Buscar

AV1 AV2 E AV3 2016

Prévia do material em texto

Disciplina:  GENÉTICA
	Avaliação:  SDE0010_AV1_      Data: 07/10/2016 12:19:37 (A)      Critério: AV1
	Aluno: 201408498049 - PATRICIA JOAQUIM
	Professor:
	DIAMAR DA COSTA PINTO
	Turma: 9008/AH
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0      Nota de Partic.: 0
	 1a Questão (Ref.: 216542)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir de seus estudos sobre a genética Mendeliana ficou evidente que Mendel propôs que a transmissão dos caracteres hereditários era feita por meio de partículas ou fatores que se encontravam nos gametas. Como são nomeados atualmente estes fatores?
	
	
	
	
	
	  Genes.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 216541)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente as duas definições a seguir: A) É a causa das semelhanças entre indivíduos. Essa é a razão pela qual os irmãos e irmãs com os mesmos pais assemelham-se uns aos outros e B) É a causa das diferenças entre indivíduos. É por esse motivo que irmãos e irmãs, apesar de parecerem uns aos outros, ainda são indivíduos únicos. Podemos afirmar que elas reportam, respectivamente, aos termos:
	
	 
	Herança e variação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 817062)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pequenos corpúsculos constituídos por uma longa molécula de DNA associada a proteínas, intensamente condensada, que podemos identificar no núcleo celular em divisão e onde são encontrados os genes que constituem o genoma da célula. Estes corpúsculos são chamados de:
	
	
	
	 
	Cromossomos
	
	
	 4a Questão (Ref.: 569672)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Meiose é um tipo de divisão celular dos seres humanos. Ela é responsável pela produção dos gametas femininos e masculinos. Na prófase I da meiose acontece o crossing over, uma troca genética entre cromossomos homólogos. O que acarreta na natureza o fenômeno crossing over?
	
	 
	Maior variabilidade genética que contribui para evolução da espécie humana.
	
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 227843)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a síntese de proteínas assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	
	
	 
	O RNA mensageiro orienta a produção de proteína, pois apresenta a sequência de nucleotídeos copiada do DNA.
	
	 6a Questão (Ref.: 232666)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A replicação do DNA é o processo pelo qual a molécula de DNA se duplica, dando origem a duas moléculas de DNA idênticas. Este processo é feito por uma proteína denominada:
	
	
	
	
	
	 
	DNA polimerase
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 216678)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As doenças monogênicas se comportam segundo um padrão conhecido de herança genética, que vai de acordo com o proposto por Mendel na elaboração de suas duas leis. Por esta razão estas doenças são também chamadas de:
	
	 
	Mendelianas
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 238663)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando estudamos uma doença que segue os padrões de herança genética descritos por Mendel, dizemos que a doença é mendeliana quanto à sua herança genética. As doenças mendelianas, por serem monogênicas, podem ter seu padrão de herança definido pela análise do heredograma de famílias afetadas ou pela avaliação de várias famílias em estudos de segregação. Dois princípios centrais surgiram do trabalho de Mendel. Com base na informação do texto é correto afirmar que:
	 
	o primeiro é o princípio de segregação e o outro é o princípio da distribuição independente.
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 216662)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em uma família foi observado que uma determinada doença acomete com frequência duas vezes maior as mulheres e nunca ocorre a transmissão de um pai para o seu filho. Estas observações nos permite concluir se tratar de um gene:
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Ligado ao X dominante
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 46929)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em todas as células humanas existem 23 pares de cromossomos, dos quais 22 são autossômicos e 2 sexuais. Os cromossomos sexuais X e Y por serem diferentes um do outro são também chamados de heterossomos por que:
	
	 
	Não são homólogos
	
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 620670)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Defina doença monogênica:
	
	
Resposta: Alterações permanentes na sequencia do Dna e genetica molecular diagnosticando.
	
Gabarito: São doenças causadas por apenas um gene mutante.
	
	 2a Questão (Ref.: 37642)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Durante as aulas, estudamos várias anomalias congênitas e sabemos que o nascimento de uma criança com uma anomalia pode ter um importante impacto em toda a família. Como a genética molecular tem contribuído para o diagnóstico dessas anomalias?
	
	
Resposta: Com experiencias genticas de polinização de cromossomos e analize de enzimas.
	
Gabarito: A genética molecular está desvendando rapidamente a base genética dessas síndromes congênitas, permitindo, assim, que diagnósticos possam ser mais precisos, podendo prever, em alguns casos, complicações específicas e permitindo que sejam oferecidos diagnósticos pré-natais. Também tem revelado os mecanismos relacionados a essas anomalias congênitas.
	
	
 3a Questão (Ref.: 23930)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em cravos o caráter ondulado das pétalas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 onduladas e 29 lisas. É provável que o cruzamento tenha ocorrido entre:
	
	 
	Cc x Cc
	
	 4a Questão (Ref.: 242025)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	COMO PODE SER CHAMADO O INDIVÍDUO QUE, PARA UM DETERMINADO LOCUS DE AMBOS OS CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS APRESENTAM O MESMO GENE?
	
	
	
	
	
	 
	HOMOZIGOTO
	
	 5a Questão (Ref.: 672658)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Apenas uma alternativa NÃO está correta sobre as mutações:
	
	
	
	 
	nunca resultam em perda ou ganho de funções pela célula.
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 672669)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação ao princípio de segregação é correto afirmar que:
	
	 
	se relaciona ao comportamento dos cromossomos que se segregam durante a meiose.
	
	
	
	
	
 7a Questão (Ref.: 46925)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em todas as células humanas existem 23 pares de cromossomos, dos quais 22 são autossômicos e 2 sexuais. Os cromossomos sexuais X e Y por serem diferentes um do outro são também chamados de:
	
	
	
	  Heterossomos
	
	
	
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 238679)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O conhecimento da relação entre a mutação cromossômica e as resultantes disfunções no desenvolvimento, através de análises moleculares e genéticas, pode nos trazer dados da identidade de genes específicos responsáveis pelo fenótipo anormal, para que se possa realizar um aconselhamento genético nas famílias de pacientes sindrômicos, dado que algumas síndromes apresentam recorrência e podem estar ligadas inclusive à idade materna. Sendo assim, a citogenética clínica é uma área que se dedica ao estudo cromossômico (exame de cariótipo) associado à descrição clínica de anomalias genéticas que leva à descrição de síndromes causadas por anomalias numéricas e estruturais dos cromossomos autossomos e sexuais. A citogenética convencional tem uma capacidade muito poderosa para fazer a análise do genoma quanto:
	
	 
	às aberrações que envolvem tanto os ganhos e perdas de partes do genoma como os rearranjos dentro e entre os cromossomos.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 217534)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O desenvolvimento de um indivíduo compreende uma sequência de acontecimentos muito complexos que se encontram inter-relacionados, obtendo finalmente um organismo formado por várias capas de células diferentes. A genética do desenvolvimento estuda a caracterização das causas pelas quais os organismos se desenvolvem de um modo particular,devido ao impacto que exerce a expressão de seus genes. Como profissionais da área da saúde o que vocês indicariam para uma paciente grávida, que tem histórico de doenças cromossômicas numéricas, que quer saber se está tudo correto com o seu bebê?
	
	
	
	
	
	
	
	  Fazer uma consulta genética e o diagnóstico pré-natal.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 64283)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As endonucleases de restrição são enzimas bacterianas que atuam como "tesouras moleculares", reconhecendo sequências de pares de bases específicas em moléculas de DNA e cortando-as nesses pontos. A análise com enzimas de restrição é indispensável nas seguintes tarefas, EXCETO:
	
	  Avaliação do cariótipo com banda G
	.
	
 1a Questão (Ref.: 672629)
Pontos: 0,0  / 1,0
O caráter que se manifesta em alelos idênticos dizemos ser:
 
homozigoto
 2a Questão (Ref.: 23932)
Pontos: 0,0  / 1,0
Mendel propôs que a transmissão dos caracteres hereditários era feita por meio de partículas ou fatores. Atualmente, os fatores mendelianos são denominados de:
 
Genes.
 3a Questão (Ref.: 221261)
Pontos: 0,0  / 1,0
A natureza hereditária de todo o organismo vivo é definida por seu:
 
Genoma
 4a Questão (Ref.: 672677)
Pontos: 1,0  / 1,0
O princípio que estabelece que genes em diferentes loci são transmitidos independentemente é conhecido como:
 
princípio de segregação
 5a Questão (Ref.: 574072)
Pontos: 1,0  / 1,0
Uma mulher heterozigota para um gene recessivo ligado ao X poderá apresentar o fenótipo do gene recessivo por que:
 
O cromossomo X com o gene dominante pode ter sido inativado
 6a Questão (Ref.: 242158)
Pontos: 0,0  / 1,0
Na espécie humana, a síndrome de Down é atribuída à:
 
existência de um autossomo extra.
 7a Questão (Ref.: 217534)
Pontos: 1,0  / 1,0
O desenvolvimento de um indivíduo compreende uma sequência de acontecimentos muito complexos que se encontram inter-relacionados, obtendo finalmente um organismo formado por várias capas de células diferentes. A genética do desenvolvimento estuda a caracterização das causas pelas quais os organismos se desenvolvem de um modo particular, devido ao impacto que exerce a expressão de seus genes. Como profissionais da área da saúde o que vocês indicariam para uma paciente grávida, que tem histórico de doenças cromossômicas numéricas, que quer saber se está tudo correto com o seu bebê?
 
Fazer uma consulta genética e o diagnóstico pré-natal.
 8a Questão (Ref.: 574136)
Pontos: 1,0  / 1,0
A Tecnologia do DNA Recombinante possui uma forte aliada, que faz cortes na molécula de DNA em locais específicos, permitindo uma infinidade de aplicações. Estamos nos referindo ao (as):
 
Enzimas de restrição
 9a Questão (Ref.: 673064)
Pontos: 1,0  / 1,0
O estudo das variações interindividuais na sequência de DNA, relacionadas com a resposta a fármacos, eficácia e segurança dos mesmos, está relacionado à:
 
farmacogenética
 10a Questão (Ref.: 247896)
Pontos: 0,0  / 1,0
A técnica de eletroforese em gel é muito utilizada em laboratórios de biologia molecular com diversas finalidades, exceto:
 
Introduzir fragmentos de DNA nas moléculas de DNA isoladas de bactérias durante a PCR

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes