Buscar

Revisão de organização e políticas de saúde

Prévia do material em texto

Aula 01
Em relação aos fatores que determinam o estado de saúde de uma dada população é CORRETO afirmar:
R=Para se avaliar o estado de saúde das pessoas é importante levar em consideração a biologia humana, os modos de vida da comunidade, os fatores ambientais e a organização do sistema de atenção à saúde.
Em relação à saúde , doença ou ao processo saúde-doença, assinale a assertiva CORRETA:
R=Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos. 
Assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso: ( ) A definição positiva de saúde está relacionada com a ausência de doença. ( ) Os diferentes grupos humanos diferem nos padrões de adoecimento e de mortalidade. ( ) A inserção no processo produtivo (forma de trabalhar e consumir) é importante para determinar o padrão de adoecimento. ( ) Garantindo investimento de recursos na organização do sistema de atenção à saúde é possível que a população esteja em estado de completo bem estar físico mental e social. ( ) Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos. A alternativa que apresenta a CORRETA seqüência de letras, de cima para baixo, dos parênteses, é: R=F, V, V, F, V.
Segundo  a  classificação  da Organização Mundial  de  Saúde,  o  termo "saúde" segue  o  conceito  de "Um  estado  de  completo bem-estar físico, mental e social, e não somente uma completa ausência de afecções ou doenças". 
Acerca  do processo saúde-doença, analise: "Em síntese, pode-se dizer, em termos de sua determinação causal, que o _______________ representa o conjunto de  relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de ______________ e doença de uma _______________,  que  variam  em  diversos momentos  históricos  e  do  desenvolvimento  científico  da  _______________."  
Assinale  a  alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior:
R=processo saúde-doença / saúde / população / humanidade
Segundo o Artigo 196 da Constituição Federal de 1988, saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas________ e _________ que visem à redução do risco de _______e de outros agravos e ao acesso __________ e __________ as ações e serviços, para sua promoção _________ e ____________. (Agencia Nacional de Saúde Suplementar)
R=sociais; econômicas; doença; universal; igualitário; proteção; recuperação.
De acordo com a Constituição Federal Brasileira, na Seção da SAÚDE , no Artigo 196, como a saúde é definida?
R=Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
A saúde e a doença  faz parte do dia a dia das pessoas. Os homens primitivos explicavam tudo o que acontecia através do pensamento mágico, sobrenatural e religioso. Na atualidade o que podemos afirmar sobre o processo saúde-doença?
R=O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.
Leia as afirmativas abaixo: I - A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. II - O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos. III - Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País. IV - A saúde tem como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais AS AFIRMATIVAS CORRETAS SÃO: R= I, II, III e IV
AULA 02
A carta de Ottawa (WHO,1986) que é o documento fundador do movimento atual da promoção da saúde, estabeleceu 5 campos de ação para se trabalhar a promoção de saúde. Sendo eles:
R=políticas públicas saudáveis, ambientes favoráveis à saúde,  reforço da ação comunitária,  desenvolvimento de habilidades pessoais e  reorientação dos serviços de saúde.
A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários aconteceu no final da década de 70, em Alma-Ata e tem como meta "Saúde para todos no ano 2000", reforçando a proposta da atenção primária em saúde e enfatiza que:
R=O desenvolvimento econômico e social deve ser baseado numa ordem econômica internacional, que a população deve participar no planejamento e execução dos cuidados de saúde, não como uma exceção, mas como um direito e dever.
Em qual dos seguintes aspectos a promoção da saúde se distingue da prevenção de doenças:
R=somente a promoção da saúde está preocupada com facilitação e capacitação da população e envolve diversos profissionais da área de saúde.
Logo após ficar cego, em conseqüência de uma retinopatia diabética, um homem de 55 anos parece estar deprimido. Quando você o questiona a respeito da sua qualidade de vida, ele, com ar desanimado, lhe diz que 10 anos "desse jeito" não valem 01 ano de boa saúde. A afirmativa do paciente indica que:
R=cada ano de vida com incapacidade representa uma parcela da qualidade daquele ano de vida se não houvesse incapacidades, então a incapacidade resulta numa qualidade de vida que vale menos do que 10% daquela vida com saúde;
A Carta de Ottawa definiu o conceito de promoção à saúde, e apontou os múltiplos determinantes da saúde, em consonância com definição da Organização Mundial de Saúde que define saúde como:
R=um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade
A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde => Declaração de Alma-Ata, trouxe a discussão da importância da ação internacional e nacional sobre a necessidade urgente para que os cuidados primários de saúde sejam desenvolvidos e aplicados tanto nos países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. Essa Conferência enfatiza 5 aspectos fundamentais. Assinale o aspecto que é FALSO em relação à essa Conferência:
R=Reforço da ação comunitária - serão efetivas se for garantida a participação popular na direção dos assuntos da saúde, acesso à informação e aprendizagem nesta área. Empowerment comunitário é a aquisição de poder técnico e consciência política para atuar em prol de sua saúde.
As quatro áreas prioritárias para promover ações imediatas em políticas públicas saudáveis de acordo com a Declaração de Adelaide são:
R=Apoio à saúde da mulher; alimentação e nutrição; tabaco e álcool e criação de ambientes favoráveis.
A Conferência de Adelaide identificou (04) quatro áreas prioritárias para promover ações imediatas em políticas públicas saudáveis. São elas:
R=Apoio à saúde da mulher; alimentação e nutrição; tabaco e álcool e criação de ambientes favoráveis.
AULA 03
Ocorreram inúmeras mudanças na previdência social e nas ações de saúde pública durante o Governo Vargas e no período Militar. Acerca dessas mudanças ocorridas, assinale a opção FALSA:
R=O modelo priorizado de assistência à saúde durante o período militar foi a medicina curativa que solucionou os principais problemas de saúde coletiva, como por exemplo, as endemias e epidemias.
Durante o governo de Getúlio Vargas no período conhecido como governo constitucional foi criado o Tribunal do Trabalho, a legislação trabalhista e o:
R=Instituto de Aposentadoria e Pensões (IAP).
Dentre as frases a seguir, algumas são VERDADEIRAS e outras são FALSAS no que se refere à Revolta da Vacina ocorrida no Rio de Janeiro no início do século XX. Leia as proposições abaixo e identifique a ORDEM CORRETA:
 
I. No início do século XX, no Rio de Janeiro a excelente estrutura de saneamento básicoe as boas condições de higiene faziam da cidade um foco de epidemias, principalmente febre amarela, varíola, malária e peste.
II. Com o novo plano de saneamento para modernizar a cidade do Rio de Janeiro a população foi desalojada e refugiou-se em barracos nos morros ou em bairros distantes, ação que gerou revolta na população.
III. Com a vacinação obrigatória instituída por Oswaldo Cruz, as brigadas sanitárias entravam nas casas e vacinavam as pessoas à força, modelo que ficou conhecido como campanhista.
IV. O grande movimento tenentista ficou conhecido como Revolta da Vacina, os tenentes incendiaram carroças e bondes e saquearam lojas.
R=F; V; V; F
No início do século a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela Igreja. Com a falta de saneamento básico e de outras estruturas a cada dia surgiam mais doentes. As epidemias ficando cada vez mais graves. O então Presidente Rodrigues Alves traçou como objetivo sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro.  Inicia-se o programa de saneamento proposto por Oswaldo Cruz. Dentre as ações realizadas, uma é FALSA, identifique:
R=O objetivo era eliminar a peste e a Dengue
A evolução da história da Política de Saúde no Brasil nos mostra que o modelo de saúde adotada tem estreita relação com a economia de cada época. A economia brasileira, até a metade do século XX, era basicamente agroexportadora, baseada no café. Dessa forma, assinale quais das seguintes afirmativas estão corretas: I. o que se exigia do sistema de saúde era, sobretudo, uma política de saneamento dos espaços de circulação das mercadorias exportáveis e a erradicação ou controle de doenças que poderiam prejudicar a exportação; II. O sanitarismo campanhista significa uma visão de inspiração militarista de combate a doenças de massa, com criação de estruturas destinadas a essa finalidade, com forte concentração de decisões e com um estilo repressivo de intervenção sobre os corpos individual e social. III. O processo de industrialização, que pôs fim ao modelo econômico agroexportador, induziu ao aparecimento da assistência médica da Previdência Social.
R= Todas estão corretas.
O Presidente Rodrigues Alves com o objetivo de sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro realizou uma reforma urbana, que foi apelidada pela população de movimento bota-abaixo que representa:
R=A derrubada de casarões e cortiços e o conseqüente despejo de seus moradores.
Leia as AFIRMATIVAS abaixo: I - No início do século XX a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela Igreja. II - No século XX ocorreu a chegada dos imigrantes nas grandes cidades para o trabalho e a movimentação de pessoas nos portos, facilitou a disseminação de doenças. III - O Instituto Soroterápico de Manguinhos no Rio de Janeiro produz vacinas. O presidente Rodrigues Alves tem o objetivo de sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro. A ALTERNATIVA CORRETA é:
R= I, II, III
A reforma urbana foi realizada com a retirada da população pobre do centro da cidade e derrubando vários cortiços, esse movimento se refere ao acontecimento ocorrido no início do século XX na cidade do Rio de Janeiro apelidado pela população como:
R=Bota- abaixo
 AULA 04
Um dos documentos mais importantes que se produziram no cenário mundial sobre o tema da saúde e qualidade de vida. Afirma que são recursos indispensáveis para se ter uma saúde: paz, renda, habitação, educação, alimentação adequada, ambiente saudável recursos sustentáveis, equidade e justiça social se chama: Leia as afirmativas e assinale a opção CORRETA.
R= A carta de Ottawa
Leia as afirmações abaixo e indique as CORRETAS: I) O grande marco histórico da Reforma Sanitária Brasileira foi a VIII Conferência Nacional de Saúde. II) O movimento da Reforma Sanitária Brasileira foi um movimento popular em busca da universalidade, isto é, a saúde como direito de todo o cidadão,independente de ter contribuído ou não. III) O movimento da Reforma Sanitária Brasileira tinha como proposições concretas a não exclusão ou discriminação de qualquer cidadão brasileiro ao acesso à assistência pública de saúde. IV) O controle social das ações de saúde também foi uma das propostas do movimento da Reforma Sanitária Brasileira.
R=I; II; III e IV
O grande marco histórico da Reforma Sanitária Brasileira foi a:
R=VIII Conferência Nacional de Saúde.
Com a criação do Sistema Nacional de Assistência social (SINPAS) este passou a reunir:
R=todos os órgãos de assistência médica no Instituto Nacional Assistência Médica Previdência Social (INAMPS).
No Brasil o Movimento da Reforma Sanitária, no final da década de 70, e que culminou com a VIII Conferência Nacional de Saúde em 1986, propõe que a saúde seja um direito do cidadão, um dever do Estado e que seja universal o acesso a todos os bens e serviços que a promovam e recuperem. Ao lado dessas mudanças, os constituintes da transição democrática começaram a criar um novo sistema de saúde, que mudou os parâmetros da saúde pública no Brasil, o SUS, que apresenta como princípios:
R=A integralidade e a Universalidade do atendimento.
O Movimento da Reforma Sanitária foi uma luta contra o sistema de saúde adotado na época que era:
R=Excludente.
A luta pela consolidação da cidadania e da melhoria da qualidade de vida é uma tarefa para os profissionais de saúde e para a sociedade valorizado pela Reforma Sanitária Brasileira, visto que estes primeiros atuam no processo de:
R=manutenção e ampliação das ações que valorizem a saúde.
O Movimento da Reforma Sanitária, foi marcado por uma luta de trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção à saúde da população, tendo como grande marco histórico desse movimento a:
R=8ª Conferência Nacional de Saúde.
AULA 05
Com relação à Conferência de Saúde, preconizada pela lei no 8.142/90, esta reunir-se-á:
R=a cada quatro anos.
Considere as seguintes assertivas a respeito da Lei nº 8080:
I - Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) a execução de ações de vigilância sanitária; de vigilância epidemiológica; de saúde do trabalhador e de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.
II - Vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
III - Vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
 IV - Saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
A(s) Alternativa(s) CORRETA(s) após a apreciação das assertivas acima é: R=I, II, III e IV
De acordo com o Art 37 da Lei 8080/90, o Conselho Nacional de Saúde estabelece as diretrizes e os valores a serem transferidos a Estados, Distrito Federal e Municípios  para a elaboração dos Planos de Saúde, que são a base das atividades e programações da saúde de cada nível de direção do SUS. Os critérios são baseados  em função de algumas características prioritárias e da organização dos serviços em cada jurisdição administrativa. Dentre os critérios apresentados abaixo, quais podemos considerar CORRETOS:
I - perfil demográfico da região;
II- perfil epidemiológico da população a ser coberta;
III-características quantitativas e qualitativas da rede de saúde na área;
IV-desempenho técnico, econômico e financeiro nos últimos 5 anos.
V -valores das transferências da União paraEstados e dos Estados para os Municípios, pois são os únicos recursos da saúde. 
R= I, II, III
Entendida como superação de desigualdades que, em determinado contexto histórico e social, são evitáveis e consideradas injustas, implicando que necessidades diferenciadas da população sejam atendidas por meio de ações governamentais também diferenciadas. O texto acima se refere a:
R=eqüidade na atenção
Associe os princípios constitucionais do SUS com suas respectivas descrições. I- universalidade A - o cidadão deve ser atendido de forma integral em todas as suas necessidades II- integralidade B - todos os cidadãos têm direito à saúde III- eqüidade C - garante a assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie. IV- controle social D - a sociedade controlando a execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. A associação CORRETA é:
R=I - B; II - A; III - C; IV – D
Com relação à integralidade da atenção assinale a opção FALSA.
R=As Unidades de Saúde prestadoras de serviço com seus diversos graus de complexidade são divisíveis e desta forma o sistema é capaz de prestar assistência integral.
Saúde é um direito de todos e é um dever do poder público a provisão dos serviços e de ações que lhe garanta. Não quer dizer somente a garantia imediata de acesso as ações e aos serviços de saúde. Coloca o desafio da oferta de serviços e de ações de saúde a todos que deles necessitem, todavia, enfatizando a ações preventivas e reduzindo o tratamento de agravos.O texto acima se refere a:
R=universalidade
O controle social previsto na lei no 8.142/90, com representação de usuários, está presente:
R=no Conselho de Saúde.
AULA 06
São órgãos colegiados de Representação Política dos Gestores do SUS:
R= Conselho Nacional de Saúde; Conselho dos Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
O Pacto em Defesa do SUS envolve ações concretas e articuladas pelas três instâncias federativas no sentido de reforçar o SUS como política de Estado mais do que política de governos; e de defender, vigorosamente, os princípios basilares dessa política pública, inscritos na Constituição Federal. São prioridades do Pacto em Defesa do SUS, EXCETO:
R=Elaborar as regras que deverão ser cumpridas pelos usuários do SUS e pelos usuários dos serviços privados de saúde.
Leia as sentenças abaixo sobre fundamentos da Atenção Básica: I- Possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos. II- Desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado. III- Trabalhar aspectos coletivos e de interesse da comunidade, não sendo necessário trabalhar os aspectos individuais de cada cliente. SÃO CORRETAS AS SENTENÇAS:
R=I e II
Em relação às noções básicas de saúde coletiva, julgue os itens seguintes. (UnB/CESPE PMV/SEMUS Cargo 4: Agente de Vigilância Sanitária 2007) I - No Brasil, a saúde é considerada, por lei, um direito fundamental dos cidadãos. II - Hoje, além das ações de prevenção de doenças e de assistência, considera-se cada vez mais importante a atuação do setor saúde em ações de promoção da saúde. III - É vedada a participação de serviços do setor privado no sistema de saúde brasileiro, ainda que em caráter complementar. IV - No Brasil, o sistema de saúde oferta atenção à saúde gratuita exclusivamente à população mais pobre. Estão CORRETOS os itens:
R=I e II
As ações da equipe do PSF devem ser norteadas dentro da lógica da:
R=vigilância em saúde
O Pacto de Gestão do SUS radicaliza a descentralização de atribuições do Ministério da Saúde para os estados, e para os municípios. É CORRETO afirmar que a gestão é:
R=uma atividade e responsabilidade de comandar um sistema de saúde (municipal, estadual ou nacional) exercendo as funções de coordenação, articulação, negociação, planejamento, acompanhamento, controle, avaliação e auditoria.
O Pacto de Gestão trata das diretrizes para a gestão nos seguintes aspectos, EXCETO:
R=educação primária.
A avaliação o impacto das ações desenvolvidas pela a equipe do PSF em uma comunidade dá-se de várias formas, EXCETO pelo (a):
R=grau de satisfação dos gestores federais do SUS.
AULA 07
São princípios da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde: I - Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde. II - Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema. III - Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação. IV - Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos. Estão CORRETAS as afirmativas:
R=I, II, III, IV
A carta que traz informações sobre seus direitos ao procurar atendimento de saúde no Brasil é:
R=carta dos Direitos dos usuários da Saúde
Os direitos dos usuários do SUS são: I - Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde II - Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema III - Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação IV - Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos V - Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada. As assertivas corretas são:
R=I, II, III, IV e V
O programa Farmácia Popular do Brasil tem como objetivo:
R=Ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais.
O QualiSUS tem pactuação: R= Tripartide
As políticas especiais são especialmente desenhadas para dar respostas a um determinado problema de saúde ou aos problemas de saúde que afligem certo grupo populacional. Tendo como exemplo:
R= Programa Atenção Integral a Saúde da Mulher (PAISM).
A transversalidade é um dos princípios do HumanizaSUS que significa:
R=Reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido. Juntos, esses saberes podem produzir saúde de forma mais corresponsável.
Com relação a Política de Qualificação da Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde QualiSUS, assinale a opção CORRETA:
R=Política que busca prestar atenção à saúde de maneira mais digna e humanizada e desenvolver uma prática segura e ética, com maior resolutividade em todos os níveis de assistência prestada à população
AULA 08
A Política Nacional de Atenção Básica é um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. A universalidade da atenção só será conquistada se a população tiver acessibilidade aos serviços de saúde. A Saúde da Família é a estratégia prioritária da Atenção Básica. Existem várias áreas estratégicas para atuação da Atenção Básica sendo que uma das afirmativas está ERRADA, assinale qual delas:
R= a promoção da saúde e a vigilância ambiental.
Nos últimos anos ocorreu um crescimento no Brasil da participação de entidades sem fins lucrativos no setor saúde. Dentre algumas representações do terceiro setor podemos citar:
R=ONG (organização não governamental) e OS (organização social)
Leia as assertivas abaixo:
I - A informatização é essencial para a descentralização das atividades de saúde.
II - As informações disponibilizadas pelo DATASUS podem ser utilizadas para análises objetivas da situação sanitária.
III - Quanto mais informações em saúde forem disponibilizadas maiores as chances dos gestores em saúde adotarem medidas adequadas na atenção à saúde da população.
IV -Informar é preciso, é necessário para a democratização da saúde e para o aprimoramento da gestão.
Estão CORRETAS as assertivas:
R=I, II, III e IV
Um dos requisitos necessários aos municípios para o recebimento dos recursos financeiros do fundo nacional de saúde é possuir:
R=fundo de saúde
Os objetivos específicos da PolíticaNacional de Promoção da Saúde são, EXCETO:
R=inclusão de ações curativas que e favoreçam a promoção de ambientes hospitalares mais seguros e saudáveis
Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social, os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o ambiente natural, político e social. Em relação à Promoção da Saúde, a  Carta de ........ afirma que são recursos indispensáveis para ter saúde: paz, renda, habitação, ........, alimentação adequada, ambiente saudável, recursos ........, equidade e justiça social, com toda a complexidade que implicam alguns desses conceitos. A promoção da saúde é o resultado de um conjunto de fatores sociais, econômicos, ........ e culturais, coletivos e individuais, que se combinam de forma particular em cada sociedade e em conjunturas específicas, resultando em sociedades mais ou menos saudáveis.Qual a sequência de palavras completa as lacunas?
R=Ottawa; educação; sustentáveis; políticos
As Conferências Internacionais de Saúde propuseram ações para a melhoria da saúde no mundo. Em 1986 aconteceu uma Conferência Internacional  que gerou um documento considerado fundador do movimento atual da promoção da saúde. Como é conhecido esse documento?
R=Carta de Ottawa
De acordo com Política Nacional de Promoção da Saúde as ações específicas priorizadas são: I - Promover ações relativas à Alimentação Saudável visando à promoção da saúde e a segurança alimentar e nutricional. II - Ofertar práticas corporais / atividade física como caminhadas, prescrição de exercícios, práticas lúdicas, esportivas e de lazer, na rede básica de saúde, voltadas tanto para a comunidade como um todo quanto para grupos vulneráveis. III ¿ Investimento na sensibilização e capacitação dos gestores e profissionais de saúde na identificação e encaminhamento adequado de situações de violência intra-familiar e sexual. A alternativa CORRETA é:
R=I; II e III.
AULA 09
A vigilância sanitária tem como ações básicas:
R= o controle de bens de consumo e da prestação de serviços que direta ou indiretamente se relacionem com a saúde
A Lei 8080 de 1990 define vigilância epidemiológica como:
R=um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
O sistema que compreende o conjunto de ações e serviços prestados por órgãos e entidades públicas e privadas, relativos à vigilância ambiental em saúde, visando conhecimento e a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle dos fatores de riscos relacionados às doenças e outros agravos à saúde é:
R=SINVAS (Sistema Nacional de Vigilância Ambiental em Saúde)
A Vigilância Sanitária é uma das responsabilidades de atenção do SUS, assim como o controle da ocorrência das doenças e seu aumento e propagação, onde atua a Vigilância Epidemiológica. Vigilância sanitária refere-se à:
R=Controle da qualidade dos alimentos oferecidos à população.
A Vigilância Epidemiológica é uma das responsabilidades de atenção do SUS, assim como a fiscalização e o controle da qualidade de medicamentos, alimentos, higiene e adequação das instalações de estabelecimentos de saúde são de atuação da Vigilância Sanitária. Vigilância epidemiológica refere-se ao:
R=Controle da ocorrência de doenças, seu aumento e propagação.
No que concerne a noções básicas de saúde coletiva e de vigilância sanitária, julgue os itens subseqüentes. (UnB/CESPE  PMV/SEMUS Cargo 4: Agente de Vigilância Sanitária  2007)
 I - A coordenação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária é exercida, no Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), vinculada ao Ministério da Saúde.
II - A atuação da vigilância sanitária estende-se por todo o território nacional, exceto nas áreas de portos, aeroportos e fronteiras, considerados espaços de jurisdição internacional.
 III - Como não há leis específicas que disponham sobre a emissão de alvarás e o fechamento de estabelecimentos irregulares pela vigilância sanitária, os profissionais da vigilância devem estar acompanhados de policiais para realizarem essas ações.
IV - O cidadão lida, no seu cotidiano, com objetos, produtos e serviços que interferem em sua saúde, tais como: creme dental, alimentos, medicamentos, material de limpeza, entre outros. É sobre esse conjunto de serviços e produtos utilizados pelo cidadão que a vigilância sanitária atua.
Estão CORRETOS os itens:
R= I e IV
A _________________ é o primeiro passo do sistema de vigilância epidemiológica desencadeia o processo informação decisão ação.
R=notificação
 A Lei no 8.080, de setembro de 1990, definiu os objetivos, as atribuições e as competências do SUS. O conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, constitui-se o que se denomina vigilância:
R= sanitária
AULA 10
Existem requisitos necessários aos municípios para o recebimento dos recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde. Qual dos requisitos abaixo está CORRETO?
R= Fundo de saúde
O Sistema Único de Saúde (SUS) é o conjunto de todas as ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, tendo como seus princípios básicos e incorporados e reafirmados pela Estratégia da Saúde da Família:
R= Universalidade; Integralidade; Descentralização; Controle Social.
Os dados obtidos em saúde servem de material de produção de: R= informação.
O planejamento em saúde é um instrumento de gestão que permite aperfeiçoar o desenvolvimento Institucional, ou seja, melhora o desempenho, aperfeiçoa a produção e consequentemente eleva a eficácia e eficiência dos sistemas.  Qual o tipo de PLANEJAMENTO que  Indica os meios  pelos quais se julga que seja possível atingir as metas desejadas de médio e longo prazos; define a estrutura sistêmica para a ação organizacional e as medidas de efetividade - indicadores - para análise dos resultados?
R=Planejamento estratégico.
Os principais dados para análise de situação de saúde são: I - População (número de habitantes, idade, sexo, raça, etc.). II - Socioeconômicos (renda, ocupação, classe social, tipo de trabalho, condições de moradia e alimentação). III - Ambientais (poluição, abastecimento de água, tratamento de esgoto, coleta e disposição do lixo). IV - Serviços de saúde (hospitais, ambulatórios, unidades de saúde, acesso aos serviços). Estão corretas as AFIRMATIVAS: Escolha UMA:
R= I, II, III, IV
Leia as assertivas abaixo sobre Planejamento em saúde e assinale as VERDADEIRAS:
I - O planejamento em saúde é um instrumento de gestão que permite aperfeiçoar o desenvolvimento Institucional, ou seja, melhora o desempenho, aperfeiçoa a produção e consequentemente eleva a eficácia e eficiência dos sistemas.
 II - O planejamento em saúde deve estar voltado para o futuro, às necessidades de saúde mudam de acordo com as mudanças ocorridas em uma sociedade, deve ter objetivos determinados, ter um foco para atuação e ter caminhos ou ações alternativas para a ação, isto é pensar estrategicamente. 
III - A informação não serve de insumo para o planejamento. 
IV - O plano não serve para o detalhamento deste processo, isto é, não serve como detalhamento entre a situação atual e a desejada. Estão corretas as assertivas
R= I e II.
O Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI) é utilizado na avaliação:
R=da estimativa do risco que as crianças nascidas vivas têm de morrer antes de completar um ano de idade.
Um sistema de informação em saúde, compatívelcom as diretrizes do SUS, baseia-se em alguns dos seguintes princípios, EXCETO: (Prefeitura Municipal de Afrânio ¿ PE Concurso Público 2010)
R= Quem produz os dados deve ser gestor do sistema de informação.
AVALIAÇÕES
É fonte de recursos para o SUS: R- seguridade social
Quando se discute a qualidade de vida relacionada com a saúde percebe-se que os procedimentos estão sempre voltados para a mensuração. Como descreve Minayo (2000) deve-se considerar três correntes que orientam a construção dos instrumentos disponíveis atualmente. Sendo eles:
R= Funcionalismo, teoria do bem estar e teoria da utilidade
A saúde, direito de todos e dever do Estado, deve oferecer acesso:R = universal e igualitário.
No início do século a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela Igreja e a cada dia surgia mais doentes, a população pobre era a que mais sofria. As epidemias foram ficando cada vez mais graves, o que facilitou o aumento da epidemia foi:
R= A grande movimentação nos portos devido a chegada dos imigrantes.
Assinale a alternativa verdadeira. Os três componentes das Diretrizes Operacionais do Pacto pela Saúde, em 2006, são: (Secretaria Municipal de Saúde - Processo Seletivo (Edital 002/2006) - Prefeitura Municipal de Florianopolis)
R= Pactos Pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão.
A Política Nacional de Promoção da Saúde através da Portaria Nº 687, tem como estratégia de promoção da saúde enfocar os aspectos que determinam o processo saúde-adoecimento em nosso País e como objetivo geral, a promoção da qualidade de vida e diminuir a vulnerabilidade e os riscos à saúde. Dentre as afirmativas apresentadas abaixo, assinale a que está INCORRETA em relação a esta Política:
R= As divulgações das iniciativas para promoção da saúde devem ocorrer em vários espaços pré-estabelecidos, como nas Unidades Básicas de Saúde, Estratégia de Saúde da Família e nos ambientes Hospitalares. Essa promoção da saúde deverá ser realizada apenas pelos profissionais de saúde e gestores do SUS.
**discursivas 
A implantação do Programa Saúde da Família em1994 pelo Ministério da Saúde visou?
R= A reorientação do modelo assistencial, via o atendimento interdisciplinar a ser efetuado por uma equipe de saúde, com ênfase em profissionais generalistas. Trabalhando com um conceito positivo e ampliado de saúde.
Os problemas que surgiram no setor da saúde com a forte crise na década de 70 foram?
R=Greve crise financeira, fraudes no sistema de pagamento e faturamento, desvios de verbas da previdencia para megaprojetos do governo, acordos espurios com o sistema financeiro, aumento de gastos com internações, consultas, exames; excluir parcelas expressivas da população e não ser capaz de alterar os perfis de morbimortalidade e piora do quadro econômico pós milagre e os custos crescentes do modelo adotado
QUALISUS é a sigla para Política de Qualificação da Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde. As suas ações estão voltadas para?
R= Melhorar a qualidade da assistência à saúde prestada a toda população
A Declaração de Adelaide recomendou a avaliação do impacto das políticas públicas sobre a saúde e o sistema de saúde, inclusive com o desenvolvimento de sistemas de informação adequados e acessíveis. As 04 (quatro) áreas prioritárias são?
R= Apoio à saúde da mulher; alimentação e nutrição; tabaco e álcool e criação de ambientes favoráveis.
O Pacto pela Vida está constituído por um conjunto de compromissos sanitários, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do País e das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais. As prioridades do Pacto pela vida e seus objetivos são?
R= saúde do idoso: implantar a política nacional de saúde da pessoa idosa, buscando a atenção integral. câncer de colo de útero e de mama: contribuir para a redução da mortalidade por câncer de colo do útero e de mama. mortalidade infantil e materna: reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal, infantil por doença diarréica e por pneumonias. doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias. promoção da saúde: elaborar e implantar a política nacional de promoção da saúde, com ênfase na adoção de hábitos saudáveis por parte da população brasileira, de forma a internalizar a responsabilidade individual da prática de atividade física regula,r alimentação saudável e combate ao tabagismo. atenção básica à saúde consolidar e qualificar a estratégia da saúde da família como modelo de atenção básica à saúde e como centro ordenador das redes de atenção à saúde do SUS.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes