Buscar

Gestão de Pessoas, Conhecendo seu cliente

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Conhecendo seu Cliente.
Muitos empreendedores estão preocupados com produtos e vendas e se esquecem da parte mais importante do negócio, o cliente. 
Quando você não dedica uma parte do planejamento buscando conhecer o seu público-alvo, isso representa riscos que certamente irão afetar o seu negócio negativamente.
Planejamento Estratégico.
É crucial que você saiba quem você quer atrair, qual é o problema que sua empresa vai resolver, quais são os grupos de pessoas que dividem esse mesmo problema, quanto elas estão dispostas a pagar, onde elas estão localizadas, etc.
4 Dicas para conhecer melhor seu cliente
Dica número 1.
1 - A simplicidade e objetividade da frase não significam que a execução seja fácil. Não a subestime. É uma iniciativa que envolve toda a empresa e tratá-la como um projeto, investindo tempo e recursos adequados são fundamentais para que se tenha o retorno esperado. Independente do seu tamanho. Em tempos de internet, o tempo da velha caderneta já passou. É preciso ser melhor que isto.
Dica número 2.
2 - É natural que, como humanos que são vendedores trabalhem muito mais em função de seus próprios desejos ou necessidades do que do seu cliente.
 É preciso motivá-los e treiná-los para que entendam que, ao priorizar o interesse do cliente, eles não só melhoram seu desempenho - que no fim do dia os leva a chegar a seus objetivos, inclusive financeiros - mas também lhes será muito mais gratificante.
Dica número 3.
3 - Tão importante quanto conhecer o seu cliente, é conhecer o seu não cliente. Isto é, aquele indivíduo que não vai comprar o seu produto.
 É muito comum um empresário acreditar que terá sucesso em todos os casos, bastando para isso dispor de bons produtos ou bons serviços. Isto não é verdade. Procure conhecer aqueles para os quais o esforço de vender é inútil, é desgastante e improdutivo.
Dica número 4.
4 - Conhecer o cliente é uma combinação de informações que você precisa levantar para que possa desenhar o seu perfil de compra. 
Não canse seu cliente com um monte de perguntas ou pesquisas. Seja objetivo. O que você precisa saber é qual o comportamento de compra de seu cliente - quando compra o que compra como compra. Isto o ajudará a ser mais assertivo em suas ofertas. 
Poucas perguntas e principalmente objetividade nos resultados que pretende obter com as respostas serão suficientes.
Cliente
1 - Quem é o cliente? Ou seja, os chamados dados demográficos. Estas informações são importantes para definir ofertas e estratégias de preços. Procure verificar quais informações são importantes para seu negócio e pergunte.
Busca pela satisfação.
2 - O que fez o cliente procurar você? Como ele chegou a até você, o que o atraiu? Estes dados a seguir lhe ajudarão a entender o que em sua empresa atrai os clientes e o que não atrai, permitindo a você se adequar ao que o seu mercado potencial busca.
Produto.
3 – O que você vende?
 Informações específicas sobre o que você vende, sobre o seu segmento, são importantes para que você possa entender o perfil do consumidor de seus produtos e focar no que de fato o interessa.
Público-Alvo
 O que você sabe sobre seu público-alvo?
Ao buscar o máximo de informações que puder você irá entender o tipo de cliente que vai comprar o seu produto. Com uma descrição bem definida de seu cliente ideal, você sabe exatamente o que vender e como convencê-los de que devem comprar de você e não do concorrente.
Tente definir o perfil demográfico, geográfico e comportamental para compreender o seu mercado de atuação. Se você já tem uma base de clientes, tente identificar algumas das características que eles compartilham tais como idade, localização, sexo, renda, educação, estado civil, profissão, interesses e comportamentos.
Concorrência 1.
4.1 - Há concorrência no seu mercado-alvo?
Descubra quem são seus concorrentes, como se posicionam, como chegam e atendem os clientes. Os concorrentes mais bem sucedidos em um mercado devem ser estudados porque estão atraindo uma fatia específica, mas talvez estejam negligenciando um determinado nicho. Lembre-se de que uma boa dose de competição é saudável e pode indicar um mercado viável.
11
Erros fatais com seu cliente.
 ● Com certeza, você já teve uma experiência desagradável com alguma empresa e pensou, “Nunca mais ponho meus pés aqui”. 
Mas, e se os clientes do seu negócio estiverem pensando o mesmo?
Muitas vezes o empreendedor não sabe, mas adota atitudes que espantam os consumidores. “Em geral, essas atitudes são fruto do despreparo da equipe”.
Atingindo as Expectativas do cliente.
Isso não quer dizer que, para fazer o cliente não voltar, seu vendedor precisa ser mal educado. “O cliente não volta porque o atendimento não atingiu suas expectativas”. 
“E muitas vezes isso não significa ser ofensivo, mas sim inconveniente”.
4 Erros que fazem com que seu cliente não volte mais.
1.0 – Rejeitar o cliente
Muitas vezes, o cliente procura uma empresa para a qual ele não é o público alvo. E o que essa empresa faz? “A empresa faz de tudo para que ele vá embora, mas não diz claramente que ele deveria procurar outro lugar para ser atendido”.
Resultado, o cliente sai constrangido, fala mal da empresa e nunca mais pisa ali.
Não ouvir a necessidade do cliente.
2 - Vamos supor que a sua empresa não se encaixa no primeiro exemplo. Ou seja, ela quer que o cliente fique e compre.
 Um dos principais erros nesses casos é não ouvir a necessidade do cliente e, pior, oferecer algo de que ele não precisa.
“Esse é um dos erros mais comuns. Você entra numa loja procurando algo, e o vendedor te oferece outra coisa, não te escuta. Isso agride o cliente e ele pode não voltar mais”.
No entanto, para resolver esse problema não adianta simplesmente culpar o vendedor. 
Em geral, a atitude errada é fruto da falta de treinamento e da pressão sofrida por aquele profissional, que está desesperado por vender. Portanto, invista na capacitação da sua equipe.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais