Buscar

Pomada de própolis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Centro Universitário Católica de Quixadá
CURSO DE FARMÁCIA
PROF. FLAVIO NOGUEIRA
ALICIA MONTEIRO RODRIGUES
JOHN ELVYS SILVA DA SILVEIRA
POMADA DE PRÓPOLIS - FARMACOTÉCNICA 
QUIXADÁ
2016
Resumo
Pomada - preparações semi-sólidas destinadas à aplicação sobre a pele ou membranas mucosas, podendo conter substâncias medicamentosas ou não. Constituídas de base monofásica na qual podem estar dispersas substâncias sólidas ou líquidas. Consiste de solução ou dispersão de um ou mais princípios ativos de baixas proporções em uma base adequada, usualmente não aquosa. Pomadas que não contém fármacos são utilizadas por seus efeitos físicos como protetoras, emolientes ou lubrificantes.
Própolis de Apis mellifera L. - é um produto da colmeia de abelhas. De modo geral, contém 50 - 60% de resinas e bálsamos, 30 - 40% de ceras, 5 - 10% de óleos essenciais, 5% de grão de pólen, além de microelementos como alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, cobre, manganês e pequenas quantidades de vitaminas B1, B2, B6, C e E (Park et al., 2002; Burdock, 1998; Funari & Ferro, 2006; Menezes 2005; Woisky et al., 1998).
Pesquisamos as ações farmacológica da própolis, enfocando-se as atividades cicatrizantes antiinflamatórias, antimicrobianas, antineoplásica e antioxidante.
De todos esses grupos de compostos, certamente o que vem chamando mais atenção dos pesquisadores é o dos flavonóides (Lima, 2006). A eles, bem como aos ácidos fenólicos, são atribuídas as propriedades antibacteriana, antiviral e antioxidante (Volpi & Bergonzini, 2006).
Alguns pesquisadores isolaram determinados compostos da própolis que apresentam conhecida atividade antiinflamatória. (MIRZOEVA & CALDER 1996) atribuíram esta propriedade à presença na própolis de compostos tais como o ácido cafeico, a quercetina, a narigenina e o éster fenetílico do ácido cafeico (CAPE). O própolis é amplamente utilizado na dermatologia como agente cicatrizante, para tratamento de úlceras e queimaduras, como redutor do tempo de cicatrização, aumentador da contratura do tecido lesionado e também como acelerador da reparação tecidual. As abelhas utilizam o própolis não somente como agente estrutural, utilizam como um anti-séptico, como estratégia para evitar a contaminação por fungos e bactérias.
Algumas ações do própolis:
Antimicrobiana (Meresta e Meresta,1985)
Antiinflamatória (Dodrowolski, 1991)
Cicatrizante (Tsakoff, 1978)
Imunomoduladora (Matsuno, 1997)
Antioxidante (Rajan, 2001)
Antitumoral dentre outras (Ghisalberti, 1979)
Antiviral imunomoduladora (R. Veronez e cols., 1988)
A importância da pomada cicatrizante a base de própolis é proporcionar uma ótima cicatrização em ferimentos, contusões e hematomas. O princípio ativo do garante uma ação farmacológica eficaz e segura ao usuário.
Deve ser feita a aplicação de solução fisiológica de NaCl, em seguida a aplicação tópica da pomada. Aplicar 3 vezes ao dia com massagem no local a ser tratado, até completa absorção.
Testes: 
Em estudo comparado da propriedade cicatrizante da pomada de própolis com um de sulfadiazina de prata, foi demonstrado que os ferimentos tratados com própolis apresentaram menos inflamação e mais rápida cicatrização do que aqueles tratados com sulfadizina de prata (Gregory et al., 2002).
Outra pesquisa em que se utilizou pomada de própolis em 22 feridas crônicas, sendo 11 úlceras venosas, sete úlceras por pressão, duas úlceras diabéticas e duas feridas pós-trauma, durante o processo de avaliação do tecido, em 14 (8,2%) registrou-se a presença de tecido necrótico. Entretanto verificou-se ausência de tecido necrótico após a intervenção terapêutica. Quanto ao odor avaliado nas evoluções realizadas, 78,8% apresentavam sui generis, havendo ausência do mesmo em 53,3% dos casos após a terapêutica. Em relação ao tempo de cicatrização, observou-se que o tempo médio foi de 13,1 semanas. Ao considerar-se um seguimento de 20 semanas, 74,1% das úlceras cicatrizaram antes desse período. E quanto à dor sentida pelos portadores das feridas crônicas, todos referiram melhora, embora não tenha avaliado sua intensidade neste estudo. Apesar das limitações desta pesquisa, os autores confirmam a eficácia antiinflamatória e analgésica da própolis, entre outras.
REFERENCIAS
MENDES, Fernanda Savoi; RESENDE, Viviane Diniz; COSTA, Breno Oliveira; MOTA, Talles Moreira Falete; GONÇALVES, Soraya Cunha Teodoro. Aplicação Da Pomada De Própolis A 10% Em Portadores De Úlceras Varicosas Em Belo Horizonte. 61º Congresso Nacional De Enfermagem, Trabalho 172, 2009
Barbosa, Maria Helena; Zuffi, Fernanda Bonato; Maruxo, Harriet Bárbara; Jorge, Lívia Loamí Ruyz. Acción Propóleos En El Tratamiento De Lesiones En La Piel: Estudio De La Revisión De La Literatura. Acta paul. enferm. vol.22 no.3 São Paulo May/June 2009
Sarah R. Lustosa; Alexandre B. Galindo; Lívio C. C. Nunes; Karina P. Randau; Pedro J. Rolim Neto. Própolis: Atualizações Sobre A Química E A Farmacologia. Rev. bras. farmacogn. vol.18 no.3 João Pessoa July/Sept. 2008

Outros materiais