Buscar

AULA 6 GESTÃO DE PROJETOS TECNOLÓGICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AULA 6 - GESTÃO DE PROJETOS TECNOLÓGICOS
PROCESSOS DE EXECUÇÃO
Processos de planejamento de tempo
“As pessoas devem gerar resultados positivos para o projeto e é preciso conciliar o conhecimento técnico com as habilidades interpessoais”.
Será que as pessoas no ambiente devem trabalhar sob o “chicote” e em um clima de terror para produzir sobre pressão?
Quer fazer um teste para ver se você é capaz de responder a esta pergunta mesmo sem ainda ter estudado o assunto aqui? Pegue seu caderno, assista ao vídeo “Aumentando a produtividade nas empresas” ao lado, responda a pergunta e forme uma opinião a respeito. Depois, confira o gabarito.
Gabarito: Para fazer frente aos desafios, é necessário o entendimento claro dos fatores humanos na gestão de projetos e o uso efetivo da habilidade de administração dos recursos humanos exigidos para inspirar os trabalhos em equipe e para alcançar os objetivos do projeto.
A individualidade humana e os aspectos comportamentais devem ser respeitados para um ambiente saudável e produtivo.
Atividade Inicial
O vídeo que pode ser ao lado, apresenta um espetáculo de sapateado. Assista e preste atenção nas palavras que aparecem durante a apresentação.
Este vídeo nos passa várias mensagens. Relacione, dentre todas as apresentadas, aquelas que, segundo o seu entendimento, mesmo que intuitivo, estão relacionadas ao tema de um processo de execução de um projeto. Após, confira o gabarito aqui.
Gabarito: Todas as palavras apresentadas estão relacionadas ao tema, ou seja: expectativa; aprendizado; confiança; criatividade; determinação; persistência; liderança; trabalho em equipe; autonomia; disciplina; motivação; harmonia e superação.
Processos de execução do PMBok
A partir do momento que se tem o plano de projeto pronto é possível iniciar as atividades programadas para criar o produto ou serviço, direcionando, assim, o trabalho para alcançar os objetivos propostos traçados, lá no planejamento.
Orientar e gerenciar a execução, item 4.3
Define as interfaces existentes no projeto viabilizando o trabalho planejado. Além disso, é neste processo que são colocadas as informações relativas ao andamento dos trabalhos de forma a relatar continuamente o seu desempenho.
Realizar a garantia da qualidade, item 8.2
Responsável pelas ações necessárias para garantir que a qualidade planejada seja alcançada.
A garantia da qualidade requer:
Verificar se o trabalho está sendo executado em conformidade com os padrões, processos e procedimentos estabelecidos;
Garantir que os padrões de qualidade serão alcançados. É neste processo que faremos as auditorias da qualidade, confrontando as entregas e os processos contra os padrões de qualidade que foram definidos lá no plano de gerenciamento de projeto;
Se for necessário, poderão ser propostas ações corretivas para melhorar a qualidade, caso seja observado problemas nos processos ou nas entregas.  
Mobilizar equipe de projeto, item 9.2
Processo em que ocorre a mobilização ou contratação da equipe necessária para executar o projeto, ou seja, estamos na área de Recursos Humanos. 
Você se lembra que no módulo de planejamento nós estimamos os recursos, especificamos a quantidade deles para cada atividade, para cada pacote de trabalho, no entanto, lá no planejamento não falamos sobre quem executaria cada atividade.
Calendário de recursos
Aqui está sendo mostrada uma visão geral do grupo “Planejamento” do PMBoK, quarta edição, e percebemos  haver interrelacionamentos nos processos. Inicialmente, pode parecer um pouco confuso, pois os processos não apresentam uma lógica de execução. Não existe um passo a passo planejado para o projeto.
Desenvolver a equipe do projeto, item 9.3
Uma vez, tendo os nomes das pessoas que farão parte da equipe, começam os cuidados com o processo de capacitação e com a criação de um ambiente de trabalho que faça a equipe ter um bom desempenho no projeto.
As pessoas devem gerar resultados positivos para o projeto e é preciso conciliar o conhecimento técnico com as habilidades interpessoais.
Os gerentes passam a ter papel importante e, para isso, devem entender o lado humano de suas organizações nas atividades. Eles devem possuir capacidade de trabalhar em qualquer nível ou função, sempre aperfeiçoando os processos e fomentando um ambiente que estimule a inovação, aceitação do risco, grupo de trabalho independente, comprometimento, qualidade e autoaperfeiçoamento.
Desafios com a equipe do projeto
Ao constituir a equipe, o gerente de projetos deverá levar em consideração alguns aspectos que podem atrapalhar o bom desempenho das pessoas no grupo.
Gerenciamento Gerenciar projetos exige habilidades e técnicas únicas, diferentes daquelas que são requeridas para gerenciar operações corriqueiras. A gestão de projetos do século XXI desafia os gerentes a administrar um trabalho caracterizado por altos níveis de incerteza, equipes multiculturais e competições globais por recursos humanos especializados (CAMARINI & SOUSA, 2006). 
Para fazer frente a esses desafios, segundo Verma (1996), é necessário o entendimento claro dos fatores humanos na gestão de projetos e o uso efetivo da habilidade de administração dos recursos humanos, exigidos para inspirar os stakeholders a trabalharem juntos a fim de alcançar os objetivos do projeto.
 Como vimos, a literatura atual de gestão de projetos enfatiza os seguintes aspectos tradicionais: planejamento, prazo e monitoramento, controle de custos e analise de riscos, gerenciamento do escopo e qualidade (PMBOK, 2004). 
No entanto, muitos gerentes afirmam que o principal desafio no gerenciamento de projetos não está relacionado a problemas técnicos, e sim a aspectos comportamentais e organizacionais.
 Liderar e gerenciar
 O gerente não necessariamente é um líder;
 Líder tem seguidores;
 Liderança necessita de responsabilidade; 
 Liderança está relacionada com direção, ajuda a definir um rumo para alcançar os objetivos do projeto, criando ambiente favorável para que as pessoas se sintam motivadas. 
Reuniões de partida (kick-off meeting)
 Quando se inicia um projeto é comum fazer uma reunião de partida. É a reunião que anuncia o início de um projeto a todas as partes interessadas que pode ser realizada após se ter o plano de projeto pronto ou até após a emissão do termo de abertura. Não existe uma regra clara quanto a isto. 
Principais pontos a tratar: 
 Apresentação das pessoas; 
 Revisão da informação no termo de abertura, como:
 - Objetivos do projeto; - Escopo;
 - Entregas Principais; 
- Prazos / Marcos; 
- Premissas e Restrições; 
- Riscos;
 - Orçamento; 
 Discutir os papéis e as responsabilidades importantes da equipe de projeto, dos clientes e das partes interessadas; 
 Apresentação do cronograma; 
 Tirar dúvidas dos participantes;
 Criar uma atmosfera positiva;
Gerenciar a equipe do projeto, item 9.4
Não basta montar a equipe do projeto, é necessário também gerenciar esta equipe. Por isso, é preciso um processo que avalia o desempenho da equipe, fornece feedback, resolve conflitos, e gerencia mudanças no grupo para melhorar o desempenho do projeto. Basicamente, a importância deste processo está na manutenção da equipe.
Comunicações – Distribuir as informações: item 10.3
Você se lembra de que lá no planejamento elaborou um Plano de Comunicação e identificou quais as informações você deveria produzir durante o projeto e para quem enviar estas informações?
Comunicações – Gerenciar expectativas das partes interessadas
Aquisições – Realizar aquisições - item 12.2
As contratações necessárias para a execução do projeto também precisam ser planejadas. Aqui, no grupo de execução, encontramos o processo “Realizar as aquisições” que executará o plano de aquisições. 
 As propostas técnicas e comercias para fornecimento de produtos ou serviços envolvidos no projeto, são solicitados aos fornecedores. É realizada a seleção da melhor proposta entre eles e o contrato de requerimento é negociado.

Outros materiais