Buscar

DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS/2º SEMESTRE
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA EMPresa alfa x ltda
 ALEGRETE/2013
Claudia ludtke de alencastro
denise pilar da silva
herna cecilia dos santos barcelos
juliene meneses
lara oliveira
maria izabelli leães
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA EMPResa alfa x ltda
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina
-Comportamento, Clima e Cultuta (1º semestre) – prof Elisete A.Z. de Oliveira/Gisleine Fregoneze - Metodologia Científica – prof Gisleine Fregoneze/MariluciaRicieri - Psicologia Organizacional e gestão de pessoas – prof Ana Celi Pavão e Mônica M. Silva
 Alegrete/2013
SUMÁRIO
Introdução..............................................................................03
Desenvolvimento...................................................................04
 2.1- Aspectos da estrutura organizacional.............................04
 2.2- Modos de gestão................................................................05
 2.3- Problemas identificados....................................................06
 2.4- Análise dos problemas identificados..............................07
 2.5- Sugestões de melhorias....................................................08
 3- Conclusão..............................................................................09
 Referências Bibliográficas.......................................................10
 
 
1-INTRODUÇÃO
 A produção textual apresentada aqui é um modelo de diagnóstico organizacional e foi elaborado a partir de entrevistas com funcionários da área administrativa, comercial e de prestação de serviços da empresa Alfa X LTDA, situada na cidade de Alegrete-RS, onde atua no ramo de comercio e prestação de serviços em energia elétrica, com especialização em eletrificação rural (energia elétrica da lavoura).
 O estudo realizado na empresa nos ajuda a compreender melhor como funciona as organizações de acordo com sua estrutura organizacional e traz a oportunidade de vivenciar a prática aliada com a teoria que foi estudada ate o momento.
Na empresa em questão, foi observada a sua rotina, relacionando teoria e prática, identificando fatores e práticas estratégicas da organização, bem como análise crítica e imparcial do resultado obtido com o trabalho desenvolvido.
 Os itens principais abordados nesta pesquisa foram: Aspectos da Estrutura Organizacional, os Modelos de Gestão, Identificação de Problemas Existentes, Análise Critica destes Problemas e Proposta de Sugestões para Melhorias.
 Tendo como objetivo principal a observação dos pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades da mesma, através da análise SWOT, tendo como referência a visão dos colaboradores. Queremos demonstrar que um diagnóstico organizacional de características básicas é primordial para uma boa gestão levando em consideração sempre o conhecimento como fator fundamental.
2- DESENVOLVIMENTO
 A empresa Alfa X Ltda. é uma empresa familiar que atua no ramo de eletricidade há mais de 50 anos, sendo especializada no ramo de eletrificação rural, com duas sedes na cidade de Alegrete-RS. 
2.1- Aspectos da estrutura organizacional
 A empresa em foco é administrada por 02(dois) diretores que são sócios-proprietários e irmãos, onde um deles cuida da área administrativa e financeira e o outro da área comercial e técnica, tendo como assessores diretos suas esposas e filhos.
 Não existe na empresa um organograma formal, o que gera uma falta de descrição de cargos e funções, principalmente na área administrativa onde um dos proprietários exerce o comando das tarefas para seus colaboradores, mas não existe uma definição de funções. Todos fazem tudo, que é coordenado pelo chefe.
 Na área comercial o outro proprietário é quem executa as tarefas de vendas, acordo de negócios, compras, preços e prazos. E este mesmo também coordena as áreas de produção e prestação de serviços, onde sim acontece a distribuição e definição de funções, onde são delegadas responsabilidades a todos os membros da equipe, sendo todos coordenados pelo profissional técnico responsável juntamente com o proprietário .
 O setor de Recursos Humanos da empresa é responsabilidade do escritório de contabilidade, que presta assessoria à empresa, sendo auxiliado por um colaborador da empresa que é meio de ligação entre direção, contabilidade e colaborador, dando toda a assistência necessária para o bom desempenho do setor.
2.2- Modos de gestão
 As características do modelo de gestão da empresa é de uma liderança centralizadora,  tendo como aspecto principal, ser pró-ativo, mas, limitando à política de vendas e metas de mercado a serem atingidas passadas para os colaboradores, deixando de aplicar a transparência da missão e visão da instituição para os mesmos, tendo apenas formulados para o seu conhecimento, ocasionando com isso uma perda de identidade organizacional.
 Mesmo diante de tanta autoridade, a comunicação na empresa é informal e mesmo assim funciona de forma rápida, direta e eficaz e acontece sempre no inicio da jornada de trabalho, programando tarefas diárias e semanais, geralmente por telefone ou pessoalmente.
 O clima organizacional é um ambiente de harmonia, tranquilo e descontraído, onde todos se correspondem e equivalem, ou seja, são totalmente integrados e se tratam como bons amigos desenvolvendo um relacionamento de ajuda mútua contribuindo assim para o bom funcionamento das atividades. Os conflitos existentes, normais em qualquer grupo, são resolvidos momentaneamente e diretamente com os envolvidos. 
 A empresa não possui nenhum plano de estratégia de reconhecimento e incentivo de funcionários, e nem desenvolve nenhuma ação que contribua para o bem estar ou qualidade de vida no trabalho, mas sim fornece e exige que todos façam uso de EPIS – Equipamento proteção Individuais de segurança – por fazer parte da rotina de suas atividades o risco de vida no trabalho, pois, ela preocupa-se e prima pela segurança de seus colaboradores.
2.3- Problemas identificados
 Constatou-se que a empresa em foco, apesar de ser uma empresa consolidada no mercado em que atua, apresenta vários problemas e que a maioria deles é de caráter administrativo e funcional, básicos, aos quais listamos abaixo:
- Falta de Planejamento Estratégico e Organizacional;
- Administração Centralizadora;
- Ausência de um Organograma, com descrição de cargos e funções definidos;
- Deficiência no setor de Recursos Humanos, onde a seleção de pessoal é feita sem critérios específicos;
- Falta de Identidade Organizacional - Visão, Missão e Valores;
- Ausência de um Código de Ética;
- Plano de política salarial, treinamentos e qualificação de funcionários inexistentes; 
- Descaso para autonomia e criatividade dos colaboradores;
- Forte estresse gerado pela sobrecarga de atividades, principalmente em um dos gestores;
- Cultura organizacional arcaica, a empresa cresceu, mas não evoluiu, ainda vive e pensa com modelos administrativos ultrapassados;
- Gestão de pessoas fragilizada por falta de coordenação de um profissional.
2.4- Análise dos problemas identificados
 Analisando os problemas encontrados, podemos verificar que praticamente todos eles são originados por falta de uma estrutura organizacional e funcional, e que acaba criando uma desorganização de tarefas.
 A administração da empresa acontece de forma arcaica,ultrapassada, onde o foco é a lucratividade e mesmo assim existe entre os colaboradores um nível de satisfação para desenvolver suas atividades, pois a empresa possui um ótimo ambiente de trabalho.
 Realizando a análise SWOT podemos verificar que seus pontos fortes são;
- Experiência e conhecimento do setor 
- Funcionários Comprometidos com a empresa;
- Qualidade;
- Determinação das pessoas envolvidas no processo;
- Facilidade de condições de pagamento;
- Localização de fácil acesso;
Fraquezas
- Falta de treinamento da equipe;
- Falta de estratégia organizacional
- Seleção de Pessoal realizada sem critérios específicos;
 Levando em conta os dados acima, podemos verificar que a origem de dos problemas da empresa são em função de uma Cultura tradicional , onde ainda não se tem o saudável hábito de planejar, prever e organizar. Todavia, faz-se de fundamental importância, diante do cenário atual, que as empresas promovam mudanças e que busquem meios e condições de anteverem situações.
2.5- Sugestões de melhorias
 Após todas as análises e estudos, chegamos à conclusão que a empresa Alfa X Ltda. Deve adotar o mais rápido possível um planejamento estratégico para que possa mudar sua gestão.
 As recomendações para a mesma, são as seguintes:
- estabeleça o perfil dos cargos e funções, onde será relacionado o C.H.A (conhecimentos, habilidades e atitudes) pertinentes,
- criar um Organograma com níveis hierárquicos,
- estabelecer maneiras de cooperação entre as unidades de trabalho,
- a direção se esforçar para o crescimento da organização como um todo, descentralizando autoridade,
- dar mais ênfase a regras e regulamentos, criando um Código de Ética,
- fortalecer seus objetivos de forma clara, definindo a Missão e a Visão da empresa,
- favorecer o aperfeiçoamento do pessoal, criando uma Gestão de Recursos Humanos voltada para o bem estar do colaborador e da empresa,
 Independentemente do tamanho da empresa, uma gestão eficaz é fundamental, pois a insolvência não escolhe porte. Construir o futuro, antecipar ameaças, aproveitar ao máximo as oportunidades, superar as fraquezas, são possibilidades fornecidas pelo Planejamento Estratégico.
 Com estas sugestões, a empresa estará restaurando seu ponto de equilíbrio, e sairá ganhando , pois estas opções acarretam em melhoria de desempenho e consequente aumento do faturamento. A organização administrativa é fundamental à empresa, visto que otimizará o andamento do trabalho. Da mesma formas as pessoas envolvidas produzirão mais, pelo fato de estarem focados na sua função, cada um na sua área, mas todos com os objetivos alinhados aos da empresa.
 
3- CONCLUSÃO
 O Planejamento Estratégico está longe de ser uma fórmula mágica, onde tudo ocorre conforme o planejado. Ele diz respeito, sim, à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa, bem como sua evolução esperada. A ênfase do Planejamento Estratégico está em direcionar, identificar e desenvolver, muito mais do que estabelecer objetivos concretos ou em predizer o futuro.(SILVA,2003)
 Ocorre que se o trabalho da empresa tiver foco correto na aplicação das estratégias, objetivando antecipar as oportunidades que o ambiente pode oferecer a Eletro Auto Pertences conseguirá superar suas fraquezas. Além disso, virá a ser referência no mercado onde atua.
 Diante deste diagnóstico podemos afirmar que um bom líder deve saber desempenhar um papel influenciador, mas não manipular as ações, ser flexível na medida exata se adequando as mudanças e variações sofridas pelo mercado, ajudar no desempenho de melhoria contínua de seus subordinados incentivando-os a buscar sempre a capacidade e o desenvolvimento profissional e pessoal, além de conseguir também bons resultados para a organização a qual esta gerindo.
 Mesmo que não venha a ser utilizada, a essência da contribuição desta proposta é, na verdade, facilitar a sua compreensão. Como consequência, colaborar efetivamente com o processo de planejamento estratégico na empresa. Cabe aos empresários aproveitar as oportunidades, pois isto se traduzirá em longevidade e competitividade. Espera-se que este diagnóstico possa contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da empresa em destaque, buscando sempre o aperfeiçoamento da mesma.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-papel-da-lideranca-nas- organizacoes
www.strategia.srv.br/estrategia-e-planos.php
www.fae.edu/publicacoes/pdf/cap_humano/2.pdf 
www.artigonal.com/gerencia-artigos/processos-gerenciais-946365.html
www.administradores.com.br/informe-se/artigos/organizacao-empresarial-e-geracao-deresultados-na-pratica/44335/ 
WWW.cin.ufpe.br/rqel/tg/tg-rqel.pdf
WWW.sebraepr.com.br/PortalInternet/Destaques/Melhorando-minha-empresa/Planejamento-estrategico
CHIAVENATO, Idalberto. O novo Papel dos recursos humanos nas organizações. 17 ed. Rio de Janeiro, 1999.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Recursos Humanos – Fundamentos Básicos. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1999
Psicologia Organizacional e gestão de pessoas. PAVÃO,Ana Celi; GONÇALVES,Carlos Eduardo de Souza; SILVA, Monica Maria.
Comunicação, Clima e Cultura Organizacional. BACCARO, Thais Acccioly.

Outros materiais