Buscar

AV PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO ESTÁCIO 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	
	Avaliação: (AG)Data: 25/11/2016 18:11:09 (A)
	Critério: AV
	Aluno: 
	
	Professor: TAISA VLIESE DE LEMOS
	Turma: 9007/AE
	Nota da Prova: 6,5
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.: 766318)
	Pontos: 1,0 / 1,0
A teoria de desenvolvimento de Lev Vygostky pressupõe que o desenvolvimento humano ocorre a partir das situações de aprendizgem. Discuta essa afirmativa comparando o conceito aqui aprensentado com a teoria de Jean Piaget.
Resposta: Lev Vygostky pressupõe que o desenvolvimento humano ocorre a partir das situações de aprendizagem. Piaget defende a teoria de que o desenvolvimento humano se dá através da embriogênese.
Gabarito: O aluno deverá comparar a ideia conceitual de apresentada na questão com o conceito de desenvolvimento de Jean Piaget que pressupõe o desenvolvimento maturacional para que as aprendizagens possam acontecer.
2a Questão (Ref.: 872087)	Pontos: 1,0 / 1,0
Rosa é uma menina de 7 anos que apresenta dificuldades na coordenação motora grossa. Nas brincadeiras com as amigas, sempre é ridicularizada devido à falta de jeito que apresenta na hora de dançar. A família de Rosa não tem interesse em colocar a filha em aula de ballet, o pai afirma que não irá forçar, já que a filha não possui aptidão para dança. A escola promoverá uma reunião com a família de Rosa. De acordo com os estudos realizados pela ciência psicológica, qual deverá ser a atitude da Pedagoga diante dessa postura da família, em recursar matricular a aluna na aula de ballet ? Justifique sua resposta.
.
Resposta: A pedagoga deve considerar a abordar sobre a aprendizagem de crianças de modo geral, enfatizando que aptidão para dança pode ser alcançada pela menina pois a aprendizagem é um processo que contribui para o desenvolvimento. Que eles deveriam reconsiderar a decisão visto que issto também contribuiria para a auto estima da criança.
Gabarito:
A pedagoga deverá ser contra a posição dos pais, explicando que os adultos precisam proporcionar estimulação extra para as crianças com menos habilidades naturais
3a Questão (Ref.: 624815)	Pontos: 0,0 / 1,0
Dentre as ações efetivas da psicologia no campo educacional, podemos afirmar que dentro do ambiente escolar é fundamental:
I ​ Compreender e elucidar os processos de desenvolvimento bio​psico​social dos envolvidos com a escola.
II ​Compreender e elucidar os processos diferenciados de desenvolvimento e comportamento cada aluno e de cada professor.
III ​ Assessorar a escola na busca da humanização do sujeito, através do encontro da cognição com a motricidade, os afetos e as emoções na educação.
Marque a alternativa correta:
Apenas a alternativa I é verdadeira.
Apenas as alternativas I e III são verdadeiras.
Apenas as alternativas I e II são verdadeiras.
As alternativas I, II e III são verdadeiras.
Apenas as alternativas II e III são verdadeiras.
 Gabarito Comentado.
4a Questão (Ref.: 608054)	Pontos: 1,0 / 1,0
Ensinar para Vygotsky significa :
encorajar o pensamento espontâneo da criança. demonstrar afetividade e aceitação incondicional à criança.
fornecer os conteúdos prontos, extraídos da realidade do aluno. mediar o conhecimento, a partir do potencial da criança.
não interferir no que a criança faz.
5a Questão (Ref.: 241092)	Pontos: 1,0 / 1,0
Num debate sobre o tipo de formação que ofereciam para os alunos do colégio Zeus, o professor Roberto trouxe o referencial da aprendizagem significativa para nortear as aulas de ciências. Dentro desse referencial, qual seria a postura correta do professor para o ensino de ciências?
retratar a explicação científica tendo a cultura do aluno e suas experiências anteriores sobre o tema estudado como âncoras que serão usadas na memorização do conhecimento .
trabalhar com o conhecimento do estado da arte do tema pesquisando tudo o que já foi sistematizado sobre ele e que tenha significado na vida do aluno.
evocar as memórias dos alunos sobre os fatos da natureza, corrigindo todas as distorções da realidade e apresentando os erros que eles têm na construção do pensamento significativo.
trabalhar com questões do ENEN afim de mostrar o significado das questões nos exames nacionais.
iniciar os estudos sobre a produção científica sobre o tema e concluir com experimentos práticos que mostrem o significado das teorias estudadas.
6a Questão (Ref.: 660987)	Pontos: 1,0 / 1,0
Na função de mediador, o professor precisa conhecer sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade para mediar à aprendizagem de crianças e adolescentes que apresentaram dificuldades acadêmicas e comportamentos inadequados na escola. Qual (is) ação (ões) pode (m) prejudicar a manutenção do foco atencional dos alunos em sala e aula?
Salas com muitos alunos e muitos estímulos sonoros e visuais.
b. Estímulo do foco atencional pela motivação e compreensão do que se está aprendendo.
Oferecer a assistência individual para alunos que necessitem mais dele ou de outro facilitador.
Estão corretas as questões:
Todas as questões
Questões a e c
Apenas a questão c
Apenas a
Apenas b
 Gabarito Comentado.
7a Questão (Ref.: 574500)	Pontos: 0,5 / 0,5
Kathleen Berger (2000) estuda o desenvolvimento humano dividindo​o em três domínios: biossocial, cognitivo e psicossocial. Sobre estes domínios, analise as afirmativas abaixo:
I. O domínio biossocial compreende as modificações relacionadas ao corpo, assim como os fatores genéticos, nutricionais e de saúde que afetam esse crescimento e desenvolvimento.
II. O domínio cognitivo compreende os processos de pensamento, as habilidades de percepção, imaginação, discernimento, memória e a dimensão da linguagem.
III. O domínio psicossocial compreende as emoções, a personalidade e as relações interpessoais com a família e a comunidade.
São verdadeiras:
II e III
I, II e III.
I e III
I e II
Apenas o I.
 Gabarito Comentado.
8a Questão (Ref.: 728131)	Pontos: 0,5 / 0,5
Em se tratando do desenvolvimento humano, sabemos que a fase de 2 a 5 anos de idade compreende várias transformações tanto nos campos cognitivos, linguísticos quanto psicomotores. Marque a alternativa em que todas as aquisições fazem parte desta faixa etária.
Uma definição da noção de gênero masculino e feminino bem como do desejo sexual que será exercido durante a puberdade.
Desenvolvimento da linguagem escrita através da alfabetização e do raciocínio matemático através das noções de reversibilidade.
Desenvolvimento de esquemas cognitivos responsáveis pela superação do egocentrismo em suas interações.
Maior desenvolvimento da coordenação motora ampla e das várias habilidades: sentar, levantar, caminhar, correr, tocar, agarrar, apertar, jogar, entre outras presentes na brincadeira.
Aperfeiçoamento das praxias responsáveis pela sobrevivência e proteção da criança no ambiente.
9a Questão (Ref.: 624838)	Pontos: 0,0 / 0,5
Leia o seguinte texto: "NÃO criticar e nem apontar em hipótese alguma os erros cometidos como falha no desempenho. Alunos com TDAH precisam de suporte, encorajamento, parceria e adaptações. Esses alunos DEVEM ser respeitados. Isto é um direito! A atitude positiva do professor é fator DECISIVO para a melhora do aprendizado". Disponível em: http://www.tdah.org.br/br/sobre​tdah/dicas​para​educadores/item/399​algumas​ estratégias​pedagógicas​para​alunos​com​tdah.html 24/02/15 às 9:32 horas�
O texto fala sobre a relação estabelecida entre professor e aluno para um bom manejo do TDAH. Qual outra atitude ajudaria a preservar a auto​estima do aluno portador deste transtorno?
I) Acompanhar de forma sistemática todas as conquistas do jovens, trazendo para o processo educativo as mais exemplares punições quando eles não alcançarem os objetivos propostos para a sua idade.
II) Iniciar o processo deexposição oral das matérias motivando​o, focando a sua atenção, através da sua participação sistemática em todo o processo explicativo.
III)Ajudar ao aluno na verificação e organização de todos os seus materiais, pois a primeira dificuldade que sentem é a não estarem preparados para as atividades pela falta de materiais adequados.
Está(ão) correta(s):
Apenas as respostas II e III
Apenas a resposta III
Todas as respostas
Somente a resposta II
Apenas I
10a Questão (Ref.: 30329)	Pontos: 0,5 / 0,5
A adolescência é o período de transição da infância para a idade adulta. Provavelmente é o período mais desafiador e apresenta muitas mudanças biossociais. Com relação à adolescência, está INCORRETO afirmar que:
Nenhum período do desenvolvimento se caracteriza por mudanças biológicas tão multifacetadas e tão instigantes.
É uma fase a qual o adolescente deseja ter autonomia e libertar​se das regras que são impostas pela família.
A maioria dos adolescentes é por natureza inovador, idealista, desafiador de riscos, aberto a novos padrões.
Nessa fase, os adolescentes, que se envolvem em atividades sexuais precoces, enfrentam um risco adicional.
Problemas sérios, nesse período, geralmente são causados por questões biológicas, que estão no indivíduo, mas só aparecem nesse período.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes