Buscar

AULA 4 TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS(apol)

Prévia do material em texto

Nota: 100
Disciplina(s):
AULA 4 - TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
	Data de início:
	13/11/2016 11:46
	Prazo máximo entrega:
	13/11/2016 12:46
	Data de entrega:
	13/11/2016 11:54
Questão 1/10 - AULA 4 - TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Leia o excerto do texto a seguir:
“Gardner desenvolveu sua teoria baseando-se no estudo de diversas pessoas, com diferentes trajetórias de vida, profissões e aspirações. Ele realizou entrevistas e pesquisas cerebrais com vítimas de derrame, prodígios, crianças autistas e os chamados “idiotas-prodígios“”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.lendo.org/teoria-inteligencias-multiplas-gardner/
De acordo com Gardner,
Todos ser humano possui as nove inteligências em níveis variados;
1 - Cada pessoa tem uma composição intelectual diferente;
2 - Podemos melhorar o ensino se considerarmos os diferentes tipos de inteligência de cada aluno;
3 – A inteligência localiza-se em apenas uma região do cérebro;
4 - Essas inteligências estão localizadas em diferentes áreas do cérebro e podem trabalhar tanto isoladas quanto juntas;
5 – Todas as pessoas possuem a mesma composição intelectual;
Estão corretas as afirmativas expostas em:
Nota: 10.0
	
	A
	1, 2, 4.
Você acertou!
	
	B
	4, 5, 3, 2, 1.
	
	C
	1, 2, 3, 4, 5.
	
	D
	2, 4.
	
	E
	3, 4, 5.
Questão 2/10 - AULA 4 - TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
“De acordo com o conceito tradicional de inteligência, um sistema educacional eficiente deve basear-se em testes de múltipla escolha para avaliação dos alunos. Na prática, então, resultados de testes de QI, ENEM, Prova Brasil, etc. seriam a melhor forma de identificar os pontos fortes e fracos dos alunos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.lendo.org/teoria-inteligencias-multiplas-gardner/
A teoria de Gardner desafiou diversas crenças nos campos da educação e da ciência cognitiva. De acordo com a definição tradicional, a inteligência é uma capacidade cognitiva uniforme com a qual as pessoas nascem. Tal capacidade pode ser facilmente mensurada através dos chamados testes de respostas curtas.
De acordo com Howard Gardner, a inteligência é:
1 - A habilidade de elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários;
2 - Um conjunto de habilidades que permitem que uma pessoa resolva problemas;
3 - O potencial de encontrar ou criar soluções para problemas, o que envolve adquirir novos conhecimentos.
4 – Uma habilidade que permita o indivíduo a observar um objeto, mas sem agir sobre este.
5 – Habilidade para elaboração de produtos que não sejam valorizados pela sociedade.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1, 2, 4,5.
	
	B
	1, 3, 5, 4.
	
	C
	3, 4, 5.
	
	D
	1, 2, 3.
Você acertou!
	
	E
	1, 2, 3, 4, 5.
Questão 3/10 - AULA 4 - TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Leia o excerto a seguir,
“Da mesma forma, os professores passam a entender as inteligências dos alunos e de si mesmos. Sabendo quais alunos possuem uma inteligência interpessoal mais forte, por exemplo, facilitará na criação de oportunidades em que tal habilidade possa ser demonstrada aos demais colegas. É importante lembrar, no entanto, que a teoria das inteligências múltiplas não tem por objetivo fornecer novas formas de categorizar alunos, como fazem os testes de Q.I.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.lendo.org/teoria-inteligencias-multiplas-gardner/
De que forma as inteligências múltiplas ajudam os alunos aprenderem melhor?
Eles começam a entender o quanto são inteligentes. Na visão de Gardner, o aprendizado é um processo social e psicológico. Quando os alunos começam a entender o equilíbrio entre suas próprias inteligências, passam a:
I - Responsabilizar-se pelo próprio aprendizado;
II – Delegar funções;
III - Valorizar suas características pessoais;
IV – Diminuir sua autoestima;
Assinale as alternativas corretas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, IV.
	
	B
	I, II, III, IV.
	
	C
	I, III.
Você acertou!
	
	D
	II, III, IV.
	
	E
	II, IV.
Questão 4/10 - AULA 4 - TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No início do século XX, as autoridades francesas solicitaram a Alfredo Binet que criasse um instrumento pelo qual se pudesse prever quais as crianças que teriam sucesso nos liceus parisenses. O instrumento criado por Binet testava a habilidade das crianças nas áreas verbal e lógica, já que os currículos acadêmicos dos liceus enfatizavam, sobretudo o desenvolvimento da linguagem e da matemática...”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://www.homemdemello.com.br/psicologia/intelmult.html
De acordo com a citação acima, pode-se afirmar que este instrumento:
Nota: 10.0
	
	A
	Este instrumento deu origem ao primeiro teste de inteligência, desenvolvido por Terman, na Universidade de Standford, na Califórnia: o Standford-Binet Intelligence Scale.
Você acertou!
	
	B
	Este instrumento deu origem ao primeiro teste de inteligência, desenvolvido por Binet, na Universidade de Harvard.
	
	C
	Este instrumento deu origem ao segundo teste de inteligência, desenvolvido por Terman, na Universidade de Standford, na Califórnia: o Standford-Binet Intelligence Scale.
	
	D
	Este instrumento foi construído por Howard Gardner, na Califórnia. O Standford-Binet Intelligence Scale.
	
	E
	Este instrumento deu origem as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner.
Questão 5/10 - AULA 4 - TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
“Segundo Gardner, todos os indivíduos normais são capazes de uma atuação em pelo menos sete diferentes e, até certo ponto, independentes áreas intelectuais. Ele sugere que não existem habilidades gerais, duvida da possibilidade de se medir a inteligência através de testes de papel e lápis e dá grande importância a diferentes atuações valorizadas em culturas diversas”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://www.homemdemello.com.br/psicologia/intelmult.html
De acordo com o trecho acima, Gardner define a inteligência como:
Nota: 10.0
	
	A
	Habilidades para o desenvolvimento de questões lógico-matemática.
	
	B
	Um produto meramente cultural.
	
	C
	Habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais.
Você acertou!
	
	D
	Algo mensurável e inato ao ser humano.
	
	E
	Habilidades para o desenvolvimento de questões linguísticas.
Questão 6/10 - AULA 4 - TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Leia o texto a seguir
“Da mesma forma que existem numerosas maneiras de expressar-se, provavelmente há ainda mais maneiras de adquirir conhecimento e entender o universo. Indivíduos são capazes, segundo Gardner, de entender e dominar as áreas mais profundas do conhecimento humano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.lendo.org/teoria-inteligencias-multiplas-gardner/
Quais os benefícios das inteligências múltiplas na escola?
I - Você passa a considerar o conceito de habilidade intelectual como algo mais amplo. Desenhar, compor ou ouvir música, assistir a uma apresentação — atividades assim podem ser vitais para o aprendizado; tão importantes quanto escrever ou calcular. Estudos mostram que muitos alunos que costumam ir mal em testes tradicionais passam a aprender rapidamente quando atividades artísticas, atléticas ou musicais são incorporadas a sua rotina.
II -Você vai oportunizar um aprendizado autêntico, baseado nas necessidades, interesses e talentos de seus alunos. Uma sala de aula de múltiplas inteligências funciona como no mundo real: o autor e o ilustrador de um livro são valorizados da mesma forma. Os alunos tornam-se mais ativos e envolvidos.
III - O envolvimento dos pais e da comunidade em geral coma escola aumentará. Isso acontece, pois, os alunos terão a oportunidade de mostrar o próprio trabalho através de painéis e audiências. Essas atividades envolvendo o aprendizado traz os membros da comunidade para dentro do processo.
IV - Os alunos poderão demonstrar e compartilhar as habilidades que dominam melhor, aumentando, além de tudo, sua autoestima. Desenvolver seus pontos fortes costuma dar ao aluno a motivação para, um dia, tornar-se um especialista na área.
V - Quando você está ensinando para o entendimento, e não para as notas, seus alunos acumulam experiências educacionais positivas e a capacidade de criar soluções para problemas do dia-a-dia.
Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	I, III, IV
	
	B
	I, II, III
	
	C
	I, II, III, IV, V
Você acertou!
	
	D
	II, III, IV
	
	E
	I, III, V
Questão 7/10 - AULA 4 - TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Leia o excerto de texto a seguir:
“ Ao invés de tentar avaliar a habilidade espacial isoladamente, deve-se observar as crianças durante uma atividade de desenho ou enquanto montam ou desmontam objetos. Finalmente, ele propõe a avaliação, ao invés de ser um produto do processo educativo, seja parte do processo educativo, e do currículo, informando a todo momento de que maneira o currículo deve se desenvolver”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://www.homemdemello.com.br/psicologia/intelmult.html
No que se refere à educação centrada na criança, Gardner levanta dois pontos importantes que sugerem a necessidade da individualização. Nesse sentido, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O primeiro diz respeito ao fato de que, se os indivíduos têm perfis cognitivos tão semelhantes uns dos outros, as escolas deveriam, ao invés de oferecer uma educação padronizada, tentar garantir que cada um recebesse a educação que favorecesse o seu potencial coletivo. O segundo ponto levantado por Gardner é igualmente importante: enquanto na Idade Contemporânea um indivíduo podia pretender tomar posse de todo o saber universal, hoje em dia essa tarefa é totalmente impossível, sendo mesmo bastante difícil o domínio de todos os campos do saber.
	
	B
	O primeiro diz respeito ao fato de que, se os indivíduos têm perfis cognitivos tão diferentes uns dos outros, as escolas deveriam, ao invés de oferecer uma educação padronizada, tentar garantir que cada um recebesse a educação que favorecesse o seu potencial individual. O segundo ponto levantado por Gardner é igualmente importante: enquanto na Idade Média um indivíduo podia pretender tomar posse de todo o saber universal, hoje em dia essa tarefa é totalmente impossível, sendo mesmo bastante difícil o domínio de um só campo do saber.
Você acertou!
	
	C
	O primeiro diz respeito ao fato de que, se os indivíduos têm perfis cognitivos tão diferentes uns dos outros, as escolas deveriam oferecer uma educação padronizada, em que o potencial individual não é levado em consideração. O segundo ponto levantado por Gardner é igualmente importante: Na Idade Média um indivíduo podia pretender tomar posse de todo o saber universal, hoje em dia essa tarefa é totalmente possível. 
	
	D
	O primeiro diz respeito ao fato de que, se os indivíduos têm perfis cognitivos tão diferentes uns dos outros, as escolas não devem trabalhar o potencial individual. O segundo ponto levantado por Gardner é igualmente importante: enquanto na Idade Média um indivíduo podia pretender tomar posse de todo o saber universal, hoje em dia essa tarefa é totalmente possível. 
	
	E
	O primeiro diz respeito ao fato de que, se os indivíduos têm perfis cognitivos tão parecidos uns dos outros, as escolas deveriam oferecer uma educação padronizada, sem levar em consideração o seu potencial individual. O segundo ponto levantado por Gardner é igualmente importante: Na Idade Contemporânea um indivíduo podia pretender tomar posse de todo o saber universal, hoje em dia essa tarefa é totalmente possível.
Questão 8/10 - AULA 4 - TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
“A Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner (1985) é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor, em qualquer área de atuação. Sua insatisfação com a idéia de QI e com visões unitárias de inteligência, que focalizam sobretudo as habilidades importantes para o sucesso escolar, levou Gardner a redefinir inteligência à luz das origens biológicas da habilidade para resolver problemas. Através da avaliação das atuações de diferentes profissionais em diversas culturas, e do repertório de habilidades dos seres humanos na busca de soluções, culturalmente apropriadas, para os seus problemas, Gardner trabalhou no sentido inverso ao desenvolvimento, retroagindo para eventualmente chegar às inteligências que deram origem a tais realizações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: 
http://www.homemdemello.com.br/psicologia/intelmult.html 
Analise as sentenças, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
Na sua pesquisa, Gardner estudou também:
I) o desenvolvimento de diferentes habilidades em crianças normais e crianças superdotadas .
II) adultos com lesões cerebrais e como estes não perdem a intensidade de sua produção intelectual, mas sim uma ou algumas habilidades, sem que outras habilidades sejam sequer atingidas.
III) populações ditas excepcionais, tais como idiot-savants e autistas, e como os primeiros podem dispor de apenas uma competência, sendo bastante incapazes nas demais funções cerebrais, enquanto as crianças autistas apresentam ausências nas suas habilidades intelectuais.
IV) como se deu o desenvolvimento cognitivo através dos milênios.
V) O desenvolvimento de diferentes habilidades em adultos superdotados.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – F – V
	
	B
	V – V – V – V – V
	
	C
	V – V – F – F - V
	
	D
	F – F – F – V – V
	
	E
	V – V – V – V – F
Você acertou!
Questão 9/10 - AULA 4 - TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
“Gardner identificou as inteligências linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Postula que essas competências intelectuais são relativamente independentes, têm sua origem e limites genéticos próprios e substratos neuroanatômicos específicos e dispõem de processos cognitivos próprios”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://www.homemdemello.com.br/psicologia/intelmult.html
De acordo com as sete inteligências acima apontadas por Gardner, relacione corretamente as inteligências às suas respectivas características:
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
	
	B
	3, 2, 1, 6, 5, 4, 7.
	
	C
	1, 4, 2, 3, 5, 6, 7.
Você acertou!
	
	D
	7, 6, 1, 3, 5, 4, 2.
	
	E
	1, 4, 7, 6, 3, 2, 5.
Questão 10/10 - AULA 4 - TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
“Mais 2 tipos foram conceituados em Inteligência, um conceito reformulado (Intelligente Reframed), de 1999 — propostos pelo pesquisador da universidade de Harvard no início da década de 80”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.lendo.org/teoria-inteligencias-multiplas-gardner/
Gardner afirma que todo ser humano possui múltiplos tipos de inteligência. Cada um deles pode ser desenvolvido ou enfraquecido. Em 1983 foram definidos os primeiros sete tipos, posteriormente complementados com mais dois, em 1999. Quais são estas duas inteligências descobertas em 1999?
Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Matemática e Existencialista.
	
	B
	Naturalista e Existencialista.
Você acertou!
	
	C
	Existencialista e Cinestésica corporal.
	
	D
	Naturalista e Intrapessoal.
	
	E
	Naturalista e interpessoal.

Outros materiais