Prova Objetiva - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
7 pág.

Prova Objetiva - Sistema de Ensino e Legislação Educacional


DisciplinaSistema de Ensino e Políticas Educacionais635 materiais7.227 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Prova Objetiva \u2013 Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Questão 1/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Considere o trecho de texto a seguir: 
 \u201cCabe, portanto, aos poderes públicos, da esfera federal, estadual, municipal, em conjunto com as demais redes e agências, dentre as quais o Sistema S, desenvolverem uma intensa política nacional de universalização da educação básica, de natureza pública e gratuita ao conjunto dos jovens e trabalhadores que desejarem e necessitarem, na perspectiva de formação da autonomia intelectual, política e ética\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GABROWSKI, Gabriel; RIBEIRO, Jorge Alberto Rosa. Reforma, legislação e financiamento da educação profissional no Brasil. In: MOLL, Jaqueline et al (org). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 281.
O Governo, nas esferas federal, estadual e municipal se responsabiliza pelo sistema educacional brasileiro.  Nesse contexto, e conforme apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, no que diz respeito às funções das prefeituras, é correto afirmar:
	
	A
	Os municípios são responsáveis por oferecer o ensino médio.
	
	B
	Os municípios são responsáveis pela manutenção das escolas técnicas.
	
	C
	Os municípios devem auxiliar na manutenção de órgãos estudantis estaduais.
	
	D)
	Os municípios são responsáveis por oferecer a educação infantil.
	
	E
	Os municípios devem oferecer transporte para todos os alunos da escola pública.
Questão 2/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia a passagem de texto a seguir: 
\u201cNas últimas fases da sociedade industrial, as concepções do desenvolvimento educativo estiveram hegemonizadas por teorias transferidas a partir do crescimento industrial, principalmente o taylorismo e a teoria do capital humano\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLECHA, Ramón; TORTAJADA, Iolanda. Desafios e saídas educativas na entrada do século. In: IMBERNÓN, F. (org). A educação no século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 32-33. 
De acordo com os conhecimentos adquiridos no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil sobre o taylorismo, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Os princípios do taylorismo impactaram em diversas esferas sociais, porém, não chegaram a afetar as políticas públicas educacionais.
II. ( ) Um dos princípios da gestão empresarial taylorista do trabalho visava a conformação e a obediência dos trabalhadores.
III. (  ) Os ideários do taylorismo visam romper com a racionalização do trabalho bem como a sua divisão do trabalho em micro tarefas.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	V \u2013 F \u2013 V
	
	B)
	F \u2013 V \u2013 F
	
	C
	V \u2013 V \u2013 F
	
	D
	F \u2013 V \u2013 V
	
	E
	V \u2013 F \u2013 F
Questão 3/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Atente para o fragmento de texto a seguir: 
\u201cNa evolução da normatização do sistema de ensino, o Ministério da Educação e Cultura conseguiu que se alterassem os termos \u2018conteúdos mínimos\u2019 para \u2018diretrizes curriculares\u2019 assim como se deslocasse a iniciativa de sua definição para o mesmo ministério e posterior apreciação do Conselho Nacional de Educação, invertendo a ordem, até então, instalada\u201d.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CERVI, Rejane de Medeiros. Padrão estrutural do sistema de ensino no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 137.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, como se dá a nomeação dos representantes que compõem o Conselho Nacional de Educação? Assinale a alternativa correta.
	
	A)
	Pelo presidente da República.
	
	B
	Pelo ministro da Educação.
	
	C
	Pelos governadores de estado.
	
	D
	Por processos de eleição direta.
	
	E
	Pelo conselheiro da Câmara da Educação.
Questão 4/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o excerto de texto a seguir: 
\u201cExiste autonomia escolar quando a instituição tem poder de decisão sobre a organização das suas condições de trabalho, tem autoridade para experimentar, tem poder de aperfeiçoamento sobre o seu trabalho, atende às aspirações de sua comunidade, constrói uma filosofia de trabalho na escola\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CERVI, Rejane de Medeiros. Padrão estrutural do sistema de ensino no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2013.  p. 133.
O livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil cita um documento, formulado e aprovado pelo Conselho Nacional de Educação que define os conteúdos mínimos, orientando a produção dos currículos escolares. Qual é esse documento? Assinale a alternativa que contém a resposta correta:
	
	A
	Parâmetros Curriculares Nacionais.
	
	B
	Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
	
	C)
	Diretrizes Curriculares Nacionais.
	
	D
	Plano Nacional de Educação.
	
	E
	Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Questão 5/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cA disseminação das tendências educacionais contemporâneas e dos pactos educativos internacionais, a mobilização docente e a expectativa de mudança refletiram-se na formulação e aprovação do texto convertido na atual Lei de Diretrizes e Bases brasileira. Não obstante, é de justiça lembrar que a legislação anterior, que consolidou a Reforma de 1971, foi o instrumento de arranque do tema \u2018magistério\u2019 \u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CERVI, Rejane de Medeiros. Padrão estrutural do sistema de ensino no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 164. 
A respeito da discussão acerca da habilitação dos professores, que consta no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as  falsas:
I. ( ) A formação para professores da primeira etapa do ensino fundamental se dá em cursos de Pedagogia e de Magistério de ensino médio.
II. ( ) Os professores da segunda etapa do ensino fundamental são habilitados em cursos de Magistério.
III. (  ) Aos professores da primeira etapa do  ensino fundamental cabe a incumbência da regência em todas as disciplinas.
Agora, assinale a opção que contém a sequência correta:
	
	A)
	V \u2013 F \u2013 V
	
	B
	V \u2013 V \u2013 F
	
	C
	F \u2013 F \u2013 V
	
	D
	F \u2013 V \u2013 F
	
	E
	V \u2013 F \u2013 F
Questão 6/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Considere o seguinte extrato de texto: 
\u201cÀ medida que as condições sociais exigem e a cultura se enriquece, o sistema escolar desenvolve-se e as fronteiras da organização escolar expandem-se. A estrutura do ensino sofre adaptações, entretanto o modelo da estrutura do ensino apresenta um viés universal e duradouro por trabalhar com as consagradas fases evolutivas humanas \u2014 infância, adolescência, juventude e idade adulta \u2014 correspondendo à educação infantil, educação básica (fundamental e média) e educação superior\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CERVI, Rejane de Medeiros. Padrão estrutural do sistema de ensino no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 85. 
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 fixou a divisão dos níveis educacionais em dois: educação básica e superior. Nesse sentido, relacione as etapas de ensino aos seus níveis correspondentes: 
Educação Básica
Educação Superior 
(  ) Ensino Médio
(  ) Pós-Graduação
(  ) Ensino Fundamental
(  ) Graduação
(  ) Educação Infantil
Agora assinale a sequência correta:
	
	A
Jackeline
Jackeline fez um comentário
1
1 aprovações
Carregar mais