Buscar

AV2 GESTÃO DE PROJETOS TECNOLÓGICOS COMPILAÇÃO OPÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMPILAÇÃO AV2 OPÇÕES
GESTÃO DE PROJETOS TECNOLÓGICOS
Durante a realização das atividades de um projeto de construção de uma grande refinaria, a equipe teve a iniciativa de armazenar em seus arquivos pessoais todas as experiências que julgavam relevantes. Após o término do projeto, a equipe foi desfeita e seus integrantes foram remanejados para outros projetos, alguns se
aposentaram e outros saíram da empresa. Um ano depois, a empresa decidiu construir uma nova refinaria muito semelhante a que foi construída no ano anterior. No entanto, durante a execução deste novo projeto, foi verificado que alguns problemas que a refinaria anterior enfrentou e que poderiam ser evitados, repetiram-se
no novo empreendimento. Se você fosse o Líder do segundo projeto, que providências teria tomado para evitar esta situação?
I. Teria verificado a existência de projetos similares.
II. Teria elaborado o plano de gerenciamento de riscos considerando que cada projeto é único.
III. Teria feito um esforço para identificação de lições aprendidas e boas práticas com os membros da equipe que ainda estavam na empresa e participaram de projetos similares, no começo do projeto.
IV. Teria durante o ciclo de vida do meu projeto, registrado as lições aprendidas conforme os problemas fossem acontecendo para uso pelos projetos futuros. Assinale as opções corretas.
# I e III, apenas.
A missão Apollo 13 tem sido explorada pelos estudiosos em gerenciamento de projetos por estar recheada de exemplos para quem atua na área de projetos. Como se sabe a Apollo 13 tinha como objetivo levar o homem até a superfície da Lua para colher amostras de seu solo e trazê-lo de volta, com segurança. A conturbada missão foi pautada por uma série de problemas, que, por sua vez, foram sendo resolvidos, até seu retorno para a Terra. Quais os fatores que foram vitais para atingir a meta de trazer a equipe de volta a terra, mesmo não tendo conseguido chegar a Lua ? I. Para os astronautas e planejadores da missão estar preparado para o inesperado foi parte crucial. II. Não ter um plano de contingência em caso de ocorrências adversas, seja elas conhecidas ou desconhecidas. Fazendo que a improvisação fosse utilizada.
III. A equipe, o pessoal de controle e os astronautas, ter considerado que não voltariam. IV. Quando a nave Apollo 13 foi seriamente danificada foi mantido o espírito de equipe e utilizaram criatividade e improvisação com os recursos disponíveis, assumindo alguns riscos pré-calculados para garantir a sobrevivência.
# I e IV, apenas.
Quanto às possibilidades de critérios, listadas abaixo, que podem ser utilizados para selecionar e priorizar projetos :
A- Retorno financeiro do Investimento
B- Conformidade com as leis e regulamentos
C- Aumento da qualidade
D- Alinhamento com o plano estratégico
E- Aumento da eficiência organizacional
Qual das alternativas abaixo está correta:
# Todas as alternativas estão corretas
É muito importante o entendimento de algumas definições e termos utilizados para o bom Gerenciamento de um Projeto.Vejamos alguns: 1- Objetivo do Projeto: Descreve o que se espera alcançar com o projeto. 2- Entregáveis: São produtos gerados pelo projeto 3- Premissas: São fatores concretos que limitam as opções do projeto 4- Restrições: São hipóteses Das quatro alternativas apresentadas podemos afirmar:
# Somente as duas primeiras estão corretas
Você foi designado para um projeto que permitirá que os candidatos a empregos preencham seus formulários e os enviem pelo website da empresa. Além de estar subordinado ao vice presidente de Recursos Humanos, você é o responsável pela seleção dos candidatos para a divisão de tecnologia da informação e pela marcação de entrevistas. O coordenador do projeto solicitou a versão mais recente das modificações efetuadas na página do formulário on line para ele avaliar. Com base na situação exposta pode-ser afirmar que: I. Você trabalha numa estrutura Matricial Fraca; II. Você trabalha numa estrutura organizacional Funcional; III. Você trabalha numa estrutura organizacional por Projetos. Está (ão) corretas as afirmativa (s)
# II, apenas.
A missão Apollo 13 tem sido explorada pelos estudiosos em gerenciamento de projetos por estar recheada de exemplos para quem atua na área de projetos. Como se sabe a Apollo 13 tinha como objetivo levar o homem até a superfície da Lua para colher amostras de seu solo e trazê-lo de volta, com segurança. A conturbada missão foi pautada por uma série de problemas, que, por sua vez, foram sendo resolvidos, até seu retorno para a Terra. Quais os fatores que foram vitais para atingir a meta de trazer a equipe de volta a terra, mesmo não tendo conseguido chegar a Lua ? I. Para os astronautas e planejadores da missão estar preparado para o inesperado foi parte crucial. II. Não ter um plano de contingência em caso de ocorrências adversas, seja elas conhecidas ou desconhecidas. Fazendo que a improvisação fosse utilizada. III. A equipe, o pessoal de controle e os astronautas, ter considerado que não voltariam. IV. Quando a nave Apollo 13 foi seriamente danificada foi mantido o espírito de equipe e utilizaram criatividade e improvisação com os recursos disponíveis, assumindo alguns riscos pré-calculados para garantir a sobrevivência.
# I e IV, apenas.
Você atua como gerente de projetos em uma grande rede de supermercados. Como patrocinadora do Congresso da Associação Nacional de Supermercados, sua empresa vai fazer uma apresentação. Seu chefe lhe solicita que prepare a apresentação baseada nos resultados de seu projeto, conforme o relatório que você apresentou à diretoria no mês anterior. Seu chefe diz que quem fará a palestra será ele mesmo e que seu nome será omitido dos documentos, uma vez que como você atua em um departamento gerenciado por ele, todos os resultados foram feitos em nome dele, que se apresentará como autor. Entre as afirmativas abaixo quais são ações válidas sobre a ótica de Ética e Responsabidade Profissional. I. Obedecer a seu chefe. II. Solicitar que seu nome seja citado como autor ou co-autor do trabalho, dado que você detém a propriedade intelectual. III. Apresentar o trabalho em nome da organização, sem citar os nomes dos autores. IV. Não se empenhar na tarefa e produzir uma apresentação com qualidade inferior. Assinale as assertivas verdadeiras.
# II e III, apenas.
Você está conduzindo uma reunião de acompanhamento agendada regularmente para seu projeto. A este respeito temos: I. Reuniões de acompanhamento são uma forma de comunicação de uma via. II. Reuniões de acompanhamento são um tipo de método de comunicação, que é uma ferramenta e técnica do processo Reportar o Desempenho. III. Reuniões de acompanhamento são um modo formal de trocar informações e atualizar o status do projeto para as partes interessadas. IV. Reuniões de acompanhamento devem ser mantidas por todo o projeto e agendadas em intervalos regulares. A partir do exposto acima, quais afirmativas estão corretas:
# Todas as afirmações.
Você é um gerente de projeto trabalhando para um projeto municipal de purificação de água. O projeto é um grande empreendimento público. No passado, você trabalhou com um fornecedor de filtros de água especial e produtos de clorificação que são ingredientes essenciais para o sucesso do seu projeto. O fornecedor levou você para jantar uma noite, e após uma agradável refeição e alguns drinques, contou para você que se ele não ganhar esse negócio sua empresa poderá falir. Ele gostaria de contar com seu relacionamento longo e pessoal para ganhar o negócio. Quais as alternativas que descrevem como você lidaria com essa situação? I. Dizer que você irá pensar no assunto e falar para ele o que poderia ser feito, uma vez que ele tem sido um amigo por vários anos. II. Tentar argumentar com ele e reafirmar que ele entenda que essa é uma concorrência, e que você não tem influência direta sobre o processo de seleção do fornecedor. III. Discutir a conversa com seu supervisor. IV. Tentar argumentar com ele e reafirmar que ele entenda queessa é uma concorrência, e que você não tem influência direta sobre qual fornecedor será selecionado. Porém, você irá discutir isso com as pessoas que estão fazendo a seleção para ver o que pode se feito. Assinale as assertivas verdadeiras.
# II e III, apenas.
O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos.
Das ferramentas abaixo, quais são aquela utilizadas no planejamento de recursos humanos?
1-Organograma do projeto;
2- Matriz de responsabilidades;
3- Matriz de Riscos;
4- EAP
# Somente 1 e 2
É muito importante o entendimento de algumas definições e termos utilizados para o bom Gerenciamento de um Projeto.Vejamos alguns: 1- Objetivo do Projeto: Descreve o que se espera alcançar com o projeto. 2- Entregáveis: São produtos gerados pelo projeto 3- Premissas: São fatores concretos que limitam as opções do projeto 4- Restrições: São hipóteses Das quatro alternativas apresentadas podemos afirmar:
# Somente as duas primeiras estão corretas
Um projeto, como estamos estudando, requer a equalização do conhecimento dos participantes. É importante o entendimento de algumas definições para o Gerenciamento de um Projeto:
1- Objetivo do Projeto: Descreve o que se espera alcançar com o projeto.
2- Entregáveis: São produtos gerados pelo projeto
3- Premissas: São fatores concretos que limitam as opções do projeto
4- Restrições: São hipóteses.
Das quatro alternativas apresentadas podemos afirmar:
# Somente as duas primeiras estão corretas
O Princípio de Pareto é usado para determinar qual a prioridade na solução de problemas relativos a um processo. Qual das afirmações abaixo melhor representa a filosofia expressa nesse princípio? I. Para minimizar as perdas financeiras devido a problemas de qualidade, todos os problemas que possuam um custo mensurável associado devem ser corrigidos. II. A maioria dos defeitos é provocada por um pequeno percentual de causas identificadas. Os esforços de melhoria devem ser reservados para a solução dessas poucas e vitais causas. III. Segundo a política de ¿zero defeito¿ todos os problemas devem ser corrigidos IV. Como regra geral, 80% dos problemas relacionados à qualidade possuem correção justificada por análise custo-benefício. Os 20% restantes, usualmente, não justificam o esforço de corrigi-los. V. A Análise de Pareto se baseia na clássica regra 80/20. Em outras palavras, 20% das ocorrências causam 80% do problema.
# *marcar todas
Você trabalha em uma grande fábrica. Está participando de um novo projeto para o lançamento internacional de um produto. Essa é a primeira investida da empresa no mercado internacional e pretende provocar um grande impacto com o lançamento desse produto. O projeto incluía a fabricação do produto em uma fórmula concentrada e embalado em recipientes menores do que os utilizados dentro dos Estados Unidos. É necessária uma nova máquina para misturar o primeiro grupo de ingredientes contidos na fórmula concentrada. A partir do problema acima, julgue as seguintes asserções referente ao próximo melhor passo para o gerente de projeto seguir. Deve ser feito um estudo de viabilidade para decidir se o projeto é viável, eficaz em termos de custos e se tem probabilidade de sucesso. Porque Como o projeto está levando a empresa para um mercado novo e desconhecido, existe grande probabilidade de ocorrências de erros e falhas.
# As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Você revisou o cronograma e descobriu que o projeto estará mais atrasado do que o que foi originalmente comunicado. Seu chefe pediu que você não diga isso para o cliente mesmo que ele concorde que não há forma de encurtar o cronograma. Você tem uma reunião de andamento do projeto com o cliente no mesmo dia, na parte da tarde. O que você deve fazer? I. Pedir para o seu chefe enviar sua solicitação por escrito. II. Convocar o cliente e explicar o dilema para eles de forma confidencial. III. Esclarecer ao seu chefe que não é ético reportar uma situação incorreta para alguém do projeto. IV. Explicar que deve ser apresentado o atraso juntamente com o plano de ações para recuperar o atraso.
# III e IV, apenas.
A sua organização sem fins lucrativos está se preparando para hospedar sua primeira corrida/caminhada anual de 5 km no Parque da Cidade. Você trabalhou em um projeto semelhante da organização, dois anos atrás, quando ela foi uma das promotoras da corrida de 10 km através do Passo de Morro. A partir da situação acima, julgue as seguintes asserções referente a qual ativo de processos organizacionais poderia ser mais útil nesse novo projeto. Informações históricas do projeto de corrida de 10km anterior ou outro semelhante. Porque Elas podem auxiliar tanto na formulação das entregas e na identificação das restrições e premissas, como também posteriormente no processo de Planejamento.
# As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Outros materiais