Buscar

Compilado de investigação e remediação de campo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pode-se afirmar, com relação às resoluções CONAMA e valores da CETESB para contaminação (Verdadeiro ou Falso) que:
	
	 
	Determinam limites de concentração e valores de referência, ou seja, apontam para limites a partir dos quais há risco à saúde humana e ao meio-ambiente em geral
	 
	São recomendáveis estudos que determinem padrões de qualidade específicos para cada região, refletindo variedades de solo, relevo, geologia, etc.
	 
	Os limites de concentração são valores absolutos e universais, sem variação ou modificação interativa em distintos solos, climas, relevos e outras realidades ambientais locais.
	 
	As resoluções de classificação de corpos de água e de padrões de qualidade para solos e águas do CONAMA se baseiam nos valores orientadores para solos e águas da CETESB.
	Os principais métodos químicos e geoquímicos utilizados para caracterização de áreas de contaminação são (Verdadeiro ou Falso):
	
	 
	Espectometria de fluorescência
	 
	Cromatografia gasosa e de espectrometria de massa
	 
	Imunoassay
	 
	Sistema de sensores sísmicos
	Com relação ao estudo de contaminantes, pode-se afirmar (Verdadeiro ou Falso) que:
	
	 
	Dióxido de carbono ou calor, em concentrações maiores que as naturais, ou seja, induzidas, podem ser consideradas poluentes.
	 
	Poluentes são substâncias presentes em concentrações mais altas que as naturais.
	 
	Contaminantes são substâncias estranhas ao ambiente.
	 
	Contaminantes são prejudiciais ao meio-ambiente, poluentes não são.
	O que deve contemplar o plano de remediação a ser definido para uma área?
	
	 
	Deve contemplar o objetivo e o escopo da remediação.
	No que se refere a técnicas de investigação de campo de áreas degradadas, é corretor afirmar (Verdadeiro ou Falso) que:
		
	 
	Os métodos geofísicos são valiosas ferramentas de investigação do tipo invasivo.
	 
	A coleta de solos com pá, trado, e amostradores tubulares, é exemplo de técnica não-invasiva própria para análises posteriores em laboratório.
	 
	A etapa de "screening" corresponde a levantamentos expeditos (rastreamento, reconhecimento, varredura), importantes para confirmar ou descartar suspeitas de contaminação.
	 
	Determinar qualitativa e quantitativamente os contaminantes, bem como extensão, é essencial para a modelagem conceitual do cenário de contaminação.
Em que consiste a biorremediação? A Biorremediação é o processo pelo qual organismos vivos tais como, microrganismos, fungos, plantas, algas verdes ou suas enzimas são utilizados para reduzir ou remover - remediar - contaminações no ambiente.
Segundo Byrnes(1994), na organização de um programa de amostragem para uma área específica devem ser definidos alguns critérios. Quais são? Objetivos da amostragem de solo, necessidade e utilização dos dados e programa de amostragem.
Existe uma variedade muito grande de métodos geofísicos utilizados nos estudos ambientais porém, quais são os principais e mais adequados métodos, que comumente são aplicados à investigação da contaminação do e da água subterrânea? Georradar, eletroressistivos, eletromagnéticos e magnetometria
Como é efetuado ou no que consiste o ensaio de palheta ou Vane Test? O ensaio consiste em cravar a palheta( em formato de cruz) inserida até a posição desejada para a execução do teste. Visa eliminar qualquer atrito da haste da palheta de teste com o solo e elimina interferências nas medidas de resistência.
Comente a importância da biorremediação para casos de contaminação por hidrocarbonetos A biodegradação do petróleo por microrganismos nativos representa um mecanismo onde os contaminantes são degradados.
Conceitue área contaminada Local onde há presença de seres patogênicos ou concentração de substancias nocivas a saúde humana ou impacte o meio ambiente.
O inclinômetro permite determinar quais fenômenos em sua sequencia de leitura no tempo? Observar deslocamentos horizontais.As leituras feitas em sequencias temporais permitem avaliar a progressão de possíveis movimentos do talude, e até mesmo localizar a profundidade de eventual superfície de ruptura.
Qual a vantagem do método de bombeamento e tratamento? A vantagem desse método é por ser muito eficiente para a remoção de grande volumes de contaminantes. Pode interromper migração de plumas e criar cones de depressão para auxiliar remoção de fases livres leves não aquosas.
Para a seleção de um método geofísico a ser empregado, o ideal é ter o conhecimento da geologia local, das características físico-quimicas das aguas subterrâneas e do contaminante, do tipo de descarte efetuado e involucro utilizado e da proximidade de edificações e instalações. Dentre os aspectos mencionados, dois deles são preponderantes e decisivos na escolha do método geofísico a ser empregado. Quais são? O tipo de contaminação e o ambiente geológico onde está disposto o contaminante.
O que correspondem os marcos superficiais de deslocamento maciços? Pontos de referencia fixos para controle dos deslocamentos horizontais e verticais do maciço.
A biorremediação compreende duas técnicas, são elas? Bioestimulção e bioaumentação
Qual é uma das principais vantagens da aplicação de técnicas geofísicas em relação aos métodos tradicionais e sua relevância em relação a contaminação subterrânea? É a rapidez na avaliação de grandes áreas com custo relativamente menor. Além disso, os levantamentos geofísicos propiciam a execução de perfis contínuos, possibilitando a identificação com maior precisão das variações laterais decorrentes das mudanças litológicas ou originadas pela presença da contaminação subterrânea.
A estimativa de custos para uma remediação será efetuada tomando se por base valores experimentais, medidas remediadoras comparáveis, pedidos de orçamentos sem compromisso e literatura técnica, após a avaliação técnica dos cenários de remediação. A estimativa de custos constitui a base do calculo de custo/beneficio. Para poder efetuar uma comparação, os custos devem ser divididos em alguns itens. Quais são? Serviços preliminares, atividades principais, serviços de acompanhamento da obra e processos e serviços futuros. As verbas para imprevistos devem ser contabilizadas separadamente e não incluídas entre as despesas adicionais além do mais, cada item deve ser acompanhado de um comentário sobre a destinação da verba de modo a permitir a compreensão de todos os serviços envolvidos.
Sabe-se que os inclinometros são instrumentos utilizados para medir ângulos de inclinação e elevação e existem vários tipos. Qual seria o mais simples conhecido? Um simples pêndulo.
Para que serve um inclinometro? É um instrumento que serve para medir deslocamentos horizontais dentro do terreno.
Em relação à geofísica aplicada a detecção da contaminação do solo e das aguas subterrâneas, o que são métodos geofísicos? São técnicas indiretas de investigação das estruturas de superfície através da aquisição e interpretação de dados por instrumentos e que são caracterizados como métodos não invasivos ou não destrutivos.
Em que consiste o ensaio CPTU? Na cravação vertical a pressão de um cone no solo a uma velocidade constante de 2 cm/seg.
Por que o Standard Penetration Test (SPT) é a mais popular, rotineira e econômica ferramenta de investigação praticamente em todo mundo? Simplicidade do equipamento, baixo custo e obtenção de um valor numérico de ensaio que pode ser relacionado através de propostas não sofisticadas, mas diretas, com regras empíricas de projeto.
O monitoramento geotécnico é normalmente realizado por meio de vistorias sistêmicas e periódicas e com o uso de uma serie de instrumentação constituída de no mínimo: Por marcos superficiais de deslocamentos verticais e horizontais, medidores de nível d’água e piezômetros.
Comente duas vantagens da biorremediação. A biodegradação de substancias perigosas, baixo custo comparado a outras técnicas, atinge concentrações ambientalmente aceitáveis para o solo.
O registro da concentraçãode vapores orgânicos no solo é dado em qual unidade? É dado em ppm.
Pra que serve a FITORREMEDIAÇÃO? Fitorremediação é o uso de plantas para remover, imobilizar ou tornar inofensivos ao ecossistema, contaminantes organicos e inorganicos presentes no solo e na água.
Como a investigação de campo pode auxiliar o engenheiro civil em um projeto? Na elaboração de estudos e levantamentos de informações à respeito do solo onde será implantado o empreendimento.
As placas de recalque possuem a função e o monitoramento semelhantes aos marcos. Quando elas são instaladas em relação aos terrenos. Em conjunto com a subida do aterro.
Existem alguns fatores determinantes na medida SPT e também existem diferentes técnicas de perfuração, equipamentos e procedimentos de ensaios em vários países provocados por fatores locais bem como o grau de desenvolvimento nestes países. Quais as principais diferenças que podem ser encontradas? Uma desvantagem é não possuir um procedimento predefinido internacionalmente. As principais diferenças estão no procedimento com a profundidade que a haste penetra para colher uma amostra de solo, mudando-se assim o número de golpe.
O ensaio de palheta, ou VANE TEST, é tradicionalmente empregado na determinação de que tipo de resistência? Ao cisalhamento de argilas moles não saturadas, submetidas à carregamento drenado.
O ensaio pressiométrico tipo MÉNARD permite avaliar através de correlações, os seguintes parâmetros: Módulo de elasticidade do solo (E).
O ensaio STP – STANDARD PENETRATION TEST – é uma das mais populares e econômicas ferramentas para investigação em praticamente todo o mundo e permite algumas indicações. Quais delas? Uma indicação de solos granulares.
As áreas contaminadas apresentam um quadro muito variável também no que se refere as concentrações e distribuição dos contaminantes na matriz do solo. Pode-se considerar a possibilidade de ocorrência de contaminantes nas seguintes fases: Dissolvida, quando o contaminante se encontra em meio aquoso.
Oferecer subsidio para concepção e detalhamento de um projeto de remediação, que seja tecnicamente adequado, legalmente cabível, para cada situação de contaminante, visando prevenir danos presentes ou futuros ao meio ambiente, à saúde humana e segurança publica é a? Finalidade da investigação para a remediação.
O plano de remediação a ser definido para uma área deve contemplar o que? Objetivo e escopo da remediação.
A constatação, pelo órgão ambiental competente, de que uma determinada área contaminada representa um risco para saúde humana e segurança publica, a partir dos resultados de um estudo de investigação detalhada e avaliação de risco, constitui o ponto de partida para o que? Para a definição da concepção da remediação, com vista ao uso pretendido para área.

Outros materiais