Buscar

Trabalho Individual Pedagogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Revisar envio do teste: Trabalho Individual I (2016/2)
 
	Usuário
	ADRIANA VALERIA G.C.FILGUEIRAS
	Curso
	Estudos Disciplinares XI
	Teste
	Trabalho Individual I (2016/2)
	Iniciado
	11/09/16 16:03
	Enviado
	11/09/16 16:03
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	8 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	65 horas, 40 minutos
	Instruções
	ATENÇÃO: esta avaliação segue as seguintes configurações:
	possui número de tentativas limitadas;
não apresenta as alternativas corretas, apenas informa quantos foram seus acertos e/ou erros;
não apresenta as justificativas corretas;
não soma pontos de “tentativa em andamento” (tentativas iniciadas e não concluídas/enviadas);
possui um prazo limite para envio (acompanhe seu calendário acadêmico), sendo impossível o seu acesso após esse prazo;
pode apresentar as questões de forma randômica;
a NÃO realização prevê nota 0 (zero).
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Perguntas respondidas incorretamente
Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	 De acordo com a Unesco, o currículo inclui aquilo que é aprendido e ensinado (contexto), como é oferecido (métodos), como é avaliado (provas, por exemplo) e os recursos utilizados (livros, por exemplo).
 
PORQUE
 
O currículo deve ser construído levando em consideração todo o contexto social e real dos envolvidos. Não se pode pensar em currículo sem avaliar sua sustentação teórica e sua execução.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ainda hoje há quem possa acreditar que nossa mistura étnica tenha promovido uma democracia racial ao longo dos séculos, com maior liberdade, respeito e harmonia entre as pessoas de origens, etnias e cores diferentes. Tomando como base a afirmação lida, assinale a alternativa correta.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
Essa visão pode esconder algumas armadilhas. Nas ciências sociais brasileiras não são poucos os autores que já demonstraram a questão da falsidade dessa democracia racial, apontando para a existência, muitas vezes, de um racismo velado, implícito, nas relações sociais.
	
	
	
Pergunta 3
0 em 1 pontos
	
	
	
	O trabalho com o nome próprio é essencial no processo de alfabetização. Considerando essa afirmação, analise as asserções a seguir.
 
I. A escrita do nome próprio tem uma função social definida em nossa cultura: identificar as pessoas, aquilo que a ela pertence, referir-se e localizar-se.
II. A escrita do próprio nome pode ser utilizada para proporcionar às crianças um suporte que lhes dê condições para memorizar as letras, a ordem em que são empregadas na escrita, além de contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora.
III. O trabalho com o nome próprio é importante, pois fornece à criança um modelo estável de escrita.
IV. A partir dos sons e das letras que aparecem na escrita do nome próprio a criança passa a analisar outras palavras que apresentam sons e letras parecidos.
 
Assinale a alternativa que apresente apenas as afirmativas condizentes com a concepção construtivista do processo de alfabetização.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
 II, III e IV.
 
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	 “Aos que se ocupam da educação escolar, das escolas, da aprendizagem dos estudantes, é requerido que façam opções pedagógicas, ou seja, assumam um posicionamento sobre objetivos e modos de promover o desenvolvimento e a aprendizagem de sujeitos inseridos em contextos socioculturais e institucionais concretos. Os educadores, tanto os que se dedicam à pesquisa quanto os envolvidos diretamente na atividade docente, enfrentam uma realidade educativa imersa em perplexidades, crises, incertezas, pressões sociais e econômicas, relativismo moral, dissoluções de crenças e utopias.
Pede-se muito da educação em todas as classes, grupos e segmentos sociais, mas há cada vez mais dissonâncias, divergências, numa variedade imensa de diagnósticos, posicionamentos e soluções. Talvez a ressonância mais problemática disso se dê na sala de aula, onde decisões precisam ser tomadas e ações imediatas e pontuais precisam ser efetivadas visando promover mudanças qualitativas no desenvolvimento e na aprendizagem dos sujeitos.”
 
LIBÂNEO, José Carlos. As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo Debate Contemporâneo na Educação. In: LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko (orgs.) Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea, 2005, p. 16
 
Diante das ressonâncias do cenário exposto pelo autor para a Pedagogia, espera-se dos professores:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Têm de ter consciência de que os estudantes precisam da ciência, da cultura, da arte, precisam saber coisas, saber resolver dilemas, ter autonomia e responsabilidade, saber dos seus direitos e deveres, construir sua dignidade humana, ter uma autoimagem positiva, desenvolver capacidades cognitivas para se apropriar criticamente dos benefícios da ciência e da tecnologia em favor do seu trabalho, da sua vida cotidiana, do seu crescimento pessoal.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	No âmbito educacional, a mudança do foco das discussões dos métodos de ensino para o processo de aprendizagem da criança, entendendo-a como sujeito cognoscente, foi promovida por qual pensamento?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Construtivista.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	 Atualmente, muitos estudiosos da área de alfabetização afirmam que se deve “alfabetizar letrando”. Diante disso, alfabetização e letramento são processos:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
específicos, porém, indissociáveis.
 
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	 Emília Ferreiro e Ana Teberosky desenvolveram pesquisas acerca da aprendizagem da escrita, descrevendo a psicogênese da língua escrita. Sobre a teoria dessas autoras, é correto afirmar que:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
 no processo de alfabetização, a criança passa por níveis de conceituação que revelam suas hipóteses a respeito da escrita.
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	 Em suas aulas, a professora Maria Sueli exige de seus alunos que copiem trechos de textos que constam no livro didático que utilizam em sala de aula. Segundo ela, ao copiar, os alunos aprendem a ler e a escrever, memorizando palavras e expressões novas. Analisando essa prática, é correto afirmar que a professora Maria Sueli:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
 equivoca-se ao supor que copiar de forma mecânica os textos seja garantia de aprendizagem da leitura e da escrita.
 
	
	
	
Pergunta 9
0 em 1 pontos
	
	
	
	Em relação ao conceito de educação bancária, conforme a proposta de Paulo Freire, é correto afirmar que:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
 na concepção bancária, o sujeito é visto como um ser ativo e a definição dos papéis de professor e aluno são bem flexíveis.
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	 Atualmente, a informação está ao alcance de um clique ou de um toque em aparelhos como computadores e telefones celulares. Diante disso, o desafio do fazer docente não é mais transmitir informação meramente. O grande salto qualitativo do fazer docente, que pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si, é a transformação da informação em conhecimento. A esse respeito considere as afirmações seguintes.
 
I. A didática se apresenta comumente aos professores como matéria de estudo fundamental em sua formação profissional e um meio de trabalho do qual os professores devem se servir para guiar suas atividades.
II. A didática não se mostra como um caminho a ser percorrido por docentes e discentes para que, juntos, sejam capazes de chegar à construçãode seu próprio conhecimento.
III. À didática subjaz a direção do ensino, da aprendizagem, da avaliação, e esses aspectos devem se apresentar de forma convergente para a concretização do fazer docente.
 
Estão corretas as afirmações:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
 I e III.
	
	
	
Domingo, 11 de Dezembro de 2016 10h55min19s BRST

Outros materiais