Buscar

TCC PROJETO Natália da Silva da Costa.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONALUNINTER
Identificação
NOME: NATÁLIA DA SILVA DA COSTA
 Ru: 1257769
Tema
A Leitura na Educação Infantil
Delimitação do Tema
Reconhecer a importância da leitura na Educação Infantil e incentivar a formação do hábito da leitura na idade de zero a seis anos, que será de fato a melhor fase para proporcionar um caminho para desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos significativos.
Problematização
A falta de leitura em casa é um grave problema da nossa realidade brasileira. Será que no Brasil existe o incentivo para a leitura? E em casa será que existe o hábito da leitura ou às crianças passam a conhecer esse mundo maravilhoso a partir do momento que entram nas escolas?
Justificativa
As crianças têm lido muito pouco nos dias de hoje e isso acaba prejudicando a aprendizagem, pois quem lê menos tem mais dificuldades de aprender e de memorizar as coisas mais rapidamente do que aqueles que têm o hábito da leitura, por isso escolhi esse tema, para mostrar como nos dias de hoje as estatísticas atuais tem sido agravantes, pois a maioria dos jovens e crianças de nosso país perdeu totalmente a noção da real importância e magia da leitura.
Além disso, há também a grande preocupação devido às dificuldades de escrita e aprendizagem. A leitura de adultos para uma criança deve ser prazerosa de uma forma que possa brincar com as palavras proporcionando uma rica fonte de imaginação, que transporta a criança para mundos diferentes.
A leitura antes de tudo é descobrir e expandir horizontes, porém ler apenas por ler não faz sentido, deve ser encarado como um ato de prazer, desde feita pelos pais ou professores, levando as crianças a ludicidade necessária a fim de que o gosto pela leitura esteja inserido naturalmente no dia a dia e jamais como obrigação.
ObjetivoS
4.1. OBJETIvO Geral
Mostrar a importância da leitura e desenvolver uma análise sobre o que a leitura significa na vida das crianças dentro da Educação Infantil.
4.2. Objetivo Específico
Analisar a importância da leitura na Educação Infantil.
Aplicar métodos capazes de incentivar cada vez mais a leitura através de projetos.
Mostrar a importância de práticas como à hora do conto e vivência com diferentes gêneros textuais.
Fundamentação Teórica
A criança que desde muito cedo entra em contato com a leitura terá uma compreensão maior de si e do outro. Pode desenvolver seu potencial criativo e ampliar os horizontes da cultura e do conhecimento, percebendo o mundo e a realidade que a cerca.
A obra literária pode ser entendida como uma tomada de consciência do mundo concreto que se caracteriza pelo sentido humano dado a esse mundo pelo autor. Assim, não é um mero reflexo na mente, que se traduz em palavras, mas resultado de uma interação ao mesmo tempo receptiva e criadora. Essa interação se processa através da mediação da linguagem verbal, escrita ou falada... (AGUIAR E BORDINI 1993, p.14). 
 
São poucas as crianças que tem o hábito de ler em nosso país, a maioria tem o primeiro contato com a leitura apenas quando chega à escola, e a partir daí, vira obrigação, pois infelizmente não se tem incentivo em casa.
Uma história traz consigo inúmeras possibilidades de aprendizagem entre elas podem ser como objeto de diálogo com as crianças, possibilitando a troca de opiniões e o desenvolvimento de sua capacidade de expressão.
Experiências felizes com a leitura infantil na sala de aula são aquelas em que a criança interage com os diversos textos trabalhados de forma que possibilite o entendimento do mundo em que vivem e que construam aos poucos seu próprio conhecimento. Para se alcançar um ensino de qualidade é necessário que o professor descubra critérios e que saiba selecionar obras literárias a serem trabalhadas com as crianças.
Ao trazer a leitura para sala de aula o professor estabelece uma relação de diálogo com o aluno, o livro e sua cultura e a própria realidade. Além de contar ou ler a história ele cria condições em que a criança trabalhe com a história a partir de seu ponto de vista, trocando opiniões, assumindo posições frente aos fatos narrados, defendendo atitudes e personagens fazendo assim criar sua própria história.
Ler histórias para crianças, sempre, sempre... É poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, com a idéia do conto ou com o jeito de escrever dum autor e, então, pode ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento... É também suscitar o imaginário, é ter curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar outras idéias para solucionar questões (como as personagens fizeram...). É a possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos dum jeito ou de outro – através dos problemas que vão sendo defrontados, enfrentados (ou não), resolvidos histórias (cada uma a sua modo)... É a cada vez ir se identificando com outra personagem (cada qual no momento que corresponde aquela que esta sendo vivida pela criança)... e assim, esclarecer melhor as próprias dificuldades ou encontrar um caminho para a resolução delas...(ABRAMOVICH, 1995, P.17).
Algo que colabora com o ensino da leitura na educação infantil é a pedagogia de projetos, uma espécie de pesquisa-ação que visa à melhoria e transformação da prática social, sendo centrada em uma organizada tarefa. Os parâmetros curriculares (PCNs) da Língua Portuguesa também mencionam o ensino por meio de projetos.
Segundo os autores “os projetos são excelentes situações para que os alunos produzam textos de forma contextualizada além do que, dependendo de como se organizam, exigem leitura, escuta de leituras, produção de textos orais, estudo, pesquisa e outras atividades... Os projetos além de oferecer reais condições de produção de textos escritos, carregam exigências de grande valor pedagógico; podem apontar a necessidade de ler e analisar uma grande variedade de textos e portadores do tipo que se vai produzir; como se organizam, que características possuem ou quais tem mais qualidade...; o exercício de o escritor ajustar o texto a imagem que faz do leitor fisicamente ausente permite que o aluno aprenda a produzir textos escritos mais completos, com características de textos escritos mesmo...; a necessidade de revisão e de cuidado com o trabalho se impõe, pois a legibilidade passa a ser um objetivo deles...; é possível uma intersecção entre conteúdos de diferentes áreas...; favorecem o necessário compromisso do aluno com sua própria aprendizagem... (BRASIL, 1997 p. 70-73).
O trabalho com a leitura infantil através de projetos proporciona uma vida coletiva no ambiente da sala de aula, a criança passa a viver com mais responsabilidades e autonomia e de certa forma incentiva os pais na leitura tanto para ler a história para seus filhos como a si mesmo.
6. Metodologia
O presente trabalho desenvolveu-se, com base em leitura e estudo de livros e artigos da internet. Portanto foi elaborado sobre a forma de pesquisa bibliográfica.
 A pesquisa bibliográfica trata-se do levantamento, seleção e documentação de toda bibliografia já publicada sobre o assunto que está sendo pesquisados, em livros, revistas, jornais, boletins, monografias, teses, dissertações, material cartográfico, com o objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo material já escrito sobre o mesmo... (LAKATOS E MARCONI, 1987, P.66).
Assim a pesquisa contribuirá para que o trabalho pedagógico tenha como foco principal a aprendizagem dos alunos. Essa pesquisa foi feita também através de uma breve entrevista no Centro de Educação Infantil Criança Feliz que tem o projeto literatura na educação infantil, que a partir daí consegue colocar em prática o incentivo a leitura em casa. Portanto essa pesquisa teve como base um método qualitativo que vem buscar a forma prática e realista desse trabalho. 
Referências
BASSO MARIA, Cintia, A literatura infantil nos primeiros anos escolares e a pedagogia de projetos, Disponívelem<www.coral.ufsm.br> acesso em 25/09/2016.
 
BRASIL ministério da educação secretaria de educação fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Portuguesa, Disponível em<www.portal.mec.gov.br> acesso em 25/09/2016.
COSTA MORAIS marta, Metodologia do ensino da literatura infantil, Curitiba, 2013, 1 edição.
ZILBERMAN regina, A literatura infantil na escola, Brasil 2006, coleção: Educação e Pedagogia.

Outros materiais