Buscar

Case Parmalat

Prévia do material em texto

Nome:______________________________________________________________________
Atividade avaliativa – U2 
CASE: Parmalat
CARINHO ENTRE HUMANOS REGADO COM LEITINHO FICA MAIS... PARMALAT
A Parmalat é uma das marcas mais queridas pelos brasileiros na área de alimentos. Atuando no País desde 1972, a marca vem construindo uma história cheia de boas lembranças e de muito sucesso com seus consumidores, apresentando uma trajetória marcada pela inovação. O leite Parmalat foi o primeiro a receber as embalagens Tetra Pak inaugurando a categoria de leite longa vida no Brasil. Além disso, a marca é pioneira no lançamento de novos conceitos, tais como a linha de leites especiais, o leite Parmalat Zymil – o primeiro com baixa lactose do mercado –, sem falar no primeiro leite longa vida em embalagem garrafa do País, o Parmalat Natura Premium. A Parmalat revolucionou o marketing esportivo no País, com o patrocínio nos anos 80 do bicampeão de Fórmula 1, Nelson Piquet, e com a vitoriosa parceria com o Palmeiras na década de 90.

Ainda nos anos 90, a Parmalat fez história com a campanha “Mamíferos”, que é lembrada como um dos maiores cases da publicidade nacional. O trabalho de comunicação promocional distribuiu mais de 15 milhões de bichos de pelúcia em quase três anos de veiculação e execução. Todas essas iniciativas resultaram em 13 prêmios Top of Mind, na categoria leites, de acordo com o instituto Data Folha do jornal Folha de S.Paulo.

Com todo este histórico de sucesso, a marca volta à mídia com um novo slogan “Parmalat. Porque nós somos humanos”, criado pela agência Santa Clara. O gerente de marketing da LBR, detentora da marca Parmalat no País, Rodrigo Araújo, ressalta o conceito da campanha. “A ideia é dar continuidade à estratégia de comunicação da marca, que sempre esteve vinculada às relações humanas e ao elo emocional dos consumidores com a categoria de leites. A história começou com a campanha ‘Mamíferos’, que mostrava a importância do leite na vida das crianças, agora damos um passo à frente, apresentando a relevância da Parmalat na vida dos ‘humanos’ de todas as idades.”

Depois de meses de estudo e intenso trabalho, a agência Santa Clara idealizou o conceito da campanha. “A responsabilidade do relançamento da Parmalat no mercado brasileiro não está focada somente no fato de que a marca faz parte da história da propaganda brasileira. E sim no fato de que ela faz parte da infância de uma geração que, hoje, já tem filhos e uma memória afetiva com a Parmalat”, reforça o presidente da Santa Clara, Ulisses Zamboni.

A veiculação da campanha tem programação nas principais emissoras de TV a partir de 23 de outubro no estado de São Paulo; e 1º de novembro para o Rio de Janeiro, ficando no ar até dezembro de 2012. Fernando Campos, diretor de criação da Santa Clara, antecipa a criação do filme: “O novo filme da Parmalat apresenta diversos ‘humanos’ em suas atividades rotineiras que, quando estão precisando de ajuda ou afeto procuram a força em outro ser humano, em um abraço e até mesmo em um copo de leite. A campanha é narrada por um dos mamíferos da Parmalat que agora aparece como fã dos humanos. Ao final, é apresentada a nova assinatura e portfólio de produtos da marca”, explica.

Além da nova campanha, a Parmalat apresenta uma total renovação de seu portfolio, com o lançamento de diversos produtos, dentre eles o leite em pó Parmalat, disponível em sachês de 200 g e 400 g mais latas de 400 g, nas versões integral, integral instantâneo e desnatado. O Creme de Leite Light Parmalat, que possui 25% menos gordura que a versão tradicional, disponível em embalagens cartonadas de 200g. E um dos grandes lançamentos da marca nos últimos anos, a nova linha Parmalat Sabores, a primeira de bebidas lácteas aromatizadas focada no público adulto que proporcionará uma ótima alternativa para quem busca saudabilidade e sabor, com cinco deliciosas versões: aveia, chocolate e vitamina, na versão regular, além da versão zero açúcar com baixas calorias nos sabores chocolate zero e aveia zero.

Como se constata, a marca inicia um novo ciclo de crescimento, resgatando o elo emocional com seus consumidores e ampliando sua linha de produtos, oferecendo muito sabor, praticidade, bem estar e qualidade para “humanos” de todas as idades.


Fonte: Thayná Madruli – HD Comunicação | Fabiana Marques – Nova Comunicação (GC)
Questões 
1. Ao analisar a estratégia de sempre estar vinculada às relações humanas e ao elo emocional dos seus consumidores com a categoria de leites, que outras ações de mercado você sugere para complementar a ação? 
2. Analise detalhadamente o público-alvo dessa campanha. Quais as vantagens de explorar a internet como um canal de comunicação com esse público? 
3. Que ações de comunicação poderiam ser feitas para apresentar essa renovação de seu portfólio.													 
								Boa sorte!
CURSO: MARKETING
Disciplina: COMUNICAÇÃO DE MARKETING 
Profa. Ana Tázia Cardoso

Outros materiais