Buscar

Introdução à Administração 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Introdução à administração
Aula 03
Os tipos e os benefícios do planejamento
Ao final da aula, você deverá ser capaz de:
- Explicar como o planejamento deve ser conduzido, desde o diagnóstico até seu monitoramento permanente, identificando as diferenças entre os planos estratégicos, táticos e operacionais e relacionando os benefícios que as empresas obtêm a partir de sua implementação. 
- Explicar como selecionar os objetivos estratégicos, os responsáveis e os prazos que comporão o planejamento.
- Explicar por que o planejamento deve ser monitorado e permanentemente adaptado ao ambiente, com a utilização de instrumentos de avaliação. 
- Distinguir os níveis e os tipos de planejamento, bem como os seus benefícios para as organizações.
Olá, seja bem-vindo(a)!
O processo de planejamento, a partir do que vimos na aula anterior, envolve ainda a discussão das seguintes etapas: definição do negócio, missão, visão, valores, diretrizes estratégicas e objetivos estratégicos; definição das ações/estratégias; definição dos responsáveis, prazos e orçamentos; definição dos planos de contingência; definição dos mecanismos de implantação e de monitoração e avaliação.
Já os níveis de planejamento compreendem os níveis estratégico, tático e operacional e os tipos de planos são traduzidos em procedimentos, orçamentos, programas, regras ou regulamentos. A busca do alinhamento estratégico e a minimização do “cabo de guerra” são vistos como um dos principais benefícios do planejamento.
O planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático. Ele representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações.
As principais características do planejamento tático são:
- É projetado para o futuro próximo ou as atividades atuais da empresa em nível de departamentos.
- Está relacionado com o controle e a integração das operações atuais da empresa, focalizando a alocação de recursos.
O planejamento tático aborda uma área específica (como um departamento ou uma divisão da empresa) no médio prazo, e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico, além de permitir a programação necessária no nível operacional.
O planejamento produz um plano como resultado imediato. Um plano descreve um curso de ação e procura responder questões como: o que, quando, como, onde e por quem.
O planejamento tático apresenta as seguintes características típicas:
- É um processo permanente e contínuo;
- É sistêmico e interativo;
- É voltado para o futuro;
- É uma técnica cíclica e de alocação de recursos;
- Preocupa-se com a racionalidade do processo decisório;
- Interage dinamicamente com as demais funções administrativas do processo administrativo;
- Visa selecionar, entre várias alternativas disponíveis, um determinado curso de ação;
- É uma técnica de coordenação, bem como de mudança e inovação.
O planejamento é mais bem compreendido quando se estuda o processo decisório, ou seja, a tomada de decisão sobre o que fazer, quem deve fazer, quando, onde e, muitas vezes, como.
Decisão é um processo seqüencial que engloba seis elementos comuns: 
- O tomador de decisão
- Os objetivos a alcançar
- As preferências ou valores envolvidos
- os cursos de ação alternativos
- os estados ambientais da natureza
- As conseqüências de cada curso de ação disponível
Assim como o processo decisório, a decisão envolve um diagnóstico do problema, a procura de soluções e alternativas para o problema, a análise e comparação dessas alternativas, a seleção e escolha da melhor.
Atenção
O processo decisório diz respeito a uma racionalidade limitada e, por isso, via de regra o tomador de decisões procura sempre alternativas satisfatórias e não as alternativas ótimas, que demandam tempo e recursos que nem sempre estão disponíveis.
Já as decisões podem ser programadas (computacionais) ou não programadas (baseadas em julgamentos) e podem defrontar-se com estados da natureza apresentados sob três formas: incerteza, risco e certeza.
Os planos táticos geralmente inclui os planos de produção, planos financeiros, planos de marketing e planos de recursos humanos
Planos de recursos humanos – Dizem respeito a recrutamento, seleção e treinamento de pessoas para várias atividades da organização.
Plano de Produção – Envolvem métodos e tecnologias necessárias para as pessoas em seu trabalho, o arranjo físico do trabalho e os equipamentos como suportes para as atividades e tarefas.
Planos financeiros – Abrangem captação e aplicação do dinheiro necessário para suportar as várias operações da organização.
Planos de Marketing – Referem-se aos requisitos de venda e distribuição dos bens e serviços no mercado e atendimento ao cliente.
Os planos táticos são implementados por meio de políticas.
Dicionário - Uma política é um guia genérico para a ação. Ela delimita a ação, mas não especifica o tempo necessariamente.
A política é uma definição de propósitos comuns de uma empresa. Ela estabelece linhas de orientação e limites para a ação dos indivíduos responsáveis pela implementação dos planos.
As políticas podem ser escritas ou apenas implícitas, conferindo assim flexibilidade aos tomadores de decisão no nível gerencial.
Além do planejamento tático, temos o planejamento no nível operacional. Este planejamento envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado.
O planejamento operacional apresenta as seguintes características:
- É montado à base de processos programáveis e com técnicas computacionais.
- Preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e está voltado para a otimização e a maximização de resultados.
- Tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações. Seu problema básico é a eficiência.
O planejamento operacional se baseia em uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas da empresa. Embora heterogêneos e diversificados, os planos operacionais podem estar relacionados com métodos, dinheiro, tempo ou comportamentos, entre outros.
Os planos operacionais relacionados com métodos são denominados  procedimentos. Eles servem para estabelecer a sequência de passos (ou de etapas) a serem seguidos para a execução dos planos, sendo transformados em rotinas e expressos em fluxogramas (vertical, horizontal, de blocos) ou listas de verificação.
Os orçamentos são planos operacionais relacionados com dinheiro (como, por exemplo, fluxo de caixa, orçamentos, encargos sociais, reparos e manutenção de máquinas, despesas).
Os programas são os planos operacionais relacionados com o tempo (cronograma, Gráfico de Grantt, PERT, etc.).
Os regulamentos são os planos operacionais relacionados com comportamentos solicitados.
O aluno da Estácio de Sá precisa chegar até o computador para participar da aula. Mas ele não sabe qual o caminho a seguir. Ajude-o a percorrer o caminho certo no labirinto, marcando corretamente as alternativas.
A resposta correta é a (E) Para o sucesso do planejamento é importante considerar a estratégia do negócio, os objetivos estratégicos, os responsáveis e os prazos para o cumprimento de cada etapa, bem como os instrumentos de avaliação.
A resposta correta é a (A). Mesmo sendo heterogêneos e diversificados, os planos operacionais podem estar relacionados a métodos (procedimentos), dinheiro (orçamentos), tempo (programas) ou comportamentos (regulamentos).
A resposta correta é a (E) Um bom planejamento pode estimular a ação e facilitar mudanças que impulsionarão a empresa.
Síntese da aula
Nesta aula foi possível visualizar as etapas para a implantação de um planejamento organizacional com seus desdobramentos táticos e operacionais. No final você conheceuos benefícios que as empresas podem obter com um planejamento eficientemente implementado.
Você aprendeu ainda que o planejamento tático aborda uma área específica (como um departamento ou uma divisão da empresa) no médio prazo, e o planejamento operacional se baseia em uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas da empresa. Embora heterogêneos e diversificados, os planos operacionais podem estar relacionados com métodos, dinheiro, tempo ou comportamentos, entre outros.

Outros materiais