afetar de uma forma ou de outra a nossa Administração.
É claro que não existirá uma formula mágica e nem um modelo único, pois tudo é muito dinâmico e cada caso deve ser estudado individualmente, aqui iremos destacar os principais e repare que em cada um deles existem seus próprios fatores ainda mais específicos.
PRODUTIVIDADE - Todos os gestores são cobrados em razão da Produtividade, os resultados são hoje perseguidos como nunca foram. Em alguns casos estes resultados ligados a produtividade é que servirão de parâmetro para pagamentos, royalties, contribuições e salários.
CAPACIDADE - É um dos fatores mais paradoxos, pois ao mesmo tempo em que possuir uma capacidade excelente ou não possuir esta capacidade, são um problema e cada um com o seu grau de dificuldade e com as suas consequências. para possuí-la. 
FINANÇAS - Todas as atividades de uma empresa passam necessariamente por esta necessidade. A saúde financeira pode viabilizar ou não os negócios, as atividades, os setores e até mesmo são decisivos para a sobrevivência no mercado, cada vez mais competitivo. além de serem o principal alvo nos negócios. 
RECURSOS HUMANOS - São pessoas que fazem os processos funcionarem, e mesmo com a automação cada vez mais presente no nosso mundo, são pessoas que as controlam ou operam.
CUSTOS - Sejam eles custos de Produção / Operações, custos de Mão-de-obra, custo de Investimento, custo Financeiro, Custo de aquisição ou qualquer outro custo, são hoje o principal alvo dos gestores. Aqui é que se ganha ou perde um jogo, como se diz popularmente.
ESTOQUES - Os estoques além do valor aplicado nas compras estarem ali parados, eles devem ser objeto de um tremendo esforço para controlarmos. Pois além do espaço físico, são utilizados equipamentos, temos seguros, vigilância, organização, limpeza, entre outros. 
OBJETIVOS DA APO
Identificar os processos e aplicar os conhecimentos específicos para melhorar o desempenho;
Compreender melhor as atividades dos gestores e saber quais as ferramentas gerenciais aplicar;
Conhecer os fundamentos de produtividade;
Saber os conceitos e a metodologia para poder avalizar cada tipo de processo, buscando um melhor resultado, empregando planejamento e controle;
Independente do ramo de atividade, tamanho, faturamento e outros, as atividades se relacionam entre si, saber ser eficiente com estes setores, melhorando a qualidade;
Entender um pouco mais sobre estes segmentos, pois é uma área que emprega uma quantidade enorme de mão-de-obra e cujo ramo de atividade é cada vez mais intenso e exigente;
Em função da globalização presente e em uma velocidade cada vez maior, todos nós usamos produtos ou serviços em diferentes escalas e níveis, conforme a nossa capacidade financeira. Estar preparado para esta competição é vital;
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES (APO) – aula 2
DEFINIÇÃO DE PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE;
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUTIVIDADE;
MEDIDA DA PRODUTIVIDADE;
MEIOS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE;
PROJETO E MEDIDA DE TRABALHO;
DEFINIÇÃO DE PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE
Produção 
É a execução de uma ação em si, ou seja, as atividades desenvolvidas pelas empresas sejam elas de produção/operações ou de serviço. 
Produtividade
	É o resultado obtido por uma determinada produção comparado com algum critério, tendo como exemplo a quantidade de produtos fabricados por hora, ou a quantidade de serviço executado em um mês.
Uma das ferramentas mais importantes para os gestores é acompanhar e medir a Produtividade da sua empresa ou departamento. Pois podemos alterar o resultado final financeiro ou nos tornamos mais competitivos. 	Buscar a excelência em produtividade é o foco de todos. 
	A produtividade é tão importante que ela é utilizada como parâmetro até para acompanhar o desenvolvimento de governos, dentro das empresas não pode ser diferente.
	Saber empregar de forma eficiente os recursos disponíveis, bem como buscar as melhorias necessárias nos processos, seja através de alteração nos procedimentos operacionais ou até mesmo com uma qualificação melhor dos colaboradores.
	Neste sentido sempre teremos uma relação de entradas (inputs) e saídas (outputs).
MODELO DE TRANSFORMAÇÃO
	De onde podemos tirar várias informações que será utilizadas em diferentes aspectos, à saber:
Podemos avaliar se a quantidade de saída comparada com a entrada é constante ou se tem alguma alteração;
Podemos ter um processo de retroalimentação, caso necessário no sistema como um todo;
O cliente final, externo ou interno, irá consolidar as informações em relação a satisfação e qualidade final da saída (Feedback);
Podem surgir vários parâmetros de medição para um melhor acompanhamento da produção;
Podemos identificar onde o processo precisa ser melhorado, ou onde o processo é deficiente ou ruim;
Podemos identificar onde temos que colocar em pratica os planos de melhoria;
Uma das atividades desenvolvidas pelos gestores é chamada de Administração da Produtividade, onde todas estas informações e outras mais específicas conforme a realidade de cada empresa, serão aplicadas. 
Quando aumentamos a produção, temos que ter em mente que também aumentamos outros itens e/ou setores automaticamente, pois para aumentar esta produção estaremos gastando mais “entradas” e isto irá acarretar alterações no estoque,no espaço físico, na quantidade de insumos gastos, etc...
MEDIDA DA PRODUTIVIDADE
 	O simples e direto também conhecido como produtividade de fator único; Será calculado pela seguinte fórmula.
 PRODUTIVIDADE = OUTPUTS . 
		 INPUTS
O mais complexo e amplo também conhecido como produtividade multifatores ou produtividade de fatores totais.
 
PRODUTIVIDADE = __________OUTPUTS_____________ 
		 INPUTS + CAPITAL + ENERGIA + DIVERSOS
EXEMPLOS:
	Uma papelaria dentro de uma Universidade possui uma máquina copiadora e tira um total de 912 cópias por dia, considerando que a Universidade fique aberta por 8 horas por dia, qual será a produtividade desta copiadora por hora?
Basta utilizar a fórmula de produtividade de fator único:
 PRODUTIVIDADE = OUTPUTS = 912 cópias 
 		 INPUTS 8 horas
PRODUTIVIDADE = 114 cópias por hora
Uma refinaria produz em seu processo diário com o refino do petróleo, vários diferentes tipos de derivados, dentre eles um total de 363.240 litros de gasolina (tipo A). Qual é a sua capacidade por hora em relação ao refino da gasolina?
PRODUTIVIDADE = __OUTPUTS__ = _363.240 _litros_ 		 
 INPUTS 24 horas
PRODUTIVIDADE = 15.135 litros / hora
Uma empresa de cosmético possui quatro funcionários, Ana com salário de R$ 2.290,00, Carlos com salário de R$ 2.050,00, Joana com salário de R$ 2.180,00 e Carla com salário de R$ 2.230,00. E juntos produzem 2.100 esmaltes especiais por mês. A gerente precisa quer saber qual a produtividade diária e também que saber qual a produtividade por cada real pago de salário
Para a primeira pergunta:
 PRODUTIVIDADE = _OUTPUTS_ = _2.100 _esmaltes_ 			 
 INPUTS 30 dias
PRODUTIVIDADE = 70 esmaltes/dia (Considerando 30 dias.)
Para a segunda pergunta, basta utilizar a fórmula de produtividade multifatores, ou seja:
PRODUTIVIDADE = OUTPUTS . 
 	 INPUTS + CAPITAL + ENERGIA + DIVERSOS
 
PRODUTIVIDADE = 2.100 esmaltes especiais .
 R$ 2.290,00 + R$ 2.050,00 + R$ 2.180,00 + R$ 2.230,00
 
PRODUTIVIDADE = 0,24 esmaltes por real pago de salário.
Uma empresa de venda de produtos possui três vendedores, Jorge, Silvia e Sérgio. Em janeiro eles venderam um total de R$250.000,00 e em fevereiro um total de R$ 301.000,00, sendo os produtos comercializados tijolos e telhas. Os resultados das vendas foram:
	 
	JANEIRO
	FEVEREIRO
	VENDEDOR
	TIJOLO
	TELHA
	TOTAL DAS VENDAS
	TIJOLO
	TELHA
	TOTAL DAS VENDAS
	JORGE
	 R$ 39.910,00 
	 R$ 50.089,20 
	 R$ 89.999,20 
	 R$ 52.000,00 
	 R$ 51.012,00 
	R$ 103.012,00 
	SÍLVIA
	 R$ 35.000,00 
	 R$ 54.910,80 
	 R$ 89.910,80 
	 R$ 43.090,29 
	 R$ 71.988,00 
	R$ 115.078,29 
	SÉRGIO
	 R$ 30.090,00 
	 R$ 40.000,00 
	 R$ 70.090,00 
	 R$ 34.909,71 
	 R$ 48.000,00 
	R$ 82.909,71 
	TOTAIS
	R$105.000,00
	 R$145.000,00 
	 R$250.000,00 
	 R$130.000,00 
	 R$171.000,00 
	R$ 301.000,00

Outros materiais