Buscar

Esboço para prova de Exames AGES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exames
Maria tem 64 anos, apresenta aos exames anemia normocrômica e normocítica caracterizada na oligocitemia e na hemoglobina abaixo do esperado Podemos constatar a anemia clinicamente pela taquicardia, taquipneia, e aumento do debito cardíaco (150X85 = 66 MMhg, sendo o esperado entre 30 a 40 mmHg), depressão, face ressecada e decorada, constipação, fadiga muscular que pode ser agravada pela perca proteico-calorica.
 O quadro infeccioso que nos aponta a maior causa da anemia apresentada por Maria durante a sua internação, pois, há uma diminuição da Desregulação da reposta inflamatória níveis elevados de interleucocina IL 6 e fator de necrose tumoral (TNF alfa) que persiste e falha de resposta eritropoetínica que nos idosos persiste por tempo mais do que o esperado ao estímulo inicial, que diminuem a eficiência do processo de formação das hemácias pela diminuição fisiológica dos níveis de ferro sérico e ferratina na infecção, continuada no idoso como já explicada, os eventos ligados a plaquetopenia e deficiência da coagulação temos a ligação hemolítica.
O idoso tem grandes tendências a apresentar essa situação, visto que tem-se a queda do processo de eritropoiese, queda da quantidade de tecido eritropoietico funcionante, baixa síntese eritropoietica ou baixo poder de sensibilização no tecido eritropoietico, assim como o sexo feminino sente sempre mais debilidade pela presença do estrogênio e mesmo na menopausa como é o caso provável de D. Maria. É acentuado pela debilidade alimentar de uma dieta pobre em vitaminas e minerais essencial na síntese dos eritrócitos já dificultada como explicada pela idade além do processo de absorção já não ser tão efetivo. Dois outros fatores complicantes no caso de Dona Maria são as doenças preexistentes, a dislipidemia (acantócitos, hemácias sem adequada mobilidade e flexível onde faz lise mais facilmente); a diabetes principalmente com uma dieta rica em carboidratos simples sobrecarrega a função renal deve-se atentar a importância da mensuração da função renal (creatinina e ureia), a diabetes e as suas consequências interferem negativamente no processo de síntese dos ertitrócitos pois encurta vida da hemácia, provoca hipervolemia plasmática e hemodiluição. A quantidade de soro instilado também pode influir na hemodiluição dos eritrócitos. Esses seriam apenas mecanismo que agravariam a anemia atual visto que não temos dados de outros exames anteriores para confirmar que a anemia já era existente.
Pela presença da trombocitopenia e anemia, atenta-se a exames clínico ou de imagem de acordo com a equipe de saúde que cuida de D. Maria o baço pela destruição rápida destas células comum ao hiperesplenismo, possível ANEMIA HEMOLITICA POR INFECÇÃO por possível pneumonia. A hemólise explica os hematomas em MMII.
O leucócito alto indica a infecção. Quando avaliamos qual célula da série branca está alterada vemos os neutrófilos (segmentados e bastões, este ultimo indicando desvio a esquerda o que pelo aumento do seu quantitativo indicando níveis altos de estimulo fisiológico para conter a infecção retirando as reservas da MO). Lembrando que os neutrófilos indicam infecção aguda. Na interpretação da neutrofilia e da serie linfocitária estar inalterada indica infecção por causa bacteriana. A infecção necrótica da ulcera de pressão também pode estar aumentando os neutrófilos. A infecção de Maria é vista na clinica é notada na tosse produtiva, febre, esforço respiratório (taquipnéia)
Os leucócitos menor que 12000 afasta a septicemia, porém requer cuidados visto que sintomas como o aumento da frequência cardíaca e respiratória, febre, e numero alto de bastonetes.
Apresenta plaquetopenia que facilita os eventos hemorrágicos, atrapalha a integridade vascular e vasoconstrição e a formação dos tampões plaquetarios. O aumento do fibrionogenio indica a falha na cascata de coagulação o transformando em fibrina e processo infeccioso. O TP diminuido aponta a falha do fator intriseco, e o TTpa diminuído aponta falha no fator extrínseco, quando os dois fatores estão diminuídos fala-se Rizzatti (2001, p. 244)“Distúrbios da via comum cursam com o prolongamento do TP e TTPa, os quais, quando hereditários, indicam deficiência de um dos seguintes fatores: fator X, fator V fator II, protrombina( ...)” A pouca ingesta e absorção do cálcio devido a idade de Maria dificultam a coagulação. Aos sinais clínicos apresentados por Maria relacionados aos discretos hematomas nos MMII, e a palidez.
a glicemia está aumentada, e não há no caso relato da medicação que está usando ou não está indicando conduta incorreta. Medicar Maria para a DM está ajudando no processo de cicatrização da ulcera
Edgar Gil Rizzatti1. INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA DOS DISTÚRBIOS HEMORRÁGICOS. Medicina, Ribeir„o Preto, 2001.
Gerson Alves Pereira Júnior1. FISIOPATOLOGIA DA SEPSE E SUAS IMPLICA«’ES TERAP UTICAS. Medicina, Ribeirao Preto, 1998.

Outros materiais