Buscar

Casos clínicos sist. respiratório 2016.2

Prévia do material em texto

CASO 1
B.H.J, 54 anos, internado há 17 dias para realização de quimioterapia, começou a apresentar febre, dispneia, tosse produtiva, queixava-se ainda de falta de apetite, mialgias e cefaléia. Ao exame físico, encontrava-se hipocorado, anictérico e acianótico. Febril, taquidispnéico (FR = 35 mrp), taquicárdico (120bpm), normotenso (120x80 mmHg). A ausculta respiratória apresentava presença de MV associados a estertores, verificados pela presença de roncos em bases. Abdômen: Ruídos hidroaéreos presentes. Flácido, depressível e indolor à palpação. Dieta com baixa aceitação. Eliminações fisiológicas preservadas e não concilia bem o sono. O medico solicitou coleta de hemoculturas e exames laboratoriais.
EXAMES COMPLEMENTARES: Radiograma de tórax (PA + perfil): consolidação alvéolo-ductal em lobo superior esquerdo. Hemograma: 18.000 leucócitos com 1800 bastões.
Hemocultura: Presença de cocos Gram negativo – Staphilococos aureus
a) Qual provável diagnóstico e justifique.
b)Cite 05 problemas.
c)Elabore 4 Diagnósticos de enfermagem para este caso.
d) Trace uma linha de cuidados para este paciente.
CASO 2
G.M.C, 60 anos chegou ao serviço de emergência com dispneia, tosse produtiva e taquicárdico. Encontrava-se afebril e hipocorado. Refere ser tabagista, e com presença da tosse há quase três meses, e ainda alegou ter tido o mesmo ocorrido no ano passado, ocorrendo principalmente na primavera. A ausculta apresentava MV diminuídos e com presença de sibilos. Foi internado e o médico prescreveu brometo de ipratrópio, predinisona e oxigenoterapia. Dieta Via oral com baixa aceitação, eliminações fisiológicas preservadas e não encontrava-se conciliando bem o sono em decorrência da dispneia.
De acordo com o caso clínico, responda: 
a) Qual provável diagnóstico e justifique.
b) Explique o porquê do uso das referidas medicações.
c) Cite 05 problemas.
d) Elabore 4 Diagnósticos de enfermagem para este caso, e para cada diagnóstico duas intervenções.
CASO 3
N.J.A, 70 anos, com história de tabagismo, HAS e DM, vive em sua residência dependente de oxigênio e cuidados para suas atividades de vida diária. Em um certo dia, começou a apresentar dispneia importante mesmo em uso de oxigênio em sua residência, em uso de sua musculatura acessória, febre, sudorese e taquicardia. Sua família o levou a uma UPA, que imediatamente o encaminhou a um hospital para que o mesmo se internasse. Chegando lá , já estava com cianose em extremidades, taquicárdico (FC= 130bpm), hipertenso (160 x 100 mmHg), taquidispnéico (FR = 37mrpm).e precisou ser entubado. Apresenta-se ainda desidratado e muito emagrecido. A ausculta respiratória: MV diminuídos, presença de estertores (creptos e roncos); à percussão pulmonar existia uma hiper-ressonância e frêmito diminuído. À ausculta cardíaca, Bulhas em 2T, porém a segunda bulha encontrava-se hiperfonética. Dieta VO com baixa aceitação, eliminações fisiológicas preservadas. Médico solicitou algumas exames e iniciou o tratamento adequado para este paciente.
a) Qual provável diagnóstico e justifique.
b) Quais exames esse paciente deverá fazer e qual o tratamento mais adequado?
c)Como deve estar a gasometria deste paciente.
c)Cite 05 problemas.
d)Elabore 4 Diagnósticos de enfermagem para este caso e duas intervenções para cada diagnóstico.
GASOMETRIAS
Ph = 7,3
PaCO2 = 38 mmHg
HCO3 = 10 mEq/l
SpO2 = 85%
PaO2 = 75 mmHg
Ph = 7,2
PaCO2 = 50 mmHg
HCO3 = 24 mEq/l
SpO2 = 80%
PaO2 = 60 mmHg
Ph = 7,5
PaCO2 = 55 mmHg
HCO3 = 22 mEq/l
SpO2 = 90%
PaO2 = 90 mmHg
Ph = 7,6
PaCO2 = 38 mmHg
HCO3 = 35 mEq/l
SpO2 = 93%
PaO2 = 95 mmHg

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes