Buscar

ava7 resp.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201302572912)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (1)
	
	O excesso de fumaças nas chaminés das fábricas, nas grandes cidades, contrariando a lei ambiental, provocam e promovem...
		
	 
	Poluição Ambiental;
	
	O Desenvolvimento Sustentável;
	
	Poluição Visual;
	
	A Educação Ambiental;
	
	Devastação ambiental.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302054217)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (1 de 1)
	
	A Constituição da República Federativa do Brasil, no seu artigo 225, preceitua que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Seu parágrafo VI dispõe que é dever promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, a Educação Ambiental é um processo permanente que articula conhecimentos, atitudes e valores, e não apenas uma transmissão de informações. Ela envolve a participação individual em processos coletivos, trabalhando desde a perspectiva local até a global. Aponte, nesse caso, a alternativa CORRETA no que diz respeito aos objetivos da educação ambiental:
		
	 
	Desenvolver a ideia de espírito gregário em que o fim esteja voltado para o compromisso de que o espaço público também se refere à fana e à flora.
	
	Despertar as pessoas para a importância das questões socioambientais no contexto onde elas vivem e atuam.
	
	Estimular o senso crítico em relação às mudanças de comportamento necessárias à construção de uma cidadania comprometida com a sustentabilidade.
	
	Educar, conscientizar, mobilizar e estimular as pessoas para ações concretas que visem à melhoria da qualidade ambiental e de vida.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301848906)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (1 de 1)
	
	A Educação Ambiental tem como meta o desenvolvimento de uma população mundial que esteja consciente e preocupada com o meio e com os problemas que lhe são associados. Mais ainda, que tenha conhecimento, habilidade, atitude, motivação e compromisso para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos problemas. Com base nisso, são objetivos da Educação Ambiental: I - Despertar as pessoas para a importância das questões socioambientais no contexto onde elas vivem e atuam. II - Educar, conscientizar, mobilizar e estimular as pessoas para ações concretas que visem à melhoria da qualidade ambiental e de vida. III - Estimular o senso crítico em relação às mudanças de comportamento necessárias à construção de uma cidadania comprometida com a sustentabilidade. Estão corretas as afirmações:
		
	
	apenas II e III;
	
	apenas III;
	
	apenas II;
	 
	todas estão corretas.
	
	apenas I;
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301921457)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (1)
	
	O homem moderno tem provocado frequentes desequilíbrios na natureza. A presença de poluentes na atmosfera, na água e no solo tem gerado diferentes tipos de poluição com riscos para os seres vivos e em especial para o homem. A respeito desses poluentes, podemos afirmar que:
		
	
	A radiação nuclear pode trazer complicações à saúde, mas só é letal em caso de explosão de bomba atômica.
	
	O esgoto doméstico é prejudicial aos rios, fundamentalmente devido à presença exagerada de detergentes não-biodegradáveis.
	
	O monóxido de carbono, produzido na queima de cigarros e pelos motores a gasolina, tem como principal efeito a formação de oxi-hemoglobina no sangue.
	
	Os pesticidas usados na agricultura, embora sejam considerados poluentes devido à sua alta toxicidade, não apresentam efeito residual.
	 
	Os metais pesados, como o mercúrio e o cobre, são resíduos industriais que podem ser concentrados na cadeia alimentar, prejudicando sobretudo os últimos níveis tróficos.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302070725)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (1 de 1)
	
	O cuidado com o meio ambiente não acontece sem a conscientização do ser humano. Para que esse processo tenha sucesso, diversas ações devem ser empregadas de forma continuada até que a sociedade o tenha assimilado por completo. Esse processo que combina conhecimento, atitudes e valores é denominado de:
		
	
	Mundo melhor
	 
	Educação ambiental
	
	Ecologia solidária
	
	Escola do amanhã
	
	Pacto de preservação
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301889920)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (1)
	
	O Brasil é o país que possui a maior reserva de água doce do mundo. Todavia, as águas brasileiras estão ameaçadas. Marque a única opção que contém apenas ações prejudiciais aos nossos recursos hídricos:
		
	
	Assoreamento, ocupação das margens e respeito as faixas de proteção
	 
	Desperdício pelo uso inadequado, desmatamento das áreas de mananciais e devastação das matas ciliares.
	
	Construções dentro de faixas de proteção e manutenção das matas ciliares.
	
	Erosão, desertificação e projetos de irrigação planejados
	
	Aterros e retificações abusivas, construções dentro de faixas de proteção e manutenção das matas ciliares.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301889917)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (1)
	
	Ações predatórias do homem agridem a natureza, de tal forma, que colocam em risco nossa própria espécie. Percebemos que, nos dias atuais, há uma preocupação maior com os graves problemas advindos da má administração do homem, no que tange aos recursos naturais do planeta. Marque a única opção que contém apenas ações prejudiciais ao meio ambiente:
		
	
	Extração de madeira em áreas nativas, queimadas e reflorestamento
	
	Utilização do sol e dos ventos para geração de energia, reflorestamento em áreas degradadas e emprego de recursos naturais renováveis.
	 
	Devastação e queima de áreas florestais, utilização de combustíveis fósseis para geração de energia e pecuária extensiva.
	
	Pecuária extensiva, extração de madeira em áreas nativas e utilização do sol para geração de energia
	
	Reflorestamento em áreas degradadas .
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302055928)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (1)
	
	Em um passado não muito distante, a Amazônia era conhecida como INFERNO VERDE. Atualmente, é vista como ECOSSISTEMA FRÁGIL, que deve ser explorado criteriosamente. Essa mudança na forma de perceber a região mostra a velocidade e a intensidade das transformações econômicas, sociais e ambientais em curso. A respeito dessas transformações, julgue os itens a seguir, verificando quais as sentenças são falsas ou verdadeiras e assinale a alternativa correta com relação ao bioma amazônico: ( ) A Amazônia tem experimentado um intenso processo de desenvolvimento; ( ) Restam apenas cerca de 5 % de sua extensão original; ( ) Abriga a maior biodiversidade do planeta;
		
	
	e) Verdadeiro, Verdadeiro, Verdadeiro;
	
	d) Falso, Verdadeiro, Verdadeiro;
	
	b) Verdadeiro, Verdadeiro, Falso;
	
	c) Verdadeiro, Falso, Falso;
	 
	a) Verdadeiro, Falso, Verdadeiro;

Outros materiais