Buscar

AV2 GESTÃO DE LEGISLAÇÃO AMBIENTAL COMPILAÇÃO OPÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMPILAÇÃO AV2 OPÇÕES
GESTÃO DE LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
Sobre o licenciamento ambiental e o estudo de impacto ambiental (EIA) no Brasil, considere as seguintes afirmativas:
1. E possivel a dispensa de licenciamento ambiental para obras publicas potencialmente poluidoras mas de relevante interesse social.
2. O estudo de impacto ambiental e obrigatorio somente nos procedimentos de licenciamento ambiental de atividades potencialmente causadoras de significativa degradacao do meio ambiente.
3. No procedimento de licenciamento ambiental, sao expedidas, em regra, licenca previa, licenca de instalacao e licenca de operacao.
4. O documento que resume de forma objetiva as conclusoes do estudo de impacto ambiental (EIA), elaborado em linguagem corrente e adequada a sua compreensao pelas comunidades afetadas, e denominado RIMA (relatorio de impacto ambiental). Assinale a alternativa correta.
# Somente Somente as afirmativas 2, 3 e 4 sao verdadeiras
Alguns eventos são considerados fundamentais para o avanço da compreensão das questões ambientais e da evolução do conceito de desenvolvimento sustentável. Sobre esses eventos, considere as afirmativas a seguir:
1. Em 1972, foi realizada em Estocolmo a C onferência das Nações Unidas sobre O Meio Ambiente Humano. Alguns dos resultados importantes dessa conferência são: a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com sede em Nairóbi, Quênia; a recomendação de que se criasse o Programa
Internacional de Educação Ambiental (PIEA); e a Declaração da ONU sobre o Ambiente Humano.
2. Em 1988, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução determinando a realização, até 1992, de uma conferência sobre meio ambiente e desenvolvimento.
3. Em 1992, foi realizada no Rio de Janeiro a C onferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (C NUMAD). O seu objetivo principal era buscar meios de conciliar o desenvolvimento socio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra. Um dos principais resultados dessa
conferência foi a elaboração do Protocolo de Quioto, aprovado em 1997, no Japão.
4. Em 2002, foi realizado em Johanesburgo, um encontro denominado Rio+10, concebido como um fórum de discussão das Nações Unidas que teve como objetivo principal discutir soluções já propostas na Agenda 21. Assinale a alternativa correta
# Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Sobre o Sistema de Gestão Ambiental (Norma NBR ISO 14001), considere as seguintes afirmativas:
1. O SGA pode ser desdobrado em cinco etapas sucessivas e contínuas na seguinte sequência lógica: Planejamento; Política ambiental da organização; Implementação e operação; Análise crítica pela administração; Monitoramento e ação corretiva.
2. A implantação de Sistema de Gestão Ambiental em empresas é uma certificação ambiental obrigatória para as indústrias que exportam. 3. Podem ser considerados como objetivos em um SGA: controle da emissão de efluentes líquidos e mitigação dos riscos ambientais associados a possíveis situações de emergência.
4. A norma NBR ISO 14001 prevê multas às empresas infratoras em casos de quebra de acordos ambientais.
Assinale a alternativa correta.
# Somente a afirmativa 3 é verdadeira
Leia atentamente o fragmento de texto abaixo:
“As chuvas acima da média registradas nos últimos meses na região Sudeste do país não param de fazer vítimas. Na quinta-feira, 21, ao menos oito mortes foram registradas na Grande São Paulo devido a deslizamentos de terras, totalizando 54 óbitos em todo o estado desde 1o de dezembro. (...) As condições meteorológicas severas, provocadas pela presença do El Niño nas águas equatoriais do Pacífico, não explicam, porém, todas as facetas da tragédia.” (Revista CartaCapital, 27 jan. 2010.)
# somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
A poluicao dos solos e um problema crescente para a sociedade. Sobre alguns conceitos importantes relativos aos contaminantes presentes nos solos, considere as afirmativas abaixo:
1. Biodisponibilidade: possibilidade de um poluente do solo entrar em contato com um organismo vivo.
2. Toxicidade: quando a concentracao de um contaminante ultrapassa os valores aceitaveis a saude do organismo vivo.
3. Magnificacao biologica: aumento da concentracao de poluentes ao longo da cadeia alimentar. Essa concentracao crescente deve-se a assimilacao, pelo organismo, desses poluentes, quando da sintese dos tecidos e gorduras.
Assinale a alternativa correta.
# Somente as afirmativas 1 e 3 sao verdadeiras.
O procedimento de licenciamento ambiental obedece a um conjunto de etapas. Sobre essas etapas, considere as afirmativas a seguir:
1. Definição pelo órgão ambiental competente, sempre sem a participação do empreendedor, para garantir independência, dos documentos, projetos e estudos ambientais necessários ao início do processo de licenciamento correspondente à licença a ser requerida.
2. Requerimento da licença ambiental pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, dando-se a devida publicidade.
3. Audiência pública, de acordo com a regulamentação pertinente.
4. Emissão de parecer técnico conclusivo e, quando couber, parecer jurídico.
Assinale a alternativa correta.
# Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras
I) A atual Constituição da República Federativa Brasileira, de 1988, dedicou o capítulo VI, art. 225, ao Meio Ambiente. (II) Estendendo a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. (III) Impondo exclusivamente ao Poder Público o dever de defendê-lo e preservá-lo para as futuras gerações. Com base no exposto nas sentenças acima, indique a alternativa correta:
# As sentenças I e II estão corretas e a sentença III errada.

Continue navegando