Buscar

fILOSOFIA avs

Prévia do material em texto

valiação: COF0476_AVS_201202099068 » FILOSOFIA E ÉTICA
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201202099068 - ALEXANDRE VARGAS FRASSON DA SILVA
	Professor:
	JOSE GUATEMOZIN LOPES DA SILVA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 2,4        Nota de Partic.: 2        Data: 09/12/2013 10:27:47
	
	 1a Questão (Ref.: 201202237895)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Segundo Sócrates, qual a diferença entre uma opinião e um conceito? Assinale a alternativa correta que faz contraponto à noção de opinião.
		
	
	Não há diferença significativa.
	
	O conceito varia de pessoa para pessoa, de lugar para lugar, de época para época.
	 
	A conceito é instável, mutável, depende de cada um, de seus gostos e preferências, assim como o conceito.
	
	Ambas procuram a essência verdadeira da coisa, da idéia, do valor.
	 
	O conceito é uma verdade intemporal, universal e necessária que o pensamento descobre, mostrando que é a essência universal, intemporal e necessária de alguma coisa.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202255566)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Quais são as virtudes teologais?
		
	
	fé, modéstia e caridade
	
	fé, prudência e justiça;
	
	fé, coragem e justiça;
	 
	fé, caridade e justiça.
	 
	fé, esperança e caridade;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202238108)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Princípios da ética cristã (período Patrística a Medieval) I- em primeiro lugar, a idéia de que a virtude se define por nossa relação com Deus e não com a cidade (a polis) nem com os outros. Nossa relação com os outros depende da qualidade de nossa relação com Deus, único mediador entre cada indivíduo e os demais. Por esse motivo, as duas virtudes cristãs primeiras e condições de todas as outras são a fé (qualidade da relação de nossa alma com Deus) e a caridade (o amor aos outros e a responsabilidade pela salvação dos outros, conforme exige a fé). As duas virtudes são privadas, isto é, são relações do indivíduo com Deus e com os outros, a partir da intimidade e da interioridade de cada um; II- em segundo lugar, a afirmação de que somos dotados de vontade livre ¿ ou livre-arbítrio ¿ e que o primeiro impulso de nossa liberdade dirige-se para o mal e para o pecado, isto é, para a transgressão das leis divinas. Somos seres fracos, pecadores, divididos entre o bem (obediência a Deus) e o mal (submissão à tentação demoníaca). Em outras palavras, enquanto para os filósofos antigos a vontade era uma faculdade racional capaz de dominar e controlar a desmesura passional de nossos apetites e desejos, havendo, portanto, uma força interior (a vontade consciente) que nos tornava morais, para o cristianismo, a própria vontade está pervertida pelo pecado e precisamos do auxílio divino para nos tornarmos morais. Qual o auxílio divino sem o qual a vida ética seria impossível? A lei divina revelada, que devemos obedecer obrigatoriamente e sem exceção. III- O cristianismo, portanto, passa a considerar que o ser humano é, em si mesmo e por si mesmo, incapaz de realizar o bem e as virtudes. Tal concepção leva a introduzir uma nova idéia na moral: a idéia do dever. Portanto, o cristianismo introduz a ideia de interioridade e de dever.
		
	
	Somente a alternativa I está correta;
	 
	Todas as aletrnativas estão corretas.
	
	Somente a alternativa II está correta;
	
	Somente a alternativa III está correta;
	 
	Somente a alternativa I e III está correta;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202237909)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Se a polis e as leis são convenções humanas, podem mudar, se mudarem as circunstâncias. A justiça será permitir a mudança das leis sem que isso destrua a comunidade política, e a única maneira de realizar mudanças sem destruição da ordem política é o debate para chegar ao consenso, isto é, a expressão pública da vontade da maioria, obtida pelo voto. Tal pensamento é próprio
		
	
	de Aristóteles.
	 
	dos sofistas.
	 
	de Platão.
	
	de Sócrates.
	
	dos Pré-socráticos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202269085)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	O racionalismo é uma característica de qual Etica?
		
	
	Sofística
	 
	Grega
	 
	Contemporânea
	
	Intuicionista
	
	Cristã
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202269086)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O periodo da Etica Moderna é marcado pela criação de uma nova sociedade, que subsitui uma ordem social, qual foi a ordem social substituida?
		
	
	A Monastica
	
	A Burguesia
	
	A Eclesiastica
	 
	A Feudal
	
	A Industrial
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202238101)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Sócrates afirmou que nenhum ser humano age mal por vontade própria e sim, porque ignora o que é o bem. Segundo ele, se alguém tomar consciência de que não está agindo bem e de que há ações melhores do que as suas, com certeza optará por agir melhor. Então, é incorreto afirmar que
		
	 
	Nossos sentimentos, nossas condutas, nossas ações e nossos comportamentosnão são modelados pelas condições em que vivemos (família, classe e grupo social, escola, religião, trabalho, circunstâncias políticas, etc.), muito menos pelos costumes de nossa sociedade.
	
	A educação ou a formação são decisivas para a disseminação de condutas boas, bem como decerto modo isentar de culpa aquele que pratica o mal mas não dispôs da oportunidade de ser formado ou educado.
	
	Devemos confiar na boa vontade dos homens e nos fiar sempre nas paixões e nos vícios.
	
	A questão é clássica na filosofia: se a virtude (ou prática do bem) é decorrência do saber e, em contrapartida, se a prática da injustiça, da ofensa e outros males, pode ser atribuída ao desconhecimento do que é o bem.
	
	A indagação ética socrática dirige-se à sociedade e ao indivíduo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202245828)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Os padrões culturais são diversificados, relativos e mutáveis. Essa evidência ressalta a característica da:
		
	 
	moral
	
	direito
	
	psicologia
	 
	etica
	
	sociologia
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202255844)
	DESCARTADA
	Relate como eram as condições do proletariado na Idade Media e antes da Revolução Industrial
		
	
Resposta:
	
Gabarito: As Condições subumanas de vida marcam a existência do proletariado, permeadas por extensas jornadas de trabalho de dezesseis a dezoito horas, sem quaisquer direitos trabalhistas; crianças e mulheres tornam-se mão-de-obra necessária e barata. Miséria, sofrimento e insegurança marcam a existência dos novos operários fabris. Diante dessas circunstâncias, compreendemos a proliferação de comportamentos morais individualistas e egoístas que animam as relações sociais burguesas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202237962)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Em relação à moral Sartriana, Marilena Chauí pontua que "a primeira grande teoria filosófica da liberdade é exposta por Aristóteles em sua obra Ética a Nicômaco e, com variantes, permanece através dos séculos, chegando até o século XX, quando foi retomada por Sartre." Daí podermos dizer que: I- É livre aquele que tem em si mesmo o princípio para agir ou não agir, isto é, aquele que é causa interna de sua ação ou da decisão de não agir. II- A liberdade é concebida como o poder pleno e incondicional da vontade para determinar a si mesma ou para ser autodeterminada. III- A liberdade é pensada, também, como ausência de constrangimentos externos e internos, isto é, como uma capacidade que não encontra obstáculos para se realizar, nem é forçada por coisa alguma para agir. IV- A espontaneidade plena do agente, que dá a si mesmo os motivos e os fins de sua ação, sofre constrangimento ou é forçado por algo e por alguém.
		
	
	As alternativas II e III estão corretas;
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	AS alternativas II e III estão corretas;
	 
	Somente a alternativa I estácorreta;
	 
	As alternativas I e III estão corretas;
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201202256480)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Apresente um conceito de Determinismo em conformidade com o conteúdo apresentado na aula 6
		
	
Resposta: Para o determinismo tudo que existe no mundo tem necessariamente uma causa.Necessario significa tudo aquilo que não pode ser ou existir de outra maneira.
	
Gabarito: Para o Determinismo tudo o que existe no mundo tem . necessariamente uma causa. Necessario significa tudo aquilo que não pode ser ou existir de outra maneira. O determinismo se opõe a contingência, o que pode ser ou não

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes