Buscar

Prova exames 100 ages

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

jProva exames 100%
 Aos exames do Senhor Edivaldo temos a anemia, comprovada pela hemoblobina em 11g% (hipocrômica), com a queda da quantidade de hemácias (2,9 milhoes/mm3) e de sua concentração (hematócrito 33%) , que mostra a queda da produção das hemácias e da sua hemodiluição. Edivaldo tem 64 anos, tem grandes tendências a apresentar essa situação visto que tem-se a queda do processo de eritropoiese, queda da quantidade de tecido eritropoietico funcionante, baixa síntese eritropoietica ou baixo poder de sensibilização no tecido eritropoietico, o que como os outros trabalhadores pode explicar a fraqueza além do que ele não se alimenta bem, privando o organismo de nutrientes essenciais como o ferro e o ácido fólico. O processo cirúrgico devido ao AVE deve ser responsável por grande parte desta anemia. (FAILACE,2009)
As doenças preexistentes como a dislipidemia (acantócitos, hemácias sem adequada mobilidade e flexível onde faz lise mais facilmente); a diabetes principalmente com uma dieta rica em carboidratos simples sobrecarrega a função renal deve-se atentar a importância da mensuração da função renal (creatinina e ureia, glicose, proteinuria, microalbuminuria), a diabetes e as suas consequências interferem negativamente no processo de síntese dos ertitrócitos pois encurta vida da hemácia, provoca hipervolemia plasmática e hemodiluição. (FAILACE,2009)
O leucócito alto a indicação seria infecção porem não há febre, então pode estar ligada a síndrome metabólica, e a uma possível insuficiência hepática aguda (lembrando que a albumina esta baixa, deve-se medir os outros marcadores hepáticos: AST, ALT, GGT para confirmar esta suspeita) ou devido as substâncias químicas que causam destruição tecidual como o álcool e os componentes do cigarro, assim quando avaliamos qual célula da série branca está alterada vemos os neutrófilos (segmentados e bastões, este último indicando desvio a esquerda o que pelo aumento do seu quantitativo indicando níveis altos de estimulo fisiológico retirando as reservas da MO). Lembrando que os neutrófilos indicam que a situação é aguda então deve acompanhar e suspeitar também de infecção pós-cirurgica, examinar a temperatura e o local da cirurgia e buscar demais sintomas clínicos (FAILACE,2009; KANAAN, 2014)
O aumento dos leucócitos piora a anemia apresentada por Edivaldo pois há uma diminuição da Desregulação da reposta inflamatória e dos níveis elevados de interleucocina IL 6 e fator de necrose tumoral (TNF alfa) que persiste e falha de resposta eritropoetínica que nos idosos persiste por tempo mais do que o esperado iminuindo a eficiência do processo de formação das hemácias pela diminuição fisiológica dos níveis de ferro sérico e ferratina. (FAILACE,2009)
O quadro de Edivaldo tem hiperlipidemia similar a hiperlipoproteina Tipo II secundária (diabetes/alcoolismo/hipertensão)pelo aumento do LDL e do colesterol total (hipercolesterolemia), assim como os níveis de triglicérideos, devido a vida sedentária, má alimentação, condicionando Edivaldo a doenças provenientes da aterosclerose pela formação da placa de ateroma que podem ocluir os vasos sanguíneos e causar os eventos com alterações hemodinamias como o AVE sofrido por Edivaldo. (KANAAN, 2014)
A glicemia em 550mg/dl muito acima do normal, caracterizando a hiperglicemia e a diabetes mellitus (ausência ou diminuição da ação da insulina resultando na dificuldade da glicose entrar na célula e seu aumento plasmático) o que compromete várias funções e como no caso de Edivaldo alterações vasculares (macroangiopatias/AVE). KANAAN, 2014; FERREIRA, 2011)
A pressão alta (200x90), a hiperglicemia, e a hiperlipidemia caracterizam a síndrome metabólica. Que já denunciavam risco cardiovascular, infelizmente por falta de tratamento adequado inclusive de redução do stress, se concretiza no AVE. E junto a anemia, se relaciona aos sintomas como aumento da frequência cardíaca e respiratória de Edivaldo. (BRANDÃO, 2005)
A albumina é uma proteína e que contribui em cerca de 75% para a pressão coloidosmótica plasmática sintetizada no fígado e sua produção é regulada pela pressão osmótica e osmolaridade do espaço extravascular intra-hepático. Indica-se então uma probabilidade de problemas hepáticos primários, ou secundário a função renal que pode esta debilitada devido a glicemia descompensada, deve-se investigar também a função renal, e pode estar complicada ainda por um possível má absorção intestinal pela diverticulite. O trauma cirúrgico pela cirurgia devido ao AVE também pode diminuir temporariamente a albumina no pós-cirurgico imediato, deve-se saber com quanto tempo depois da cirurgia o exame foi feito.
A falta da terapia nutricional e do acompanhamento clínico e bioquímico, levou Edvaldo a sua atual situação de saúde. Logo, é essencial que ele faça os devidos acompanhamentos para um melhor prognostico. 
Brandão, Ayrton Pires. I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2005
FAILACE, R. hemograma: manual de interpretação. Ed. Artmed: Porto Alegre, 2009.
KANAAN, S.G. Bioquimica clínica. Ed. Atheneu: Rio de Janeiro, 2014.
Ferreira, Leandro Tadeu. Diabetes melito: hiperglicemia crônica e suas complicações. Arquivos Brasileiros de Ciências da Saúde, 2011
Petroianu , Andy. Influência do trauma cirúrgico na concentração sérica de albumina no pós-operatório imediato. Rev. Col. Bras. Cir.  Rio de Janeiro, 2004

Outros materiais