Buscar

Gestão e Mapeamento de Processos discursiva.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

. Gestão e Mapeamento de Processos
Sistemas de Informação Gerencial
Questão 1/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Lidamos diariamente com dados, informações e conhecimento, em várias situações, em vários sistemas, seja em nossa casa, na empresa onde trabalhamos, nas escolas, etc. Ouvimos muitos termos relacionados como processamento de dados, sistemas de informação, gestão de conhecimento, entre outros. Mas qual é a diferença entre dado, informação e conhecimento?
Informação são dados tratados. O resultado do processamento de dados são as informações. As informações tem significado, podem contribuir no processo de tomadas decisões. Sistemas sequenciais são passíveis de sofrer fluxos de informação. 
O conhecimento vai além da informação, pois ele além de ter um significado tem uma aplicação. Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair idéia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; conhecimento da estrutura e função de determinados sistemas. O saber, a instrução ou domínio científico estão relacionados com o conhecimento.
Dados	Informação	Conhecimento
Simples observações sobre o estado do mundo	Dados dotados de relevância e propósito	Informação valiosa da mente humana 
Inclui reflexão, síntese, contexto
FONTE: Davenport, Prusak - 1998 - p.18
Questão 2/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
A gestão por processos é uma tendência dentro das organizações. Qual é diferença entre este tipo de gestão e a gestão tradicional?
Nota: 10.0
A diferença entre gestão por processos e a gestão tradicional (por departamentos) é definida da seguinte maneira:
Na gestão por processos se requer uma visão horizontal com as pessoas trabalhando não mais em uma função, mas em um processo voltado para o cliente. Existem responsáveis pelos processos e não pelos departamentos ou funções (Hammer, 1998)
Na gestão tradicional (por departamentos) as empresas se organizam em grupos funcionais verticais, com setores agrupados por semelhança de atividades, fazendo com que o fluxo de trabalho com frequência passe de um departamento para outro causando falta de agilidade, erros de comunicação, altos custos e dispersão do foco no cliente. (RADOS et al, 1998).
Questão 3/5 - Sistemas de Informação Gerencial
A arquitetura utilizada em sistemas ERP segue o modelo cliente-servidor e é composta de três camadas: de apresentação, de aplicação e base de dados.
Descreva a função de cada uma destas camadas:
Nota: 16.0
Camada de apresentação: é composta por um sofrware que permite a interação com o usuário; normalmente apresenta interface gráfica, portanto amigável e intuitiva. É por meio desta camada que os usuários inserem, consultam e excluem os dados do sistema.
Camada de aplicação: é responsável pelo funcionamento do sistema, integração dos módulos e processamento das informações.
Base de dados: é a mais interna das camadas e a responsável pelo gerenciamento dos dados. É armazenada no servidos.
(JUNIOR, Cicero Caiçara – Sistemas Integrados de Gestão ERP – uma abordagem gerencial –IBPEX - 4ª edição 2011, p. 93).
Questão 4/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Leia o fragmento de texto a seguir:
O objetivo do mapeamento de processos é buscar um melhor entendimento dos processos existentes e dos futuros para melhorar o nível de satisfação do cliente e aumentar desempenho do negócio, sendo uma ferramenta básica e primordial para execução da Gestão por Processos.
Com base nesta informação, precisamos entender os conceitos de modelagem e mapeamento de processos, explique-os:
Nota: 0.0
O CBOK 2.0 (ABPMP, 2009) define modelagem como “um mecanismo utilizado para retratar a situação atual e descrever a situação futura dos processos de negócios. Tem como objetivo otimizar os processos executados dentro de uma organização. Pode ser “dividida” em dois grandes momentos de análise do ambiente de negócio: situação atual (As-Is) e situação proposta (To-Be), portanto entende “modelagem” como sinônimo de “mapeamento”.
A modelagem de processos, apesar de ser um conceito comumente citado junto com “mapeamento”, faz uma análise mais específica e profunda do processo, criando um modelo de seu funcionamento com vistas a atingir algum objetivo, como automação ou acompanhamento de longo prazo, por exemplo.
Portanto, de forma resumida estabelece-se que o mapeamento é a descrição de um processo (existente ou não) e a modelagem é o ajuste necessário, conforme modelo a ser objetivado (de cunho administrativo, financeiro, etc.).
Questão 5/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Após a escolha do produto ERP mais adequado a uma determinada empresa, o próximo desafio é vencer os obstáculos que podem surgir no momento da sua implantação. Verifica-se na prática um alto índice de fracassos neste processo.
Assim, destacam-se alguns obstáculos do processo, tais como: os custos elevados, resistência às mudanças e cultura organizacional. Comente sobre 1 (um) obstáculo mencionado.
Nota: 0.0
JUNIOR, Cicero Caiçara. Sistemas Integrados de Gestão ERP – Uma abordagem Gerencial. 4ª ed. Pág. 106-107.
Custos elevados- Normalmente, o custo de um ERP é bastante elevado, não somente pelo software em si, mas por outros aspectos que também se fazem necessários para o sucesso de sua implantação. Gastos como consultoria e treinamento consomem grande parte dos orçamentos, e normalmente uma modernização do parque tecnológico também é necessária.
Resistência as mudanças- Quando há mudança em uma empresa geralmente há resistência por parte das pessoas. Diversos projetos de implantação de ERP’s fracassam devido ao fato de as organizações não preparem sua força de trabalho para as novas formas de organização impostas pelo sistema.
Cultura organizacional- Grande parte das empresas são orientadas por função (finanças, marketing, produção, etc) e, consequentemente, uma visão integrada deve ser desenvolvida. Essa tarefa não é simples, pois envolve mudança de cultura na organização.

Outros materiais